Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Três Pontas recebe reunião do Fórum de Usuários do SUAS e deve votar Regimento Interno

Arlene Brito

Três Pontas vai sediar nesta sexta-feira (23), a 3ª Reunião do Fórum de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento tem por objetivo orientar sobre direitos e sensibilizar a comunidade sobre a importância da participação na luta contra o desmonte que o Governo Federal tem feito no setor, através de medidas que enfraquecem o Sistema e que podem levar a um retrocesso. Outra meta do encontro é debater e votar o Regimento Interno do Fórum que ainda está em construção.

Bruno Máximo idealiza o RI do Fórum de Usuários  do SUAS

O trespontano Bruno Máximo integra a Comissão Regional do Fórum e está responsável pela elaboração do Regimento Interno. Ele explica que a reunião é itinerante, acontecendo a cada três meses em uma cidade. “Assim, conseguiremos estimular os municípios, os usuários de todo o Sul de Minas”, completa. Ainda segundo Bruno Máximo, o envolvimento dos cidadãos é fundamental para que seja colocado em prática o lema da 12ª Conferência Regional da Assistência Social 2017, realizada em Varginha, no dia 22 de agosto: “Organizar, lutar e resistir”.

A reunião será realizada no Auditório da Cocatrel, localizado na Rua Bento de Brito, 110 – Centro de Três Pontas. “É com imenso prazer que receberemos os usuários e demais interessados no assunto”, finaliza Máximo.

O que é o SUAS, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

No Suas também há a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma integrada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. O Suas também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS) e concedendo certificação a entidades beneficentes.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Nesse modelo de gestão, as ações e a aplicação de recursos do Suas são negociadas e pactuadas nas Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) e na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Esses procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e pelos Conselhos Estadual e Municipal de Assistência Social, que desempenham um importante trabalho de controle social. 

Previous post

Família procura por mulher desaparecida em Varginha

Next post

Hospital de Três Pontas recebe atenção especial na Comissão de Saúde de MG; Governo deve à instituição mais de R$ 1 milhão