Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Contra a Gripe: Campanha termina sexta e índices de vacinação em TP estão abaixo da meta; crianças formam o grupo com menor cobertura vacinal

Meta é vacinar 90% em cada grupo prioritário (Foto: arquivo)

A Campanha Nacional Contra a Gripe termina nesta sexta-feira (26) e o baixo índice de vacinação mostra que muitos trespontanos, principalmente os pais, não estão preocupados em evitar a doença. De acordo com a Coordenação do Programa de Vacinação do Município, até o momento, das 3.155 crianças que deveriam ser imunizadas, 1.536 receberam a dose preventiva. O número corresponde a 48,68%, pouco mais da metade da meta de cobertura vacinal que é 90%. No decorrer da Campanha, funcionários do setor percorreram escolas e os centros de educação infantil (CMEIs) onde fixaram cartazes lembrando que todas as crianças de seis meses até 5 anos de idade precisam ser vacinadas contra a Influenza. Elas estão na lista do público que tem prioridade na ação nacional. 

As gestantes formam o segundo grupo com menor número de imunizações. Elas são 534, das quais 310, ou seja, 58,05% compareceram aos postos de saúde.  

Com índices um pouco mais elevados, mas ainda abaixo da meta, estão os idosos e os profissionais de saúde. No total, 6.177 pessoas que já completaram 60 anos precisam ser vacinadas, no entanto, as que receberam a dose somam 4.863, correspondendo a 78,73%. Quanto aos 873 trabalhadores do segmento saúde, 717 (82,13%) passaram pela vacinação.

Ainda conforme mostra o boletim da Coordenadoria, as mulheres submetidas a parto há até 45 dias estão no único grupo onde a cobertura atingiu a meta. As chamadas puérperas são 88 e 86 delas (97,73%) estão imunizadas.

Somando todos esses grupos, 10.827 trespontanos são esperados nas salas de vacinação das unidades de saúde. Do total, 7.692 atenderam à convocação e já estão protegidos.

Vale destacar que também as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e professores são público prioritário desta 19ª Campanha.

“A Gripe é uma doença grave que pode até matar, então, as pessoas precisam se vacinar”, incentiva a Coordenadora, Lara Miranda da Silva. 

Minas já registra 7 óbitos

E a Enfermeira Lara tem razão. Em 2017, até o último dia 12, foram confirmados 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Minas Gerais causados pelo vírus da Influenza. Desses casos, 42 foram de Influenza A e 8 de Influenza B. Para 1 não há informações sobre o subtipo do vírus. Sete evoluíram para o óbito.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a confirmação dos óbitos em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus Influenza ocorre após liberação de resultado de exame laboratorial específico para o diagnóstico. Somente após essa confirmação é que os casos são inseridos no Informe Epidemiológico da Gripe.

Previous post

Horário Estendido aos Sábados: Associação Comercial quer ouvir empregadores de TP

Next post

Festival “15 anos de Arte e Talento” reserva grandes espetáculos para Alfenas e região