OutrosPolítica em Três Pontas

Promoção e Igualdade Racial: movimento será lançado em TP neste dia da Abolição

Associação Afro Trespontana Tiago Henrique da Silva Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial 1

Membros da Associação Afro Trespontana em reunião para organização do movimento

Ter o Conselho Municipal da Promoção e Igualdade Racial em Três Pontas. É com esta finalidade que idealizadores vão se reunir na noite desta sexta-feira (13).  Eles querem mostrar à sociedade que por meio da instituição será possível participar da elaboração de projetos, programas e políticas públicas que tornem esses direitos uma realidade.

Durante o evento, a Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), Luciana Soares da Silva, que também é Coordenadora do Grupo de Estudos Educação para as Relações Étnico-raciais, vai falar sobre a “Educação para as relações étnico-raciais: um olhar discursivo”. Haverá ainda apresentação da Presidente do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Lavras, Rose Oliveira. O tema da abordagem será “A importância do Conselho de Promoção e Igualdade Racial”.

A ideia da mobilização partiu dos estudantes da Ufla, Tiago Henrique da Silva (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Lucas Eduardo Giraldello (Ciências Biológicas – licenciatura). Eles tiveram o apoio de Hosana Valdomiro Manoel e Eduardo Luis, que são membros da Associação Afro Trespontana, e do Jornalista Sebastião Filho. Tão logo souberam da intenção, aderiram ao projeto a Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Três Pontas), escolas estaduais da Cidade, a Associação Comunitária do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Três Pontas (Aqui3P), o Núcleo de Cultura Internacional da Ufla, entidades do movimento Afro do Brasil, tais como o Portal do Instituto Afro e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (Neabi).

Tiago Henrique da Silva 2

Tiago Henrique é um dos idealizadores do movimento

Segundo Tiago Henrique, os organizadores pretendem recolher assinaturas e moções de apoio da comunidade à criação do Conselho, para que a proposta possa ser encaminhada ao Poder Público Municipal.

Os conselhos são instrumentos de participação popular capazes de estreitar a relação entre os governos e a sociedade civil, participando do planejamento e da implementação de políticas públicas. No tocante à causa da promoção e igualdade racial, são motivares para a mobilização a Lei 12.288, de 20 de julho de 2010 e o Decreto 4.886, de 20 de novembro de 2003.

As atividades de hoje serão iniciadas às 19 horas, no Anfiteatro da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai), no Centro de Três Pontas.

(Fonte complementar: Ascom Ufla)

Previous post

Programa de Apadrinhamento é lançado para mudar a realidade de Crianças e Adolescentes da Casa Lar de Três Pontas

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas