Educação, Cultura e LazerPoliciais

Semana Nacional do Trânsito: Guarda Civil Municipal de TP realiza operação educativa no centro da cidade

gcm-guarda-civil-municipal-semana-nacional-do-transito-operacao-faixa-de-pedestres-1-jpg-copy

Grupo de Teatro Encenart: assunto sério tratado meio à diversão

A Guarda Civil Municipal de Três Pontas realizou nesta terça-feira (20), a Operação “Faixa de Pedestre”. O Grupo de Teatro Encenart, Anjos Socorristas, Samu, Consep Travessia e alunos da rede municipal de ensino participaram das atividades organizadas com o objetivo de conscientizar quem passava a pé pela Praça Cônego Victor e também condutores sobre a importância do respeito às normas de circulação. Outra meta foi difundir como boa prática, a gentileza e cordialidade no trânsito. 

gcm-guarda-civil-municipal-semana-nacional-do-transito-operacao-faixa-de-pedestres-2-jpg-copy

Comandante da GCM-TP, Sargento Edward Naves, organizador e coordenador da Operação Faixa de Pedestre

De acordo com a GCM Leonara Naves, a Operação foi idealizada e coordenada pelo Comandante, Sargento Edward Naves e representou a participação trespontana nas comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que traz o tema “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro!”. 

gcm-guarda-civil-municipal-semana-nacional-do-transito-operacao-faixa-de-pedestres-5-jpg-copy

No dia educativo, auxílio para a travessia segura

Pela manhã e à tarde, foram distribuídos panfletos e cartilhas educativas. Aconteceram ainda balizamento e controle de trânsito e auxilio a pedestres durante a travessia. De forma descontraída, personagens do Encenart apontavam cartão vermelho e faziam gestos negativos até que os infratores se corrigissem. Durante todo o dia, banners, cavaletes e cones sinalizaram a Praça que ganhou um colorido especial, chamando a atenção de todos. “Acreditamos que a prevenção seja a melhor forma de evitar acidentes e não só na Semana de Trânsito, que compreende de 18 a 25 de setembro, mas durante todo o ano, a GCMTP vem trabalhando de maneira educativa as boas práticas no trânsito”, comenta Leonara. 

Desrespeito

Não bastassem as infrações e a falta de atenção registradas e advertidas por profissionais da Guarda: motociclistas com a viseira dos capacetes suspensa, motoristas e passageiros sem o cinto de segurança, uso de celular ao volante, gente a pé cruzando as vias bem longe da faixa e pedestres ziguezagueando meio aos veículos – uma carreata mostrou falta de respeito. Motoristas fizeram muito barulho. Buzinas e propaganda volante motivavam a comunidade a auxiliar financeiramente uma instituição de saúde da vizinha cidade de Alfenas. Além do volume excessivo, com certeza bem acima do permitido pelo Código de Posturas do Município, houve afronta à Igreja e a devotos que lotavam a Matriz d’Ajuda durante Missa da Novena pela Canonização do Beato Padre Victor. 

(Fotos: GCM-TP)

gcm-guarda-civil-municipal-semana-nacional-do-transito-operacao-faixa-de-pedestres-6

Parte da equipe que atuou na ação voltada à Semana Nacional do Trânsito, no Centro de Três Pontas

 

Previous post

Brasil deverá colher 49,64 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado

Next post

Meio Ambiente: Clube da Casa Nova Era realiza Concurso Cultural e entrega premiação no Dia da Árvore e da Paz