Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Artistas trespontanos gravam mensagens contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Arlene Brito

Artistas trespontanos gravam mensagens contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Artistas de Três Pontas se tornam importantes aliados em uma luta reforçada anualmente no mês de maio. Eles gravaram vários vídeos alertando sobre duas práticas cruéis perpetradas em todo o País, inclusive em cidades interioranas de pequeno e médio porte: o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.

A ideia de envolver artistas da “Capital Mundial da Música” na campanha do dia 18 de maio surgiu em uma conversa entre a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a promotora de Justiça Ana Gabriela Brito Melo Rocha. Segundo a integrante do Ministério Público, o objetivo é, com esta e outras ações, propagar informações relevantes, por meio de mensagens diretas, que se prestem a inibir violações de direitos de crianças e adolescentes. Tão logo nasceu a sugestão de elaborar os vídeos foram convidadas pessoas conhecidas e valorizadas pelos trespontanos que prontamente aderiram ao movimento.

“Nossa intenção é que, envolvendo a própria comunidade, a questão seja mais amplamente discutida. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes não são assuntos que devem ser debatidos somente pela rede de proteção ou pelo sistema de justiça. O abuso e a exploração acontecem em diversas famílias, independentemente da classe social, e normalmente o abusador é uma pessoa muito próxima. Todos nós precisamos falar sobre isso, entender como os sintomas se manifestam nas vítimas, aprender a ouvir e a conversar com nossas crianças”, explica Dra. Ana Gabriela.

Ainda de acordo com a promotora, os vídeos, que são de fácil divulgação e envolvimento, fazem esta ponte. “Esta é uma causa que o município, que toda a sociedade trespontana devem abraçar”, motiva.


Sintonize mais: Veja sobre o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão. Pesquisa mostra que quem apanha na infância pode virar um adulto violento



Produzidos por vários artistas com base em informações redigidas pelo Creas e pela 3ª Promotoria de Justiça, os vídeos estão sendo veiculados em redes sociais, tais como Facebook e Instagram, bem como pelo WhatsApp.  A expectativa é que eles sejam amplamente compartilhados levando, assim, conscientização à população. “O abuso sexual acontece e por vezes pode estar debaixo dos nossos olhos e ainda assim não ser percebido. A intenção deste trabalho é conscientizar as pessoas, que devem denunciar qualquer situação que envolva nossas crianças e adolescentes”, completa o Creas. Atender às vítimas de abuso e exploração sexual está entre as funções da equipe.

Além de vários músicos, também jovens do município e o ator Glauber Reis integram a ação, que continua aberta a organizações, entidades e a todos que estiverem dispostos a colaborar para que crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados.

Adriano Kamy Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesCompartilhando

O SintonizeAqui apoia a ideia e passa a reproduzir os vídeos da campanha, parabenizando todos os envolvidos e a iniciativa assinada pela Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Pontas, que é composta pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II /Casa da Família), Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente (CTDCA), Casa Lar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Uma Semana de Conscientização

De 14 a 18 de maio serão realizadas várias atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Veja a programação e participe!

Dia 14 – Segunda-feira

Blitz educativa a partir das 8 horas no centro da cidade com distribuição de panfletos sobre o assunto

Dia 15 – Terça-feira

Eventos para as famílias referenciadas pelo Cras I

Contra abuso sexual crianças adolescentes trespontanos abraçam a causaDia 16 – Quarta-feira

Palestra com o promotor de Justiça Casé Fortes, estudioso do tema, no Centro Cultural “Milton Nascimento”, às 17h30min e apresentação de um curta-metragem produzido pela cineasta trespontana Renata Rodrigues Rezende. Evento aberto ao público

Dia 17 – Quinta-feira

Eventos para as famílias referenciadas pelo Cras II

Dia 18 – Sexta-feira

Caminhada – com concentração às 8 horas na Prefeitura Municipal – até a Avenida Oswaldo Cruz, onde será realizada a entrega da premiação aos adolescentes participantes do concurso de frases e desenhos e melhor redação.

Previous post

Farmácias de plantão em Três Pontas? Confira aqui

Next post

A partir desta quarta-feira a Apae deixa de administrar a Área Azul em Três Pontas