Educação, Cultura e LazerTp City

Três Pontas: cidade inspira 1ª Feira do Conhecimento da Escola Tancredo Neves

Primeira Feira do Conhecimento Escola Tancredo Neves 6

Três Pontas foi o tema do evento realizado no sábado (25)

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves realizou sua primeira Feira do Conhecimento. Três Pontas, que no próximo domingo (3) completará 159 anos, se tornou o tema e a cidade foi trabalhada em diversas áreas do conhecimento, através de projetos e pesquisas.

O evento, fruto da ação em equipe, com participação direta da direção, especialistas, professores e alunos, movimentou a instituição de ensino de uma forma diferente no último sábado (25). Para enriquecer ainda mais a Feira, os alunos do Pronatec – Curso de Tecnologia da Informação – elaboraram programas de jogos que, além de atraírem as pessoas para os assuntos relacionados à cidade de Três Pontas, encantaram os visitantes. Eles também demonstraram a criação de energia por meio da tecnologia.

De acordo com a direção da Escola, os estudantes se envolveram de maneira muito positiva tanto nas pesquisas, quanto na aquisição de todo o material utilizado. Empenho observado ainda na ornamentação. “Cada ambiente ficou especialmente caracterizado com o assunto trabalhado, o que demonstrou ainda mais a seriedade das atividades concretizadas”.

O conteúdo

1-HISTÓRIA: através de maquetes, cartazes e jogos os alunos contaram a história do município de Três Pontas. O surgimento, primeiros habitantes, economia, personalidades políticas e religiosas que contribuíram para o desenvolvimento do município foram respeitosamente citados. A turma, que caminhou pelo tempo, da fundação aos dias atuais, deu bastante ênfase à área rural.

Primeira Feira do Conhecimento Escola Tancredo Neves 1.jpg (Copy)

Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro marcou presença no evento

2-MUSICALIDADE: a história da música em Três Pontas foi mais um item explorado pelos alunos. Músicos que se destacaram em cenário nacional e internacional: Milton Nascimento, Wagner Tiso e Silvio Brito tiveram suas trajetórias contadas e demonstradas. Composições desses renomados artistas foram ensaiadas e cantadas alegremente durante toda a Feira. O histórico Show no Paraíso foi detalhadamente exposto por um aluno da turma. Também as escolas de música municipal e particulares e outros musicistas que marcaram e marcam a musicalidade da cidade foram lembrados. A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro marcou presença, contou sua história e apresentou vários números.

3RECURSOS NATURAIS (ÁGUA): os alunos demonstraram a importância da água na vida dos munícipes, abordando desde a nascente, preservação, processos no tratamento (Saae) até a sua chegada às residências. A conscientização também esteve em alta, já que  a utilização do recurso de maneira racionada se tornou um dos assuntos abordados. 

4- TRÊS PONTAS E SUAS PAISAGENS – NATURAL E HUMANIZADA: maquetes, fotos e reportagens foram usadas para valorizar as diversas paisagens encontradas no município. Os alunos exibiram um vídeo focando todas as belezas naturais e turísticas encontradas em Três Pontas (Pontalete, Cachoeira do Sobradinho, Serra de Três Pontas, fazendas centenárias etc).

Primeira Feira do Conhecimento Escola Tancredo Neves 4.jpg (Copy)5- POETAS E ESCRITORES: as pesquisas mostraram que o município é berço de homens e mulheres apaixonados pela literatura, que temos aqui escritores e poetas de grande talento. A ênfase foi direcionada ao senhor Amélio Garcia de Miranda, que escreveu o livro A História de Três Pontas e ao poeta Mário Lúcio Mesquita Veloso, servidor da Escola, que já está  no seu quarto livro de poesias.

6- ESPORTE E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS: os alunos pesquisaram sobre os esportes, olimpíadas e as modalidades mais praticadas pelos jovens trespontanos. Atletas foram convidados para demonstrarem na Feira a importância do esporte na formação, educação e disciplina dos jovens.

7- MONOCULTURA DO CAFÉ: mais uma vez as criativas maquetes, cartazes e outros recursos foram utilizados para que a história do café, sua importância na economia e as diversas atividades econômicas que provêm dele (culinária, cosméticos, remédios, bebidas etc) ganhassem espaço no evento. Os estudantes demonstraram o processo desde o plantio até a chegada do produto à mesa do consumidor.

8- CULINÁRIA NA MESA DO CIDADÃO TRESPONTANO: até as comidas preferidas dos trespontanos inspiraram as equipes. E os visitantes, depois de ouvirem as explicações, puderam saboreá-las. 

“Os alunos demonstravam clareza e domínio do conteúdo apresentado e falavam com maestria ao público sobre cada tema exposto”, encerra – cheia de orgulho – a direção.

(Fotos: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves)

 

Previous post

Somos seis menininhas em busca de novas famílias!

Next post

Varginha: Identidade em redes sociais é tema em ciclo de palestras