OutrosUtilidade

Padre Victor – entradas de Três Pontas já estão fechadas para turistas e para devotos de outras localidades

As principais entradas de Três Pontas amanheceram fechadas. A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal, juntamente com outras autoridades, para evitar o fluxo de visitantes que costumeiramente aportam na cidade nesta época do ano, atraídos pelas comemorações do Aniversário de Morte do Beato Padre Victor (dia 23). O líder religioso, que faleceu há 115 anos, é considerado santo pela fé popular e o primeiro milagre por sua intercessão já foi reconhecido pela Causa dos Santos, em Roma. Para se tornar de fato um Santo da Igreja Católica, é preciso que um segundo milagre seja comprovado.

Entrada será permitida somente para moradores de Três Pontas e por motivos de saúde ou trabalho (Crédito: PMTP)

Confiantes no poder de Padre Victor junto a Deus, milhares de devotos se dirigem ao município onde ele foi pároco por 53 anos para agradecer e pedir graças. As visitas constantes são intensificadas com a aproximação da Festa, no mês de setembro. No dia do Aniversário, Três Pontas recebe em média de 40 mil a 50 mil visitantes, quase que dobrando o número de moradores.

A recepção aos romeiros tem algumas particularidades, entre elas, os Postos de Evangelização – erguidos para receber os peregrinos que caminham quilômetros para render homenagens ao Beato. Desta vez, no entanto, no lugar da estrutura acolhedora o que se vê são as barreiras já impostas, determinando entrada proibida. A medida nada se assemelha à hospitalidade trespontana, aliás a cordialidade é um dos exemplos deixados por Padre Victor ao seu querido povo. O “por favor volte outra hora” é uma exigência do novo Coronavírus. Em plena pandemia, com 406 casos positivos da Covid-19 confirmados ontem (18) em Três Pontas, evitar a aglomeração é o mínimo que se pode fazer para afastar o risco da proliferação da doença.

De acordo com a Prefeitura Municipal, cinco acessos principais ganharam barreiras com fiscalização. O esquema funcionará até a próxima quarta-feira (23). No mesmo período, outras sete estradas estarão fechadas. A Polícia Militar dará suporte às equipes que atuarão em determinadas vias.

Ainda segundo os responsáveis pela “Barreira da Saúde”, a entrada na cidade será permitida apenas para moradores de Três Pontas e por motivos de saúde ou trabalho devidamente checados.

As autoridades reconhecem que a medida é paliativa para um município que possui grande extensão rural. São cerca de mil quilômetros de estradas de terra e, na prática, é impossível o fechamento dos milhares de acessos que elas proporcionam. Pelas vias secundárias principais, também estão instaladas interdição e fiscalização. Ainda assim, o resultado das ações preventivas vai depender – principalmente – da consciência dos romeiros, peregrinos, cavaleiros – enfim, dos devotos e turistas de Padre Victor.

Outra informação, agora da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, é que a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda que abriga o altar com o túmulo do Beato está aberta somente pela manhã, das 9 às 11 horas. Das missas da Novena pela Canonização de Padre Victor participam fiéis em número reduzido e previamente cadastrados e no dia 23 de setembro a Matriz permanecerá fechada.

As celebrações devem ser acompanhadas pelas redes sociais das paróquias Nossa Senhora d’Ajuda e Nossa Senhora Aparecida.


Sintonize Mais: Festa Do Padre Victor – Devotos São Convidados A Participar On-Line

 

 

 

 

 

Notícia anterior

Confira o plantão das farmácias em Três Pontas

Próxima notícia

Polícia Militar prende homens suspeitos de envolvimento com o tráfico, em TP