Educação, Cultura e Lazer em Três Pontas

Mineiro conquista primeiro lugar no 9º Concurso de Redação do Senado Federal Dilson Gabriel Pieve é aluno da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, no município de Três Pontas, e venceu o concurso nacional com a redação "O esporte como agente transformador de pessoas e situações”

Minas Gerais conquistou mais uma vez o primeiro lugar no “Concurso de Redação do Senado Federal”. O vencedor do concurso nacional foi Dilson Gabriel Pieve, aluno do 3º ano Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, no município de Três Pontas. O estudante faturou o certame com a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”. Em 2015, a estudante Mariana Souto Pimenta da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos, conquistou o primeiro lugar do concurso.

O tema deste ano foi “Esporte: educação e inclusão” e Dilson revela o que o inspirou. “Eu me inspirei nos deficientes, no sentido de que mesmo não tendo um membro do corpo a pessoa consegue praticar o esporte. O esporte promove a inclusão. Fiquei muito feliz em vencer falando sobre esse tema”.

O estudante também destaca a importância da participação da escola e da professora de Língua Portuguesa, Luana Gomes Barbosa, na produção da redação. “A minha escola sempre incentiva a participação de projetos como olimpíadas e como a professora disse que me ajudaria, resolvi participar. A escola me incentivou e me apoiou muito. O papel dela foi fundamental”, conta Dilson.

ee-deputado-jacy-junqueira-gazola-concurso-redacao-senado

Diretora Luciene Carvalho, o aluno Dilson – vencedor do Concurso e a Professora Orientadora, Luana

A cada edição do Jovem Senador é proposto um tema do concurso de redação. Cabe à secretaria de Educação de cada estado e do Distrito Federal selecionar três redações, que são enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora escolhe a melhor de cada estado e, posteriormente, as três melhores do país. Os 27 vencedores são premiados com uma viagem a Brasília e a oportunidade de atuar como jovens senadores.

“Estou muito ansioso, porque é uma grande oportunidade. A experiência vai abrir mais minha visão de mundo a respeito de cidadania e vou poder ver de perto coisas que só conheço pela televisão”, conclui o estudante.

Confira AQUI a redação escrita por Dilson Gabriel Pieve.

Concurso Jovem Senador

Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 7.525 professores orientadores. A diretora da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola também irá a Brasília para receber quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição.

Os 27 jovens senadores, um da cada estado mais o Distrito Federal, estarão em Brasília de 28/11 a 03/12 e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

(educação.mg.gov.br)

 

Notícia anterior

Comércio de TP funciona em horário especial neste sábado

Próxima notícia

Hoje tem Feirinha de Adoção!