Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Missa comemora 191 anos de nascimento de Padre Victor, protagonista do turismo de Três Pontas

Arlene Brito

Igreja e Monumento a Padre Victor, em Três Pontas

No Centro de Três Pontas: Igreja Matriz d’Ajuda – também conhecida como Igreja do Padre Victor e monumento em homenagem ao líder religioso que caminha rumo à Santidade

Os devotos de Padre Victor vão se reunir em oração na noite desta quinta-feira (12), data em que se comemora o Aniversário de Nascimento do Beato. A Missa será rezada às 18h30min, na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

Padre Victor nasceu há 191 anos, em Campanha, e venceu inúmeras dificuldades – a começar pela origem escrava – para se tornar um dos líderes religiosos mais respeitados do Sul de Minas.

Em 1852 chegou a Três Pontas, onde foi pároco por 53 anos. Na Capital Mundial do Café, oficialmente decretada pela Câmara Municipal “Terra de Padre Victor”, ele realizou diversas obras religiosas, de educação e cultura. Suas diferenciadas fé, humildade e amor ao próximo se tornaram exemplos ainda seguidos pela comunidade.

Padre Victor morreu no dia 23 de setembro de 1905 e, desde então, corre fama de santidade. O primeiro milagre por intercessão de Padre Victor foi reconhecido pelo Vaticano e para que ele se torne um Santo Católico – o primeiro Santo negro do Brasil – é preciso comprovar, em Roma, o segundo milagre.

Turismo Religioso é realidade em Três Pontas, mas precisa ser estruturado 

As comemorações do Aniversário de Nascimento do Beato se resumem à localidade, sendo anualmente celebrada Missa. Mas, no dia 23 de setembro – Aniversário de Morte de Padre Victor – a cidade recebe em média 50 mil visitantes.

Depois da Beatificação, ocorrida em 14 de novembro de 2015, cresce o número de devotos – que vêm mensalmente ao município agradecer e pedir graças. Um aumento que sinaliza urgência na estruturação de Três Pontas para atender ao turismo religioso.

Abaixo imagens do Aniversário de Morte de Padre Victor 2017

Atenta à necessidade, a Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP) puxou a responsabilidade de mostrar o desafio que os trespontanos têm pela frente e, com apoio do Sebrae-MG, Prefeitura e Associação Padre Victor, iniciou os trabalhos com o objetivo de elaborar e colocar em prática  um Plano de Ação que deverá contar com recursos financeiros do Sebrae.

No último dia 5, aconteceu o 1º Workshop Turismo Religioso de Três Pontas. Representantes de vários segmentos, tais como comércio e hotelaria, participaram e  levantaram diversas informações sobre o assunto. O conteúdo está sendo organizado pela analista da pasta de Turismo do Sebrae-MG, Mônica Alencar. Em breve, ela retornará à cidade para apresentar o documento, fundamental para que seja sequenciado o movimento de estruturação.

Palestra Sebrae MG Turismo

Arrison Tavares fala de Padre Victor, com otimismo,  no 1º Workshop Turismo Religioso de Três Pontas

De acordo com o analista, gestor de Projetos e coordenador do Sebrae na região, Arrison Nogueira Tavares, o turismo religioso já acontece na cidade e a iniciativa visa organizar os atores (setor público e sociedade) para que esta vocação seja uma alavanca de desenvolvimento econômico e social. “Cada um tem o seu papel e com o Sebrae unificando, tratando esta realidade como um projeto, com objetivos específicos, com resultados a serem alcançados – entendemos que dará certo e os frutos começarão a ser colhidos em breve.”

Uma das sugestões registradas durante o Workshop para atrair romeiros e demais turistas é que Três Pontas realize diferentes eventos relacionados a Padre Victor durante todo o ano.

 

Previous post

Trespontano acusado de matar vizinho por causa de som alto recebe pena em Júri Popular

Next post

Festival Food Truck está chegando a Três Pontas; prepare-se para curtir a deliciosa gastronomia de rua