Política em Três Pontas

Câmara de Três Pontas aprova e Praça dos Municípios ganha nome do ex-prefeito João Vicente Diniz

A sessão da Câmara desta segunda-feira (19), contou com projetos aprovados de suma importância para o município. Com todos os vereadores presentes, a reunião começou às 18h30min.

No Pequeno Expediente alguns parlamentares parabenizaram os estudantes da Escola Estadual “Monsenhor João Batista da Silveira”, de Três Pontas, que conquistaram a medalha de Bronze nas Olimpíadas de Matemática na Tailândia.

Alunos trespontanos que conquistaram Bronze na Olimpíada Internacional “Matemática sem Fronteiras” (OIMSF), disputada na Tailândia

Outros parlamentares fizeram pedidos de ofícios ao Executivo e cobraram serviços da Secretaria Municipal de Obras.

Já durante a votação, todas as proposituras foram aprovadas. Dentre elas, o Projeto de Lei 005, de 17 de julho de 2019, de iniciativa dos vereadores Maycon Machado, Antônio “do Lázaro” e Marlene Lima, membros da Mesa. Pela proposta, a Praça dos Municípios, localizada no bairro Ouro Verde, passa a se chamar Praça Prefeito João Vicente Diniz. Dois filhos do homenageado, Daniel e Luciano, acompanharam a votação no Plenário.

O Homenageado

João Vicente Diniz foi prefeito de Três Pontas no período 1977 a 31/01/1983. Líder nato, assumiu vários cargos públicos. Foi Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, representante do Estado de Minas Gerais como membro da Junta Consultiva no Instituto Brasileiro do Café (IBC), membro efetivo do Conselho Fiscal da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), ex-presidente e diretor Comercial da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. (Cocatrel) e secretário municipal de Agricultura na gestão de Luciana Ferreira Mendonça.

João Vicente era casado com Lúcia Maria Araújo Reis Diniz, com quem teve quatro filhos: Daniel, Luciano, Danilo e Liliane. Os netos são cinco. Ele faleceu em 16 de fevereiro de 2018, aos 78 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (ACV) Hemorrágico. 

Projetos Aprovados

  • Projeto de Lei nº 033, de 03 de abril de 2019: incorpora ao perímetro urbano, a área rural de 7,45 hectares, localizada na região Sul do município, devido à necessidade de regularização dos loteamentos considerados “clandestinos” que se encontram situados no Município de Três Pontas, conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ente Municipal, os proprietários destes loteamentos e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

 

  • Projeto de Lei nº 066, de 15 de julho de  2019: atende a requerimento do Conselho Municipal do Idoso, que em reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social, decidiu por alterar o art. 4º, incisos I e II, da Lei Municipal nº 2.096, de 21 de junho de 2001. Desta forma, o referido Conselho será composto por 10 (dez) membros titulares e 10 (dez) membros suplentes, sendo que se propõe a diminuição da representatividade tanto de órgãos municipais como de entidades não governamentais, devido às dificuldades de indicação dos representantes para composição do Conselho.

 

  • Projeto de Lei nº 068, de 19 de julho de 2019: tem por finalidade incluir no Código de Posturas do Município de Três Pontas medidas de proteção ao Patrimônio Cultural e Natural, inclusive, visando aumentar a arrecadação do ICMS Cultural.

 

  • Projeto de Lei nº 003, de 02 de julho de 2019: Iniciativa: Vereador Luis Carlos da Silva:  objetiva a criação de estacionamento para bicicletas em locais de grande afluxo de público, em todo o Município de Três Pontas, tendo em vista o grande número de ciclistas na cidade.

 

  • Projeto de Lei nº 005, de 17 de julho de 2019: Iniciativa: Vereadores Maycon Douglas Vitor Machado, Antônio Carlos de Lima e Marlene Rosa de Lima Oliveira: altera a denominação da Praça dos Municípios situada no bairro Ouro Verde, no Município de Três Pontas, para Praça Prefeito João Vicente Diniz.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CMTP)

Previous post

Apae Convida Trespontanos Para Reforçarem Ações de Igualdade e Inclusão Durante Semana Voltada à Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

Next post

Cocatrel realiza 7ª Feira de Negócios em setembro