Negócios/EmpreendedorismoPolítica em Três Pontas

Três Pontas confirma presença em evento da AMM e Sebrae voltado ao desenvolvimento do turismo no Sul de Minas

O prefeito Marcelo Chaves Garcia e o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, Alex Tiso, estão entre as lideranças com presenças confirmadas em um evento que será realizado em Boa Esperança nesta sexta-feira (20). Eles participarão do primeiro “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”.

Três Pontas é conhecida como cidade da Fé, da Música e do Café e ainda busca sua identidade turística com grande potencial para o turismo religioso

Seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da onda verde em que se encontra a região, conforme se comprometem os organizadores, o encontro abrirá uma nova fase do projeto “Desenvolve Minas Gerais”, parceria entre a AMM e o Sebrae, e debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do estado. O foco será o fomento do turismo.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, reforça que Boa Esperança é um dos municípios que está na onda verde do “Minas Consciente” e, com isso, torna-se um ambiente seguro para a realização do evento. “Estávamos ansiosos para voltar a promover os encontros presenciais dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, mas era preciso aguardar o momento certo, pensando sempre na saúde da população. Este evento, e todos os outros em parceria com o Sebrae, têm o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, em Boa Esperança, trata-se, sobretudo, do investimento no turismo, devido ao potencial da região”, ressaltou. “Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta”, finalizou Julvan.

Impactos

Mais de 90% dos pequenos negócios do Turismo sofrem com a queda do faturamento, como mostra a 11ª edição da pesquisa Impactos do coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 26 de maio e 1º de junho.

De acordo com o estudo, o faturamento do setor caiu 68% no período, resultado pior que o registrado em março deste ano, quando houve queda de 59%. “Precisamos pensar em políticas públicas municipais e regionais que criem melhores oportunidades de acesso a crédito, entre outras ações que incentivem os empreendedores a investirem em seus negócios, gerando renda e desenvolvimento para os municípios de Boa Esperança e de toda a macrorregião Sul de Minas Gerais”, afirma João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas.

Programação

No evento, o prefeito de Boa Esperança e 2º tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique, falará sobre “A transformação da cidade em destino turístico”, apresentando o trabalho feito na sua gestão à frente do município. “O turismo é hoje uma das principais fontes de emprego e renda de Minas Gerais. É de suma importância esse projeto da AMM e do Sebrae para fomentar os projetos locais, quando vamos debater ideias, trocar experiências e mostrar o potencial de cada região”, afirmou o prefeito.

Ao longo do dia, especialistas técnicos das entidades parceiras e prefeitos apresentarão palestras e cases, como: “Momento TCU: Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”; “Reinventando o turismo: economia criativa, inovadora e humanizada”; “O papel do município na implantação das políticas públicas de turismo para geração de emprego e renda”; além do painel sobre “Cidade Empreendedora” e dos cases “Transformação municipal na prática: dos servidores aos empreendedores”, “A educação como instrumento para o desenvolvimento econômico”, “Juro zero como fomento para o desenvolvimento empresarial” e “Estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico de municípios (macrorregião sul)”. Confira a programação completa aqui.

Município sede do evento tem o Lago e o Parque Estadual da Serra da Boa Esperança entre os atrativos

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do estado.

O projeto já realizou 16 edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. Também foi realizado o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webnários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Serviço
Projeto Desenvolve Minas Gerais

AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades
Data: 20 de agosto, sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Local: Espaço de Eventos Villa Minas, Boa Esperança (Sul de Minas Gerais)

(Fonte: Ana Gabriella dos Santos – Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas)

Previous post

Hospital de Três Pontas é selecionado em projeto do Ministério da Saúde que visa aprimorar a segurança do paciente

Next post

Pedalar é encantador, motiva esportista de Três Pontas que começou a dar “aulas de bicicleta” ao ficar sem trabalho no início da pandemia