OportunidadesOutrosUtilidade

Pessoas com deficiência podem se inscrever para receber Passe Livre Interestadual

O Conselho da Pessoa com Deficiência de Varginha (Codeva) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) realizam cadastramento do Passe Livre Interestadual para pessoas com deficiência da região Sul de Minas. A ação se torna uma ponte entre a população e o Ministério dos Transportes, órgão responsável pelo programa.

O transporte rodoviário gratuito interestadual é garantido por lei para pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva e renal crônica comprovadamente carentes, ou seja, aquelas com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo. Mas, para que se possa usufruir desse direito, é necessária a realização do cadastramento junto ao Ministério dos Transportes.

Por isso, o Codeva e a Unifal-MG se uniram e a iniciativa será realizada em duas etapas. A primeira consiste na inscrição da pessoa com deficiência pelo site da Unifal (www.unifal-mg.edu.br/extensao/acao_social_passe_livre). Quem preferir pode se inscrever presencialmente em três endereços. São eles: no Codeva (Rua Santa Catarina, 40 – Policlínica Central), no Núcleo de Acessibilidade da Unifal (Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000- sala A 108 B – Padre Vitor) ou ainda na Fuvae (para as pessoas que são atendidas na Fundação). As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e elas vão até o dia 26 de maio.

Após as inscrições, os interessados deverão providenciar os documentos (lista de documentação será apresentada no ato da inscrição) até o dia 24 de junho, momento em que será realizado o cadastramento.

A segunda etapa acontecerá com a presença do Ministério dos Transportes na Unifal – Campus Varginha para validar as inscrições. Assim, todos os interessados no Passe Livre Interestadual deverão comparecer com a documentação solicitada. Só participarão da validação as pessoas que já tiverem efetuado com sucesso a primeira etapa de inscrição, dentro do prazo de 12 a 26 de maio.

A ação de cadastramento foi criada pela Unifal – Campus Varginha e a iniciativa faz parte da programação do 10º Varginha Acessível.

 

Previous post

Copa Regional de BMX em São Paulo começa com trespontano no pódio

Next post

Dia das Mães - se envolva nesta aconchegante, alegre e imperdível comemoração!