Política em Três Pontas

Poder Legislativo de Três Pontas vive momento histórico

Durante toda esta quinta-feira (4), o Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves” da Câmara de Vereadores esteve movimentado.  Dois ciclos de palestras, intitulados “Encontros com a Política”, deram início a um momento histórico da Casa. Oficialmente começavam os trabalhos da Escola do Legislativo de Três Pontas.

Escola Legislativo 6

Professor Dr. Calhau, Madu, Dra. Natália e Dr. Flórian abrilhantam o primeiro ciclo de palestras

Renomados nomes da Assembleia Legislativa (ALMG), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e ainda do Senado Federal se deslocaram até a Terra do Padre Victor para apoiar e participar do momento. Vieram, explanaram e tiraram dúvidas do público o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e Diretor Executivo da Gráfica do Senado Federal, Dr. Flórian Augusto Coutinho Madruga; o Mestre em Direito Público, Consultor da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, Antônio José Calhau de Resende; a Diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Dra. Natália Raquel Ribeiro Araújo. Também presentes, a Diretora e Coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (Regional Sul), Madu Macedo e o Coordenador da Escola do Legislativo de Monte Sião, Lucas Silvério Medau Dias.

Pela manhã, todos eles estiveram na Mesa Redonda “A Escola do Legislativo e a Educação para a Cidadania”. Na oportunidade, os vereadores trespontanos, servidores municipais, professores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada conheceram a importância da Escola do Legislativo.

Público prestigia e registra momento que entra como marco da história da Câmara local

Público prestigia e registra momento que entra como marco da história da Câmara local

Da abertura, participaram o Prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello e o Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto. No Plenário acompanharam os primeiros passos da iniciativa membros das câmaras municipais de Santana da Vargem, Varginha, Três Corações e Santa Rita de Caldas e ainda membros da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), da Faculdade Três Pontas (Fateps), Superintendência de Ensino de Varginha e Rotary Club de Três Pontas, dentre outros.

No período da tarde, a palestra “O Papel do Vereador e os Princípios da Administração Pública” foi proferida pelo Professor Antônio Calhau. Em seguida, o Doutor em Ciências Sociais, Professor de Direito da PucMinas, Analista Legislativo da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, Dr. Guilherme Wagner Ribeiro, falou sobre os “Princípios do Processo Legislativo”.

A todo instante houve ênfase à importância da Escola do Legislativo de Três Pontas. Os visitantes, embasados em longa carga de conhecimento e experiência, destacaram que este é um dos mais importantes acontecimentos para a sociedade e que a criação da Escola é um exemplo que deveria ser seguido por todas as câmaras mineiras para levar consciência política, qualificação, capacitação e interação a todos os indivíduos das comunidades.

As autoridades afirmaram que todos precisam ser tocados pela educação cidadã, conhecer mais a fundo os direitos e deveres, desenvolver a consciência política. Os visitantes defendem que a realidade brasileira só será mudada – para melhor – através da Educação. Para Dr. Flórian, por exemplo, “a educação é mais importante que a saúde porque o cidadão educado vai se prevenir de uma série de doenças e se cura da pior doença que acomete o indivíduo, a ignorância com a qual o individuo deixa de ser cidadão”.

Ainda hoje, às 19 horas, será realizada a Sessão Solene de Inauguração da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Pontas que leva o nome da saudosa Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria.

O que é a Escola do Legislativo?

A Escola do Legislativo é um órgão dentro da estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Três Pontas. O objetivo é aproximar o Poder Legislativo do cidadão, a fim de que este conheça a estrutura e como funciona a Câmara, saiba qual é o papel do vereador e também entenda os mecanismos de participação popular. A Escola chega para promover o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos, aderindo um caráter participativo.

Desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional; desenvolver os trabalhos e atividades da Câmara Jovem e Câmara Mirim; coordenar e dar suporte ao Projeto Parlamento Jovem de Minas no âmbito municipal; promover cursos, seminários, encontros e palestras, tendo como público-alvo conselhos municipais, lideranças comunitárias, parlamentares, assessores, servidores públicos, estudantes e sociedade civil também são finalidades.

Além de atividades presenciais, existe a Educação a Distância para reforçar a construção e difusão da educação legislativa.

A Escola do Legislativo de Três Pontas está interligada à Escola do Legislativo da ALMG e à Escola de Contas e Capacitação do TCEMG.

 

 

 

 

 

 

Previous post

Atleta patrocinado pela Coopercam consegue terceiro lugar em campeonato de Jiu Jitsu

Next post

Em entrevista, Redatora da Lei que cria a Escola do Legislativo de Três Pontas comenta a conquista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *