Educação, Cultura e LazerEntretenimento em Três Pontas

Carnaval sem ponto facultativo em Minas; Três Pontas seguirá a recomendação?

Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular em Minas Gerais. Isto significa que os mineiros devem trabalhar ao invés de curtir, por exemplo, uma bela praia – ou se reunir prolongadamente em animadas festas de carnaval.

A ausência do ponto facultativo durante o “reinado de Momo” é uma decisão do Governo de Minas. Isto para desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo novo Coronavírus.

“O Governo Estadual tem como prioridade salvar vidas, e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras”, completou o Comunicado, feito na manhã desta quinta-feira (28), um dia após o lançamento da Fase 3 do Minas Consciente.

Ontem (27), o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou a modernização do Plano elaborado pelo Executivo mineiro para garantir a retomada segura da economia no Estado durante a pandemia. Agora, há permissão para o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, com restrições para garantir a segurança da população.

Com a nova versão, o comércio e os eventos, por exemplo, serão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras, pensando na saúde, no distanciamento e evitando qualquer risco acentuado para a sociedade.

Em reunião ontem, o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou mudanças no Plano Minas Consciente (Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Três Pontas

Em conversa com o SintonizeAqui, o secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, Alex Tiso Chaves, informou que o assunto ainda está sendo discutido pelas lideranças da cidade envolvidas no enfrentamento à Covid-19. De acordo com o secretário, a decisão a respeito de decretar ou não ponto facultativo no município deverá ser tomada até amanhã, sexta-feira (29).

Considerando os números expressivos de casos positivados, tudo indica que em Três Pontas também não será ponto facultativo, conforme a recomendação estadual. Somente de segunda-feira a hoje (25-28) foram notificados 175 novos casos de Covid-19 e três óbitos na cidade.  

Independentemente da decisão, não haverá programação oficial de carnaval em Três Pontas já que os grandes eventos ainda estão proibidos em Minas.

Minas Consciente – Fase 3

O objetivo das mudanças, conforme o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, não é promover a flexibilização das atividades econômicas, mas sim regulamentar o funcionamento e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos.

“A primeira versão do Minas Consciente, lançada em abril, tinha o objetivo de controlar todo e qualquer risco de grande explosão naquele momento. Já a segunda fase, entre julho e agosto, visou manter o controle sanitário, o controle da epidemia com algum grau de compatibilização das atividades econômicas. Agora, com a chegada do início da vacinação, nós trazemos a terceira proposta de aperfeiçoamento, que tem o objetivo, se tudo correr bem, de ser mais para o longo prazo, acompanhando todo o momento da vacinação enquanto nós tivermos a necessidade de manter o plano”, explicou o secretário de Saúde durante coletiva à imprensa, após reunião do Comitê Covid.

O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo criado especialmente para monitorar a situação da pandemia no estado e presidido pelo secretário de Saúde, conta com o governador Romeu Zema, todo o secretariado do Executivo mineiro, representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

Regras

A fase 3 do Plano também traz a restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

“Nos serviços essenciais, tínhamos um distanciamento linear de 2 metros na onda vermelha. Nós passamos para 3 metros. Então, isso já é uma vez e meia a mais de restrição. Em relação à metragem quadrada, é importante lembrar que se temos um supermercado de 1.000 metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali. Esse tipo de mudança é o que vai trazer impacto. Então, contamos que os proprietários passem a ter esse controle, vendo quantas pessoas estão lá dentro, porque isso que vai permitir que ao longo do tempo a gente tenha todas as atividades funcionando e com o critério sanitário maior ainda”, recomendou o secretário de Estado de Saúde.

Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde. Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%.

A fiscalização será feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.  

Clique AQUI e veja outras regras do Minas Consciente – Fase 3.

(Página principal: Ilustrativa Net)

Previous post

Prefeitura de Três Pontas não atenderá ao público de 1º a 9 de fevereiro

Next post

Coronavírus - Em cinco dias, TP confirma 6 mortes por Covid-19