Política em Três Pontas

Política – Novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é senador majoritário em Três Pontas

Com 57 votos, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito nesta segunda-feira (1º), o novo presidente do Senado Federal, contra os 21 votos da senadora Simone Tebet (MDB-MS). “Comprometo-me a fazer uma gestão independente e com total respeito à democracia e às instituições públicas. Em virtude da pandemia, a atuação legislativa deve se pautar no trinômio saúde pública, crescimento econômico e desenvolvimento social. O objetivo é preservar vidas, socorrer os vulneráveis e gerar emprego e renda”, descreveu no Twitter. Na liderança da Casa, Rodrigo Pacheco substitui David Alcolumbre (DEM-AP).

O novo presidente do Senado, eleito nesta segunda (1º), prometeu união em favor da saúde e do desenvolvimento econômico (Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Nascido em Porto Velho (RO), Rodrigo Pacheco “fez carreira profissional e política em Minas Gerais, onde atuou como advogado e onde foi eleito deputado federal pelo MDB. Em 2018, foi eleito senador, recebendo 3.616.864 votos mineiros. Em Três Pontas, o então candidato obteve 11.101 votos, correspondentes a 21,39% dos votos válidos no município, ficando à frente de Carlos Viana (PHS), que na cidade conquistou a terceira posição com 8.214 votos (15,83%) e de Dinis Pinheiro (SD) com 8.604 votos (16,58%), que ficou em segundo lugar nas urnas trespontanas, mas não foi eleito.

Naquele ano, em setembro, Pacheco visitou Três Pontas, compondo comitiva do candidato ao Governo de Minas pelo PSDB, Antonio Anastasia, formada ainda pelo deputado federal Diego Andrade (PSD), que concorria à reeleição, pelo também concorrente ao senado, Dinis Pinheiro (SD) e pelos candidatos a deputado estadual Águeda Saraiva (PSDB), Marcus Hema (PHS), Dalmo Ribeiro (PSDB) e Dilson Melo (PTB).

Rodrigo Pacheco, então candidato ao Senado, em 2018, fala aos trespontanos durante visita à Cocatrel (Arquivo )


Sintonize mais: clique AQUI e relembre a visita


Uma das atuações do senador voltadas ao estado, foi solicitar ao Instituto de Criminalística da Polícia Federal, uma perícia para apurar se o baixo nível da Represa de Furnas, no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, deve-se ao desvio da água do Lago para ser usada no abastecimento da hidrovia Paraná-Tietê, em São Paulo. Na luta em defesa dos 34 municípios banhados pelo Lago de Furnas, Rodrigo Pacheco se reuniu duas vezes com o presidente Jair Bolsonaro para pedir soluções imediatas para o baixo nível da Represa, fator que afeta direta e indiretamente 500 mil pessoas.

Em seu discurso de posse, ontem (1º),  Pacheco se dirigiu especialmente ao povo de Minas Gerais, na qualidade de primeiro presidente do Senado oriundo do estado desde a redemocratização do Brasil. Ele prometeu ficar atento às necessidades dos 853 municípios mineiros e também se desdobrar para destinar igual atenção aos outros 25 estados e ao Distrito Federal.

O Senado vai eleger nesta terça-feira (2), a partir das 14 horas, os 10 nomes que acompanharão o novo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, na Mesa do Senado. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (ao centro), irá conduzir a eleição (Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

 (Fonte: Agência Senado)

Previous post

Coronavírus: Três Pontas terá 660 doses para prosseguir com a imunização

Next post

CNBB está promovendo nesta terça-feira o Dia de Oração Diante da Pandemia