Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutrosUtilidade

Prefeitura de Três Pontas alerta sobre perigo de travessia pela ponte do Pontalete

Arlene Brito

Ponte foi inaugurada no início dos anos 50 pelo então governador de Minas, Juscelino Kubitschek

Em Nota Oficial encaminhada à Imprensa na tarde de hoje (27), o secretário municipal de Transportes e Obras de Três Pontas, José Gileno Marinho, alerta sobre os riscos de travessia pela ponte que liga o distrito do Pontalete ao município de Paraguaçu.

Histórica, a ponte emergiu com o baixo nível da Represa de Furnas. Segundo a Nota, a estrutura está abalada e há riscos de queda. Gileno Marinho explica que por ficar submersa por anos, a estrutura de concreto está “em situações atípicas do provável planejado”. Ainda de acordo com o secretário, a laje, os pilares e as vigas de sustentação estão comprometidas – o que pode oferecer perigo aos transeuntes.

O secretário orienta para que veículos com peso bruto acima de 10 toneladas não façam a travessia e abaixo desse peso só utilizem a rota em caso de extrema necessidade.

História, curiosidade, ciclo 

Com a estiagem prolongada pontes históricas vêm à tona e onde era água se transforma em plantações e pastagens (Foto: arquivo)

Em 19 de janeiro de 2015, o Sintonizeaqui publicou a reportagem intitulada “Um Dia Pode Acontecer De Dar Uma Seca Forte E Elas Terão Serventia Para O Povo Passar – trazendo o sub-título: “Assim Previu O Português, José Rodrigues, Há 52 Anos, Morador Que Liderou O Movimento Contra A Destruição Das Pontes Do Pontalete”.

A matéria conta um pouco a respeito da construção da ponte e inauguração feita pelo então governador de Minas, Juscelino Kubitschek.  Fala ainda de um cenário imposto pela estiagem, que novamente – tal qual a ponte – começa a despontar.
Relembre: https://www.sintonizeaqui.com.br/especial-um-dia-pode-acontecer-de-dar-uma-seca-forte-e-elas-terao-serventia-para-o-povo-passar/

Previous post

Buracos na Via Pública - Você caiu em um buraco na pista enquanto dirigia, quem leva o prejuízo?

Next post

Venha transformar o seu negócio – Associação Comercial de TP e Sebrae-Minas realizam a IV Semana do Empresário