Política em Três Pontas

Em sessão solene, Legislativo inaugura Escola “Maria Rogéria de Mesquita”

Escola Legislativo 8Na noite de quinta-feira (4) foi inaugurada a Escola do Legislativo de Três Pontas que recebe o nome de uma mulher que fez história no Município, a Advogada e Professora, Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria.

A sessão solene marcou o início de um novo e desafiador trabalho a ser desenvolvido pela Câmara de Vereadores. Criada nesta 17ª Legislatura, 1º biênio, a Escola foi instituída através da Resolução 006, de 6 de outubro de 2014, através da iniciativa da Vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PPS).

Segundo a Redação dessa Lei, são atribuições da Escola capacitar agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucional; contribuir para o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos, aderindo um caráter apartidário; desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional; desenvolver os trabalhos e atividades da Câmara Jovem e Câmara Mirim; coordenar e dar suporte ao Projeto Parlamento Jovem de Minas no âmbito municipal; promover cursos, seminários, encontros e palestras, tendo como público-alvo conselhos municipais, lideranças comunitárias, parlamentares, assessores, servidores públicos, estudantes e sociedade civil.

“Trata-se, portanto, de uma ação que reafirma o compromisso dessa Câmara com a formação e educação cidadã do povo trespontano”, mencionou o cerimonialista, Francisco Cândido.

O Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves” foi tomado por autoridades, amigos e familiares da homenageada, estudantes, enfim, por inúmeros cidadãos que prestigiaram o marco histórico. Compareceram representantes das câmaras de vereadores de Boa Esperança, Ouro Fino e Carvalhópolis.  Ainda entre os convidados estava o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas e Diretor Executivo da Gráfica do Senado Federal, Dr. Flórian Augusto Coutinho Madruga; o Mestre em Direito Público, Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Professor da Escola do Legislativo, Antônio José Calhau de Resende e o Doutor em Ciências Sociais, Professor de Direito da PucMinas, Analista Legislativo da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, Dr. Guilherme Wagner Ribeiro. A participação desses três mestres foi uma extensão do apoio à Câmara trespontana visto no decorrer do dia em ciclo de palestras por eles ministradas.

A homenagem

A escolha da saudosa Dona Rogéria para nomear a Escola do Legislativo de Três Pontas partiu da Vereadora Valéria e recebeu aprovação unânime dos demais parlamentares que assumiram também admirar a história de vida da homenageada.

Ex-aluna, Valéria Evangelista, destacou que aprendeu – assistindo às aulas de Dona Rogéria – a sonhar com a Educação como o caminho para o êxito, para que todas as pessoas possam ser verdadeiros cidadãos. Disse ainda que trazer para o Município a Escola do Legislativo é uma forma de prosseguir o projeto educacional da mulher que se tornou exemplo para a comunidade.

Num gesto singelo de reconhecimento e agradecimento, Valéria e a colega Vereadora Alessandra Sudério Penha (PPS) entregaram às sobrinhas da homenageada um buquê de flores e um cartão de prata com os dizeres “Família da Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria. À nossa querida e saudosa Dona Rogéria que com dedicação, inteligência e competência soube honrar com amor sua vocação para transmitir conhecimentos e, acima de tudo, propagou com serenidade uma postura exemplar de cidadania e caráter. Nossa eterna gratidão. Três Pontas-MG, 04 de dezembro de 2014. Câmara Municipal de Três Pontas – MG”. Receberam Magdala Cecília Rabello de Brito e Maria D’Aparecida Mesquita Calili.

Maria Rogéria de Mesquita 1

A homenageada

Maria Rogéria de Mesquita nasceu em 10 de abril de 1934 em Três Pontas. Filha de Francisco Antônio Rabello e Amélia Prósperi de Mesquita.

Estudou no Grupo Escolar Cônego Vítor, Ginásio São Luis e Coração de Jesus. Com um perfil de garra, coragem e determinação, enfrentou as dificuldades financeiras e cursou Ciências e Estudos Sociais na Faculdade de Filosofia de Três Corações e, posteriormente, o curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha.

Dedicou-se a arte do ensino. É reconhecida até os dias de hoje como uma notável e exemplar educadora por muitos daqueles que tiveram o privilégio de ser seu aluno. Atuou na Escola Cônego Vitor como professora e auxiliar na diretoria. Na Escola Jacy Junqueira Gazola como professora e na Escola Coração de Jesus como professora e vice-diretora. Também trabalhou na Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira e na extinta Escola de Comércio Nossa Senhora D’ Ajuda. Ainda como escrevente e sub-oficial, atuou no Cartório do Registro Civil.

Dona Rogéria sempre foi um exemplo e como um esteio para seus familiares, através de seu carinho, generosidade, conhecimento e visão de futuro.

Simples, despojada, crítica, desprendida, firme, determinada e extremamente honesta também ajudou durante a crise da Santa Casa em 1994, através de seus profundos conhecimentos juntamente com outros benfeitores.

No Processo de Beatificação e Canonização de Padre Victor foi notária e fez parte da Comissão História. Em 1996, participou da fundação da Associação Padre Victor de Três Pontas. Foi fundamental e determinante para que o Anjo Tutelar de Três Pontas tivesse seu Processo em estágio adiantado, chegando recentemente ao título de Venerável. Ao lado da Irmã Célia Cadorin, Vice-Postuladora da Causa, Dona Rogéria é a maior responsável pela divulgação e resultados obtidos em todo o Processo de Beatificação.

Escola Legislativo 9

Carlos Henrique (Assessor), Vereadora Alessandra, Vereadora Valéria (Presidente) e Dr. Guilherme (Diretor)

Maria Rogéria de Mesquita faleceu no dia 7 de julho de 2010.

Membros da Escola

Após o descerramento da placa e dos pronunciamentos, foram nomeados os Membros da Escola do Legislativo de Três Pontas, por meio da Portaria 38, de 20 de outubro de 2014. São eles, Vereadora Valéria Evangelista Oliveira (Presidente), Dr. Guilherme Ribeiro Oliveira (Diretor) e Carlos Henrique Castro (Assessor).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Futebol Solidário Fla-Minas/Sgto Maxuel chega à 10ª edição

Next post

Clubes de Serviço entregam donativos resultantes do 1º Torneio Azul

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *