Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Três Pontas contra o Aedes aegypti: Mutirão começa neste sábado

Muito lixo e recipientes que acumulam água são encontrados no local

Lixo, entulho, todo objeto que pode acumular água devem ser retirados dos quintais e terrenos baldios. Prefeitura conta com adesão do povo no Mutirão contra o Aedes aegypti (Foto: arquivo)

Poder Público e moradores vão se unir contra o mosquito Aedes aegypti, em Três Pontas. O primeiro encontro do movimento “Tchau Zika! Aqui você não fica!” acontecerá neste sábado (27), a partir das 8h30min, nos bairros Vila Marilena, Ponte Alta e Jardim Primavera.

De acordo com o projeto, os caminhões percorrerão as ruas com dezenas de voluntários da Prefeitura Municipal, do Grupo de Escoteiros Boa Vista, da Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar) e também do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os Agentes de Controle de Endemias auxiliarão no Mutirão, orientando os moradores sobre os sintomas e sobre os diversos riscos de contrair o Zika Vírus, a Dengue e a Chikungunya.

SMSContinuaLimpezaContraaDengue 1

Caçambas serão disponibilizadas nos bairros durante a semana para que moradores façam a limpeza de seus quintais (Foto: arquivo)

No decorrer da ação, várias caçambas serão espalhadas pelos bairros.  Os cidadãos deverão levar até elas os entulhos e outros materiais que, acumulados no quintal de suas casas, podem juntar água e se tornar um criadouro do mosquito que vem fazendo vítimas, inclusive fatais, por todo o País.

Durante a semana, os caminhões também percorrerão os bairros Aristides Vieira, Vila Marília, Santa Mônica, Jardim Boa Vista I, Jardim Boa Vista II, Santa Maria, Morada Nova, Antônio de Brito, Padre Vitor, Santa Inês, Santa Margarida e Santana.

Outro Mutirão também está marcado para o dia 12 de março, no Bairro Santa Edwiges.

Alerta!

SMS Continua Limpeza Contra a Dengue 5

Pra que isso? Objetos que acumulam água viram criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya (Foto: arquivo)

O alastramento do Zika Vírus é algo que tem preocupado cidadãos de diversos cantos do Brasil e em Três Pontas não é diferente. A comunidade tem demonstrado desconforto e insegurança quanto à possível chegada da doença do Município.  A Secretaria de Saúde revela que até 23 de fevereiro, Três Pontas apresentou 145 notificações de Dengue e Zika Vírus. Deste número, 5 foram confirmados com Dengue, 21 já foram descartados e 119 ainda estão em investigação. Das 145 notificações, existem 31 suspeitas de Zika Vírus, mas nenhum caso foi confirmado até o momento. Em 2015, a Cidade teve 1953 casos notificados de Dengue, entre confirmados e descartados.

Prefeito de Três Pontas Paulo Luis Rabello 1

Prefeito Paulo Luis comenta que o Município espera colaboração dos cidadãos para afastar os riscos trazidos pelo Aedes aegypti à saúde e à vida

Segundo o Prefeito Paulo Luis Rabello, a situação preocupa, mas ainda não existem testes acessíveis para se diagnosticar o Zika Vírus. Considerando que o Aedes aegypti ainda é o principal transmissor do Zika e da Dengue, o Prefeito defende que impedir que o mosquito se reproduza é a melhor forma de prevenir as doenças.

Assim, reforça Paulo Luis, a partir de amanhã (27), a Prefeitura Municipal irá promover uma série de mutirões nos bairros de Três Pontas para recolher lixos espalhados por terrenos e também facilitar que os moradores deem um destino ao seu lixo e/ou entulho que possam estar acumulando água.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Pontas)

Previous post

História: Em 13 minutos, Três Pontas vai de povoado à cidade

Next post

Flaminas segue para a segunda etapa do Josul