Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerPolítica em Três Pontas

Política e Violência Contra a Mulher – assuntos, aliados à dedicação da Escola do Legislativo, fazem crescer número de adesões no Parlamento Jovem de Três Pontas

Arlene Brito

Cresce o interesse pelos ensinamentos do “Parlamento Jovem Minas” em Três Pontas. No ano passado, 80 estudantes se inscreveram. O número saltou para 250 em 2018 e grande parte dessa massa cheia de energia se reuniu no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves” – da Câmara Municipal – na noite de terça-feira (10) quando aconteceu o lançamento da edição.

Parlamento Jovem Três Pontas Turma 2018

Jovens Parlamentares 2018 se juntam à lideranças do município no lançamento do Projeto 2018

Jovem Parlamentar de Três PontasRichard Rita tem 14 anos, é aluno do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual “Presidente Tancredo Neves”. Estreante no Projeto, ele comenta que aprender mais sobre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – é essencial para compreender o funcionamento do sistema político nacional e, assim, ter base sólida para ajudar na construção do dia a dia. Também destaca que conhecer pessoas e fazer novas amizades – importantes para o viver bem, na opinião de Richard – é mais uma vantagem do Parlamento Jovem, por isso adentrou, conta ele. 

Presidida pelo vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), a solenidade marcou o início oficial dos trabalhos que, desta vez, serão baseados no tema “Violência contra a Mulher”. Na abertura, Maycon, que também preside a Escola do Legislativo trespontano deu boas vindas aos jovens parlamentares, pais, autoridades destacando a importância de estudar, discutir e elaborar propostas que podem se tornar leis que defendam o interesse do povo nos âmbitos municipal e estadual. Assim, despertou iniciantes e veteranos para a oportunidade que a Escola “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” oferece quanto à prática da cidadania.

Maycon Douglas Machado - Três Pontas (MG)

Vereador Maycon Douglas preside a Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, em Três Pontas

Segundo o legislador, o crescimento do número de participantes comprova o valor da iniciativa, tomada em 2015 pela então vereadora Valéria Evangelista Oliveira, e o empenho dos colegas de Escola do Legislativo, o diretor Guilherme Ribeiro de Oliveira e o assessor Técnico e Administrativo Carlos Henrique da Silva Castro. Maycon elogiou ainda a dedicação dos monitores e agradeceu a todos que de alguma forma apoiam o Projeto. “É muito importante que tenhamos um time que ande sempre de mãos dadas e com objetivo comum, o de formar jovens críticos e cidadãos mais conscientes”, registrou.

Luiz Roberto Laurindo Dias

Prefeito de TP, Dr. Luiz Roberto incentiva participação de jovens para a construção de uma sociedade mais justa, menos violenta

Na cerimônia, usaram a tribuna o prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD), o representante da sociedade civil, Luan Elias, a Guarda Civil Municipal (GCM) e representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), Leonara Naves, a ex-vereadora e precursora da Escola do Legislativo, Valéria Evangelista, a representante dos Jovens Parlamentares, Alanis Sacho e ainda o diretor da Escola do Legislativo, dr. Guilherme. Todos enfatizaram que, através do Parlamento Jovem Minas, os jovens ganham voz; que a educação transforma as pessoas e estas, o mundo. Outra mensagem foi a de que os jovens trespontanos poderão apresentar ideias para a promoção da igualdade de direitos.

Presenciaram o lançamento profissionais da Educação, os vereadores Benício Baldansi (PSL) e Sérgio Eugênio Silva (PPS), membros da equipe do prefeito Luiz Roberto, representantes do Lions Club e o presidente da Câmara Municipal de Guapé, Celso Oliveira Freitas.

Em andamento

Lideranças da Escola do Legislativo de Três Pontas e jovens parlamentares 2018 se reuniram em oficinas preparatórias iniciadas em 13 de março. Já no primeiro encontro houve participação efetiva e os estudantes deixaram transparecer entusiasmo.

Em um dos encontros, cada um escreveu o que espera do Parlamento Jovem Minas de Três Pontas. As expectativas foram expostas no Plenário da Câmara na noite do lançamento oficial.

Estudante do Parlamento Jovem Minas Três PontasPara Mauro Henrique, 15 anos, 2º ano do Ensino Fundamental, também da Escola “Tancredo Neves”, o tema que norteará as ações deste ano é relevante. “Espero aprender mais sobre política e sobre os problemas que a nossa sociedade sofre, como é o caso da violência contra a mulher. Espero aprender e ajudar de alguma forma a melhorar o nosso país e a nossa comunidade”.

O tema “Violência contra a Mulher” será dividido nos subtemas “Violência doméstica e familiar”, “Violência nos espaços institucionais de poder” e “Violência e assédio sexual”. As oficinas acontecem toda terça-feira, das 17h15min às 19 horas – na Câmara Municipal.

Neste ano, participam as escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Monsenhor João Batista da Silveira e as particulares Coração de Jesus, Cootec, Prósperi, Travessia e Fateps (Unis). As instituições receberam Certificado de Adesão.

Grupo de Teatro de Três Pontas Arte e Manha

Grupo Teatral Arte Manha, do professor Glauber Reis, alertou sobre violências físicas e psicológicas sofridas pela mulher

Previous post

Festival Food Truck está chegando a Três Pontas; prepare-se para curtir a deliciosa gastronomia de rua

Next post

Duas drogarias ficarão abertas neste sábado e domingo para atender os trespontanos. Saiba quais estão de plantão!