Política em Três Pontas

Vereadores eleitos tomam posse e Maycon Machado segue na presidência da Câmara de TP

Arlene Brito / Fotos: Hecio Rafael 

A Câmara de Três Pontas é formada por 11 vereadores, que foram empossados na manhã de ontem (1º), em solenidade realizada na própria Casa Legislativa. A cerimônia obedeceu às determinações da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, além de alguns protocolos de prevenção à Covid-19. 

Ocuparam suas cadeiras no Plenário “Presidente Tancredo Neves” para o mandato 2021-2024, sete reeleitos nas Eleições Proporcionais de novembro, três novatos e um vereador que já exerceu o cargo político em legislaturas anteriores à que se encerrou nesse dezembro.

Sérgio, Antônio, Francisco Fabiano (Popó), Geraldo, Selena, Maycon, Luan, Flávio, Roberto, Paulo Vitor e Luciano

“Prometo cumprir dignamente o mandato a mim confiado, guardar a Constituição e as Leis, trabalhando pelo engrandecimento deste Município.”

Mesa Diretora

A Eleição da Mesa Diretora faz parte da Cerimônia de Posse. O vereador reeleito Maycon Machado foi o único a se candidatar para a presidência. Obteve todos os 11 votos e segue, portanto, na função que exerceu no último biênio (2019-2020). 

Para a vice-presidência, colocaram seus nomes Francisco Fabiano (Popó), Antônio Carlos de Lima (Tonho do Lazo) e Sérgio Silva. O também atual vice-presidente recebeu maior aprovação, sete votos. 

A Mesa conta ainda com o secretário, posto concorrido por Paulo Vitor da Silva, reeleito para o quinto mandato não consecutivo e por Luan Donizetti Elias. Conhecido como Luan do Quilombo, o novato vereador saiu em vantagem. Por sete votos a quatro foi o escolhido. 

Antônio Carlos de Lima (vice-presidente), Maycon Machado (presidente), Luan Elias (secretário)

Na segunda-feira (4), os parlamentares participarão da primeira sessão ordinária deste novo ano. A reunião terá início às 18h30min e poderá ser acompanhada pelo Facebook e pelo site da Câmara Municipal. 

A 19ª Legislatura de Três Pontas está sob a responsabilidade dos seguintes vereadores. 

Maycon Douglas Vitor Machado(PDT) – 2º mandato: 1.746 votos

Filho de Waldivino Machado e Rosilane Maia Machado, Maycon é nascido em Três Pontas. Por muitos anos representou a cidade através do vôlei. Dedicou-se à carreira bancária/financeira chegando à gerência no Banco Mercantil do Brasil em Varginha. Gerenciou a frota da equipe Cissul e prestou atendimento à Bolsa Família de Três Pontas. Graduou-se em Administração de Empresas, posteriormente em Matemática. Possui título de especialista em Gestão Pública/Políticas Públicas e pós-graduação em Educação Inclusiva. Maycon inicia seu 2º mandato filiado ao PDT sendo o vereador mais votado nessas Eleições, repetindo o feito de 2016. Maycon foi secretário da Mesa Diretora no biênio 2017-2018 e presidente da Câmara no biênio 2019-2020; presidiu também por quatro anos a Escola do Legislativo e o Parlamento Jovem.

Antônio Carlos de Lima – “Tonho do Lazo” – (PSD) – 4º mandato: 992 votos

Antônio Carlos nasceu em Três Pontas, morador do Quilombo Nossa Senhora do Rosário. É motorista por profissão e casado com Maria Aparecida de Jesus Rosa Lima e são pais de um filho: Plínio. Antônio do Lázaro ou “Tonho do Lazo” como prefere ser chamado, vem para cumprir seu 4º mandato nesta 19ª Legislatura.

Geraldo José Prado – “Coelho do Bar” – (PSD) – 2º mandato: 927 votos

Nasceu em Santana da Vargem, é filho de Maria das Graças Prado e José do Carmo Prado. É casado com Elaine Aparecida Barros e tem três filhas: Lara, Maria Carolina e Poliana, o genro Rodrigo e os netos Izabele, Rodrigo e Henrique. É comerciante há muitos anos em Três Pontas e vem para cumprir seu 2º mandato.

Francisco Fabiano Diniz Júnior – “Professor Popó” – (PP) – 3º mandato: 786 votos

É casado com Tânia Pinheiro Silva, graduado em Engenharia Elétrica e Física, pós-graduado em Gestão Escolar, e mestrado em Ciências da Linguagem, sendo professor na área de exatas e defensor dos animais. Professor Popó cumprirá seu 3º mandato como vereador nesta 19ª Legislatura da Câmara de Três Pontas.

Roberto Donizetti Cardoso – “Robertinho Vermelho” – (DEM) – 3º mandato: 752 votos

Nasceu em Três Pontas, vai exercer seu 3º mandato como vereador. É pai de três filhos: Willer, Haika e Roberto Donizetti Cardoso Júnior. Robertinho é servidor público municipal da Secretaria Municipal de Educação.

Luiz Flávio Floriano – “Flavão Motorista” – (PDT) –  2º mandato: 459 votos

Nasceu em Três Pontas, filho de Expedito Floriano e Isabel da Glória de Fátima Silva Floriano. É motorista de profissão, casado com Maria Aparecida Francelino Floriano e tem dois filhos: Karina e Lúcio Flávio. “Flavão” cumprirá seu 2º mandato como vereador.

Sérgio Eugênio Silva – “Serjão” – (Cidadania) – 5º mandato: 435 votos

Filho de Vicente de Paula Silva e Ana Antônia Silva. É formado em Administração de Empresas e trabalha como servidor público municipal. É casado com Maria Sirlei Corrêa Silva e pai de Gabriela, Rafaela e Matheus. Na política, assumiu como suplente de vereador em 2009 e agora vem para cumprir seu 5º mandato. Na Câmara já ocupou o cargo de presidente por uma vez e vice-presidente da Mesa também por uma vez.

Maria Selena Silva – “Selena Caté” – (PSD) – 1º mandato: 1.462 votos

Nasceu em Três Pontas, filha de dona Maria do Carmo Silva e Adélio Floriano, que foi seu pai de criação. Seu Adélio morou e trabalhou na roça do Braulino, região rural dos Prazeres, município de Três Pontas. Sua mãe, Maria do Carmo Silva, nasceu na Fazenda Samambaia, Santana da Vargem, vindo depois a morar em Três Pontas. Nas Eleições 2020, foi eleita única mulher vereadora e ocupará seu 1º mandato.

Luan Donizeti Elias – “Luan do Quilombo” – (PDT) – 1º mandato: 826 votos

Luan é o primogênito dos quatro filhos de Marlene de Fátima Ferreira Elias e Vany Donizeti Elias. É formado em Administração de Empresas, bancário, solteiro e eleito para o seu 1º mandato.

Luciano Reis Diniz – (PV) – 1º mandato: 663 votos

Filho do ex-prefeito João Vicente Diniz e de Lúcia Maria de Araújo Reis Diniz. É casado com Caroline Lima de Figueiredo e pai de Clara Lima Diniz. É advogado e pós-graduado em Processo Civil. É também produtor rural. Exerceu os cargos de presidente da OAB local por dois mandatos (2010 a 2012/2013 a 2015), coordenador do Procon Municipal (2005 a 2008) e diretor do IPREV de Três Pontas (janeiro de 2017 a abril de 2020). Assume seu 1º mandato como vereador.

Paulo Vitor da Silva – “Paulinho Leiteiro” – (PP) – 5º mandato: 488 votos

Nasceu em Três Pontas, filho de Sebastião de Oliveira Brito e de Maria Eufrozina de Jesus Silva Brito. Casado com Ãngela Maria da Silva e Silva e pai de dois filhos: Rafael Silva Brito e Isabela Silva Brito. Contador, pós-graduado em Administração Pública. Atuou como vereador de 2001 à 2016, foi presidente da Câmara, secretário municipal de Educação, de Indústria e Comércio e de Meio Ambiente.


 

 

 

Previous post

Câmara repassa mais de R$ 1 milhão à Prefeitura e sessão extraordinária marca fim do ano legislativo

Next post

Diálogo, trabalho, progresso: Começa uma nova Administração com Marcelo Chaves e Luisinho