Utilidade

Vai montar sua decoração natalina? Se ligue nas dicas do Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como agente multiplicador da cultura prevencionista, chama a atenção dos cidadãos para regras simples na montagem da decoração natalina. Estas dicas poderão evitar acidentes domésticos graves, tais como choque elétrico, curto circuito e até incêndio.

Decoração natalina alegra, melhor ainda quando traz segurança

Nesta época do ano é comum a instalação de decorações interna e externa nas casas com lâmpadas coloridas e brancas para o Natal, e que por vezes, poderão causar acidentes se instaladas de forma incorretas ou sem a observância das instruções de uso.

Diante desse fato, o Corpo de Bombeiros Militar apresenta dicas de segurança e faz alerta quanto aos perigos. Siga as orientações.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. Piscas-piscas para áreas externas devem ser apropriados para o ambiente, ou seja, devem ser do tipo que possuem uma mangueira de proteção das lâmpadas. Lembre-se: água e eletricidade não combinam!

– Cuidado com a conexão de várias tomadas em adaptadores como os benjamins e “Ts”. Quanto mais equipamentos elétricos estão ligados em uma tomada, maior a corrente elétrica que passa por ela.

– Saiba a diferença entre cabo de extensão e filtros de linha. Cabo de extensão serve apenas para aumentar o alcance de produtos que têm o fio curto, ou seja, aumentar o comprimento do cabo de energia elétrica. Já o filtro de linha é um equipamento com fusível que evita a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados a ele. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro e protege os equipamentos.

Corpo Bombeiros Dicas de Segurança Natal TP– Procure usar os piscas-piscas de LED, que esquentam menos e ainda geram economia na conta de energia.

– Desligue as lâmpadas natalinas quando for dormir ou quando se ausentar de casa, pois elas podem causar incêndios e pegar as pessoas desprevenidas.

– Não improvise na instalação e conecte em tomada segura.

– Evite o uso de fios desencapados.

– Muitos jogos de lâmpadas em um único adaptador oferecem risco.

O CBMMG alerta ainda que, conforme o Inmetro, no Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro nº27/00, porém não são certificadas, não há o “selo do Inmetro”, mas devem informar na embalagem a voltagem, a corrente elétrica e a qualidade do produto, contendo o nome do fabricante.

Em casos de acidentes, acione o Corpo de Bombeiros Militar, ligando no número 193 o mais rápido possível.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do 9˚ BBM)

⚠️⚠️ 9º Batalhão de Bombeiros Militar alerta para os perigos durante a montagem de decorações natalinas. ⚠️⚠️Vai montar sua decoração natalina ??? ?????? Se ligue nas dicas que o Corpo de Bombeiros Militar tem para você e sua família para que sua festa não se transforme em problemas ?? O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como agentes multiplicadores da cultura prevencionista, chama a atenção dos cidadãos para regras simples na montagem da decoração natalina. Estas dicas poderão evitar acidentes domésticos graves como: choques elétricos, curto circuitos e até incêndios. Nesta época do ano, é comum a instalação de decorações interna e externamente nas casas, com lâmpadas decorativas coloridas e brancas para o Natal, e que por vezes, poderão causar acidentes se instaladas de forma incorretas e/ou sem a observância das instruções de uso.Diante desse fato, o Corpo de Bombeiros Militar apresenta dicas de segurança e faz alerta quanto aos perigos:- Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. Piscas-piscas para áreas externas devem ser apropriados para o ambiente, ou seja, devem ser do tipo que possuem uma mangueira de proteção das lâmpadas. Lembrem-se: água e eletricidade não combinam!- Cuidado com a conexão de várias tomadas em adaptadores como os benjamins e “Ts”. Quanto mais equipamentos elétricos estão ligados em uma tomada, maior a corrente elétrica que passa por ela.- Saiba a diferença em cabo de extensão e filtros de linha. Cabo de extensão serve apenas para aumentar o alcance de produtos que têm o fio curto, ou seja, aumentar o cumprimento do cabo de energia elétrica, e o filtro de linha é um equipamento com fusível que evitam a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados a ele. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro e protegem os equipamentos.- Procure usar os piscas-piscas de LED, que esquentam menos e ainda geram economia na conta de energia. – Desligue as lâmpadas natalinas quando for dormir ou quando se ausentar de casa, pois elas podem causar incêndios e pegar as pessoas desprevenidas.- Não improvise na instalação e conecte em tomada segura.- Evite o uso de fios desencapados.- Muitos jogos de lâmpadas em um único adaptador oferece risco.Alertamos ainda que, conforme o Inmetro, no Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00, porém não são certificadas, não há o “selo do Inmetro”, mas devem informar na embalagem a voltagem, a corrente elétrica e a qualidade do produto, contendo o nome do fabricante. Em casos de acidentes, acione o Corpo de Bombeiros Militar, ligando no número 193 o mais rápido possível.??????‍??‍???‍???‍?Fonte: Assessoria de Comunicação do 9˚ BBM

Posted by Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais- 9º BBM Varginha MG on Friday, November 30, 2018

Previous post

Empresário de Três Pontas recebe Mérito durante Congresso da Federaminas

Next post

Patrulha Canina – Os cachorrinhos mais amados da TV estarão em Três Pontas para uma super aventura no Teatro