Educação, Cultura e Lazer

Auto de Natal em TP começa bem e tem entre as atrações de hoje, Trítony que já entrou para a história do Rock in Rio

Três Pontas já está vivendo o clima natalino. Na noite de ontem (12), mesmo com a previsão de muita chuva, as pessoas foram até a Praça Cônego Victor para acompanhar a abertura da programação especial que comemora a chegada do final do ano e que, por meio de muita cultura, leva a mensagem de renovação, de boas expectativas para o já tão próximo 2020. 

Para proteger das “águas vindas do céu” e oferecer conforto aos expectadores, os organizadores do evento apostaram em uma nova estrutura. Além do palco, o átrio da Matriz d’Ajuda recebeu uma tenda de 40 metros de comprimento por 11 metros de largura. Cadeiras foram disponibilizadas e ocupadas por autoridades, dentre elas o prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB), integrantes da equipe de Governo e outros cidadãos que, com suas presenças, valorizaram uma das maiores riquezas trespontanas: os artistas – da música e do teatro.

Conforme a programação divulgada em primeira mão pelo SintonizeAqui, o Auto de Natal começou com a Orquestra “Oswaldo Tiso”, sob regência de Mauro Marques e participação dos corais Laroc Lacov, Juvenile e Cigarras Cor de Rosa, além das cantoras Vivian Peloso, Elis Tiso e Karla Franklin. Entre os números musicais, o Grupo de Teatro “Expressão” motivou com talento a reflexão sobre o nascimento do Menino Jesus, com texto de Glauber Reis.

Grupo de Teatro “Expressão” nos bastidores do Auto de Natal, em Três Pontas (Crédito: Glauber Reis)

O ator Glauber Reis, a Orquestra “Oswaldo Tiso” e convidados (Crédito: PMTP)

Trio Paradiso também emocionou e teve improviso. Além dos componentes, sendo a soprano Thuany Schnaider, o tenor Daniel Marinho (ambos do Rio de Janeiro) e a pianista da cidade de Três Pontas, Marly Tiso – entraram para o espetáculo Matheus Tiso (violino), Wallace (guitarra), John (contrabaixo) e Deivinho (bateria) – e tudo transcorreu como se todos fizessem parte do grupo há tempos.

Trio Paradiso abrilhanta noite em Três Pontas (Foto: reprodução)

A centenária Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro” embalou a noite festiva na Terra do Beato Padre Victor, na Capital Mundial da Música com um mix de saudosismo e modernidade. Regida por Wander Scalioni, a “banda da cidade” levou ao palco tributos, temas de séries, músicas de Natal e um ‘pot-pourri’ de moda de viola. Entre os clássicos do cancioneiro brasileiro “Boate Azul” (Benedito Onofre Seviéro) e “Fio de Cabelo” (Darci Rossi). Tudo um sucesso, conforme avaliou o público por meio de aplausos.

Corporação Musical surpreende com saudosismo e modernidade (Foto: reprodução)


Sintonize mais: Conheça um pouco da história das atrações de ontem (12)


Para este segundo dia especial de Natal, a Prefeitura – por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo traz Trítony,  que já se apresentou por duas vezes no Rock in Rio. Mas, as violinistas são apenas uma das (grandes) atrações reservadas para esta sexta-feira (13). Confira.

Coral Infantil Trenzinho Caipira

O Coral Infantil “Trenzinho Caipira” foi formado há mais de dez anos, passando por várias gerações. O grupo vocal é composto por crianças de 4 a 10 anos e tem como objetivo musicalizar através da voz e atividades rítmicas, trabalhando sempre com estilos variados.   

A garotada do “Trenzinho Caipira” encanta o público toda vez que se apresenta em eventos internos e fora do Conservatório Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos” – escola de música de Três Pontas onde o projeto nasceu e é desenvolvido com sucesso.

O Coral tem as professoras Lidyanne Brito e Milena Maciente à frente das aulas e conta sempre com a colaboração instrumental do professor Wallace, vice-diretor do Conservatório.

Além de musicalizar, o Canto Coral é uma atividade coletiva, por isso estimula o trabalho em equipe e traz diversas outras vantagens para os integrantes: redução de sintomas de ansiedade e estresse, benefícios para o sistema imunológico, melhoria da respiração, oportunidade para conhecer diferentes gêneros musicais e oportunidade para cantar em vários idiomas são algumas delas.

Projeto Arte Cotidiana

O “Arte Cotidiana” assiste mais de 300 crianças e suas respectivas famílias. O Projeto foi implantado pela Paróquia Cristo Redentor que à época era paroquiada por padre Rogério Augusto da Silva, hoje Paróquia Nossa Senhora das Graças sob a liderança do padre José Rodrigo Pereira.

São Judas Tadeu, Santa Maria, Santa Mônica, Aristides Vieira, Antônio de Brito, Jardim das Esmeraldas e Morada Nova formam a área de cobertura das ações sociais e educativas. Na agenda dos participantes estão aulas de dança, canto, violão, batuque e Jiu-Jitsu. As ações socioeducativas são realizadas no Caic por voluntários e são direcionadas a crianças e adolescentes de três a 18 anos.

De acordo com a coordenadora, Claudineia Alves da Silva Cândido, para a participação no Auto de Natal, a garotada ensaiou com muito entusiasmo e vai subir ao palco para, asseguram os participantes, embalar o público com o ritmo marcante do Batuque e com as vozes serenas do Canto Coral.

Meninas Cantoras de Lavras

Na noite festiva, outra presença confirmada é das Meninas Cantoras de Lavras. Com 11 anos de estrada, o coro de garotas tem como objetivo vivenciar a arte musical ajudando a divulgar sempre a boa música, levando a todo o Brasil a cultura de Lavras, município sul-mineiro que fica a aproximadamente 84 quilômetros de Três Pontas e que é conhecida como a Cidade dos Ipês e das Escolas. 

As Meninas Cantoras já se apresentaram nas principais cidades do país, dentre elas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Londrina e Gramado. Também têm na caminhada uma série de apresentações em emissoras de TV e ainda no exterior. Já dividiram palco com outros corais femininos e com artistas consagrados: Daniel, Jair Rodrigues, Dominguinhos, Padre Antônio Maria, Padre Juarez de Castro – por exemplo.

Tendo influências artísticas nos consagrados Celine Dion, Andrea Bocelli, Sarah Brightman as Meninas Cantoras de Lavras contam com a regência do fundador, o maestro José Maciel. Elas gravaram até o momento três CDs e dois DVDs ao Vivo. 

O coro feminino fechou a Semana Especial de Natal de Três Pontas em 2017. 

Trítony Violin

Daiana Mazza e Marina Andrade

Formado em 2015, o grupo ocupou um espaço até então inexplorado. “É que a proposta é diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver e ouvir quando se fala em violino. Nos shows, o Trítony apresenta um repertório eclético, mas com uma forte presença da música pop e eletrônica”, explica Daiana Mazza. Foi dela a iniciativa de criar o Trítony.  

Com apenas um ano de existência, as garotas chamaram a atenção da produção do Rock in Rio. Em 2017, o grupo foi convidado a se apresentar pela primeira vez no Rock District. Naquele ano, o Trítony subiu ao palco todos os dias. E sucesso é a palavra que define essa experiência. “Foi inacreditável quando recebemos o convite para retornar neste ano! Isso confirma o quanto o público e a organização curtiram o que fizemos em 2017”, destaca Daiana.

Daiana Mazza – mineira de Três Pontas e Marina Andrade – de Campos dos Goytacazes (RJ) contam com a parceria da  DJ Scarlet.

 

No comando das pickups desde 2006, DJ Scarlet é um nome frequente nas festas e eventos mais badalados do eixo Rio-São Paulo. 

Apaixonada por dance music e mixagens desde cedo, DJ Scarlet entrou de cabeça na profissão depois de fazer um curso na DJ Scratch Academy, em Nova York. Além de agitar casas noturnas e casamentos, a DJ tem o projeto DivasLive ao lado da violinista Daiana Mazza, em que a fusão da música eletrônica com a melodia inconfundível do violino elétrico encanta o público.

Seus pontos fortes são as mixagens originais e de bom gosto, conquistando e surpreendendo os amantes da música por onde passa. E para alcançá-las, DJ Scarlet lança mão da melhor tecnologia em equipamentos, de seu carisma e bom humor.

Previous post

Conselho da Pessoa com Deficiência chama atenção para perigo de animais soltos nas vias de Três Pontas

Next post

Confira o plantão de farmácias em TP neste sábado e domingo