OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

CISSUL/SAMU completa 2 anos em Varginha: O SAMU Que Funciona!

Saúde SAMU CISSUL sede Varginha 1

Sede do CISSUL/SAMU em Varginha (Foto: falavarginha)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas completa no próximo dia 31 dois anos de atividades em Varginha.

Considerado o maior consórcio de saúde do País em número de cidades atendidas, referência em qualidade, transparência e excelência no atendimento de urgência e emergência, o CISSUL/SAMU abrange atualmente 153 cidades, divididas em 4 regionais. A Regional Pouso Alegre é a maior delas com 53 municípios consorciados, seguida por Varginha com 50 municípios, Regional Alfenas e Regional Passos, com 26 e 24 municípios respectivamente.

São 29 hospitais credenciados na rede de urgência e emergência para atendimento aos usuários do serviço.

SAMU e Bombeiros Transferem Paciente TP com Queimaduras 6

Atendimento Aeromédico feito em Três Pontas, um dos municípios consorciados (Foto: arquivo)

O consórcio possui 44 ambulâncias, sendo 35 USB – Unidade de Suporte Básico e 9 USA – Unidade de Suporte Avançado.  E desde 29 de abril de 2016 está em operação o Serviço de Atendimento do Aeromédico, uma parceria entre o  CISSUL/SAMU e o BOA – Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

O Presidente eleito para o biênio 2017/2018, Rodrigo Aparecido Lopes, reeleito Prefeito de Andradas  pretende em sua gestão unificar ainda mais o atendimento em todos os municípios consorciados, com o objetivo de prestar o serviço de urgência e emergência de maneira ainda mais rápida, garantindo aos usuários um atendimento de excelência e qualidade. Hoje o contingente populacional das cidades atendidas é de 2 milhões e 760 mil cidadãos que devem ser atendidos de maneira igualitária e eficiente. Para isso é necessário o comprometimento de todos os prefeitos nas questões administrativas, financeiras e operacionais que envolvem o consórcio e a participação efetiva em todas as ações desenvolvidas pela instituição.

Inauguração SAMU Três Pontas 10

Ambulância do CISSUL/SAMU de Três Pontas

Jovane Ernesto Constantini, Secretário Executivo da instituição, reforça a importância dos serviços de urgência e emergência prestados pelo consórcio, principalmente para pacientes com problemas de saúde com alto grau de complexidade clínica. Todos os atendimentos permitem aos usuários o deslocamento para um hospital referência credenciado à instituição com vaga garantida, onde terão acesso ao atendimento especializado necessário, reduzindo os riscos de sequelas e preservando a vida dos cidadãos. E ressalta que o maior compromisso do CISSUL/SAMU 192 é salvar vidas do povo sul-mineiro, prestando assistência a quem precisa.

Semana “Isso é SAMU 192” 

As atividades iniciaram na quarta-feira (25) na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL/SAMU) em Varginha, com a presença dos Secretários de Saúde dos Municípios consorciados da Regional Alfenas e Passos. Hoje (26), participarão os Secretários de Saúde da Regional Varginha a partir das 9 horas e com a presença dos Secretários de Saúde da Regional de Pouso Alegre a partir das 13 horas.

Na pauta da programação destaque para a apresentação da estrutura do CISSUL/SAMU e explanação sobre os atendimentos prestados pelo consórcio.

Inauguração SAMU Três Pontas 1

Inauguração do CISSUL/SAMU Três Pontas em março de 2015

Os participantes poderão esclarecer suas dúvidas durante o fórum de debates, uma excelente oportunidade para os gestores de saúde se atualizarem sobre todas as atividades desenvolvidas pelo SAMU 192.

No dia 27, a programação segue com a 1ª Assembleia Geral Ordinária que contará com a presença dos prefeitos de todos os municípios, com início previsto para 10 horas.

Na ocasião serão deliberados os seguintes assuntos:

  • análise, apreciação e votação das contas do exercício 2016 do CISSUL/SAMU;
  • eleição dos membros do Conselho Técnico Executivo para o biênio 2017/2018;
  • outros assuntos de cunho administrativo.

A participação de todos os prefeitos e secretários de saúde é de fundamental importância para o planejamento de ações que garantam o bom desempenho administrativo do CISSUL e a melhoria contínua dos serviços em saúde, prestados pelo SAMU 192 em toda região do Sul de Minas.

(Informações: Ascom CISSUL/SAMU 192 – Rejane Pimentel Venga)

Previous post

Atendimento a panes somam mais de 78 mil casos na BR - 381

Next post

"Arte e Fé" aporta no Pontalete levando diversão e cultura aos moradores e turistas