Educação, Cultura e LazerOutros

Projeto que defende igualdade racial será entregue às autoridades políticas de Três Pontas

Logo após as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, ontem (20), Três Pontas recebe uma boa notícia relacionada à criação do Conselho Municipal de Política de Igualdade Racial, Assessoria e Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O projeto será protocolado na Prefeitura e também na Câmara de Vereadores nesta próxima quinta-feira, dia 24.

Tiago Henrique da Silva 2

Tiago Henrique da Silva defende a criação do Conselho para dar maior visibilidade à cultura negra no Município

“É um momento histórico para nossa Cidade. Nosso desejo é que a proposta tramite rapidamente, então, pedimos a todos os cidadãos apoio para cobrar dos nossos representantes a aprovação do projeto de lei que cria o Conselho, pois ele contribuirá e fomentará políticas afirmativas e a valorização da cultura negra no município de Três Pontas. O Conselho será uma instância democrática com representantes tanto da sociedade civil quanto do poder público que terão grande responsabilidade. Através do Conselho, Assessoria e Fundo queremos abrir espaço de participação ativa e democrática para que a sociedade civil possa participar do planejamento e da implementação de políticas públicas que defendam a igualdade racial visando um desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento de toda a comunidade trespontana, portanto, que gerem oportunidades iguais, que minimizem os impactos negativos de uma exclusão historicamente construída em nosso País.”

O comentário é do estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Tiago Henrique da Silva. Foi o trespontano quem iniciou a mobilização, ao lado do graduando em Ciências Biológicas, Lucas Eduardo Giraldello. Eles tiveram o incentivo de Hosana Valdomiro Manoel e Eduardo Luis, que são membroConselho Municipal Promoção Igualdade Racial 1s da Associação Afro Trespontana, e do Jornalista Sebastião Filho. 

Em maio, o grupo iniciou um árduo trabalho em busca de assinaturas e moções de apoio junto a entidades, personalidades e professores. Houve adesão, entre outros, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (Neabi), Instituto Federal Baiano (Campus Governador Mangabeira), da Ufla por intermédio do Núcleo de Cultura Internacional e do Departamento de Educação; ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras, Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras, Professor Maurício Waldman (Colunista do Portal do Instituto Afro). Já no abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas de trespontanos, consta a participação de, por exemplo, Associação do Grupo Afro (AGAT), Associação Comunitária do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (Aqui3P), Associação de Atletismo (AATP), Ordem dos Advogados do Brasil e escolas estaduais da Cidade.

“Continuamos pedimos a todos os cidadãos que nos ajudem ativamente nesse propósito. Depois de quinta-feira, a luta será pela aprovação do projeto. Então, vamos cobrar dos nossos representantes atuais e dos que assumirão suas cadeiras nos poderes Executivo e Legislativo para que o Conselho, Assessoria e Fundo se tornem realidade. Assim, vamos todos contribuir para que em Três Pontas haja mais reconhecimento do cidadão, independente da etnia, da cor da pele e para que a nossa Cidade tenha a oportunidade de acessar recursos estaduais e federais para essas ações, que podem em muito melhorar a vida de nosso cidadão”, convoca Tiago.

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Equipe “do Estadual” mostra ousadia em quadra e é recebida com aplausos, mesmo sem conquistar o título dos Jogos Escolares da Juventude