DestaquesNotíciasOutros

Artistas trespontanos gravam mensagens contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Arlene Brito

Artistas trespontanos gravam mensagens contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Artistas de Três Pontas se tornam importantes aliados em uma luta reforçada anualmente no mês de maio. Eles gravaram vários vídeos alertando sobre duas práticas cruéis perpetradas em todo o País, inclusive em cidades interioranas de pequeno e médio porte: o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.

A ideia de envolver artistas da “Capital Mundial da Música” na campanha do dia 18 de maio surgiu em uma conversa entre a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a promotora de Justiça Ana Gabriela Brito Melo Rocha. Segundo a integrante do Ministério Público, o objetivo é, com esta e outras ações, propagar informações relevantes, por meio de mensagens diretas, que se prestem a inibir violações de direitos de crianças e adolescentes. Tão logo nasceu a sugestão de elaborar os vídeos foram convidadas pessoas conhecidas e valorizadas pelos trespontanos que prontamente aderiram ao movimento.

“Nossa intenção é que, envolvendo a própria comunidade, a questão seja mais amplamente discutida. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes não são assuntos que devem ser debatidos somente pela rede de proteção ou pelo sistema de justiça. O abuso e a exploração acontecem em diversas famílias, independentemente da classe social, e normalmente o abusador é uma pessoa muito próxima. Todos nós precisamos falar sobre isso, entender como os sintomas se manifestam nas vítimas, aprender a ouvir e a conversar com nossas crianças”, explica Dra. Ana Gabriela.

Ainda de acordo com a promotora, os vídeos, que são de fácil divulgação e envolvimento, fazem esta ponte. “Esta é uma causa que o município, que toda a sociedade trespontana devem abraçar”, motiva.

Produzidos por vários artistas com base em informações redigidas pelo Creas e pela 3ª Promotoria de Justiça, os vídeos estão sendo veiculados em redes sociais, tais como Facebook e Instagram, bem como pelo WhatsApp.  A expectativa é que eles sejam amplamente compartilhados levando, assim, conscientização à população. “O abuso sexual acontece e por vezes pode estar debaixo dos nossos olhos e ainda assim não ser percebido. A intenção deste trabalho é conscientizar as pessoas, que devem denunciar qualquer situação que envolva nossas crianças e adolescentes”, completa o Creas. Atender às vítimas de abuso e exploração sexual está entre as funções da equipe.

Além de vários músicos, também jovens do município e o ator Glauber Reis integram a ação, que continua aberta a organizações, entidades e a todos que estiverem dispostos a colaborar para que crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados.

Adriano Kamy Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesCompartilhando

O SintonizeAqui apoia a ideia e passa a reproduzir os vídeos da campanha, parabenizando todos os envolvidos e a iniciativa assinada pela Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Pontas, que é composta pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II /Casa da Família), Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente (CTDCA), Casa Lar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Uma Semana de Conscientização

De 14 a 18 de maio serão realizadas várias atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Veja a programação e participe!

Dia 14 – Segunda-feira

Blitz educativa a partir das 8 horas no centro da cidade com distribuição de panfletos sobre o assunto

Dia 15 – Terça-feira

Eventos para as famílias referenciadas pelo Cras I

Contra abuso sexual crianças adolescentes trespontanos abraçam a causaDia 16 – Quarta-feira

Palestra com o promotor de Justiça Casé Fortes, estudioso do tema, no Centro Cultural “Milton Nascimento”, às 17h30min e apresentação de um curta-metragem produzido pela cineasta trespontana Renata Rodrigues Rezende. Evento aberto ao público

Dia 17 – Quinta-feira

Eventos para as famílias referenciadas pelo Cras II

Dia 18 – Sexta-feira

Caminhada – com concentração às 8 horas na Prefeitura Municipal – até a Avenida Oswaldo Cruz, onde será realizada a entrega da premiação aos adolescentes participantes do concurso de frases e desenhos e melhor redação.

Notícia anterior

Farmácias de plantão em Três Pontas? Confira aqui

Próxima notícia

A partir desta quarta-feira a Apae deixa de administrar a Área Azul em Três Pontas