Sobras de aproximadamente 11 milhões de reais são destaque em assembleia realizada pela Cocatrel
No auditório, lotado por cooperados, os assuntos previstos no edital, como a prestação de contas da atual administração, a destinação das sobras do exercício 2018 e a eleição dos componentes do Conselho Fiscal, foram aprovados.
Em 2018 a Cocatrel bateu recordes de recebimento de café e também da chegada de novos cooperados. Todo o trabalho realizado pela nova gestão resultou em recorde de faturamento e, consequentemente, sobra de R$ 10.902.118,00 (dez milhões, novecentos e dois mil e cento e dezoito reais). Deste montante, 50% serão destinados aos fundos previstos em estatuto, e os outros 50% (R$5.451.059,00) distribuídos aos seus cooperados de acordo com suas movimentações financeiras (comercialização de café, cereais e leite) na Cooperativa.
É importante ressaltar que, mesmo em ano de preço baixo, o produtor cooperado da Cocatrel, pôde contar com a comercialização garantida, rápida e eficiente de seus cafés, segurança nos armazéns, menos custo com fretes, uma vez que a Cooperativa passou a receber cafés em todas as suas filiais, e ainda receber de volta quase 5 milhões e quinhentos mil reais em sobras, o que não é comum em outras cooperativas e o que a Cocatrel já vem realizando há sete anos.
“Dentro da plataforma de negócios da Cocatrel, temos trabalhado para valorizar nossos cooperados em todos os sentidos. Precisamos ter prestação de serviços eficientes, desde a área técnica, até nas lojas, feiras, oficinas e laboratório de análises, pagar bem na comercialização dos cafés, reduzir custos administrativos, realizar nossos negócios com segurança, para termos bom faturamento, sobras e poder distribuir essas sobras para nossos cooperados. É com esse foco que estamos nos empenhando ao máximo para nortear a nossa gestão”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.
(Fonte/fotos: Ascom Cocatrel)