Educação, Cultura e LazerOportunidades

Dia C – Em Três Pontas Cocatrel, Unimed e Cootec capacitam jovens para inserção no mercado de trabalho

Jovens de 15 a 18 anos participaram de uma semana inteira de treinamentos e ganharam diretrizes importantes para a inserção deles no mercado de trabalho. A capacitação, que aconteceu no Auditório “Juvenal Corrêa de Figueiredo” (Cocatrel), de 8 a 12 de julho, chegou como uma ação inédita, bem diferente em relação às comemorações anteriores do Dia C no município.

Além da Cocatrel, integraram o plano a Unimed e a Cootec. Colaboradores das três empresas e convidados ministraram palestras sobre como elaborar um currículo profissional; preparação para seleção e os documentos necessários para admissão; como se comportar em uma entrevista de emprego; construção de textos e redação e ainda sobre onde encontrar cursos preparatórios para o mercado de trabalho. Os jovens que compareceram nos cinco dias do evento receberam o certificado, emitido pela Cootec.

Integrantes do “Arte Cotidiana”, um projeto social fundado e apoiado pela Paróquia Cristo Redentor (que, aliás, a partir de 24 de julho ganhará nova titularidade, passando à Paróquia Nossa Senhora das Graças) aproveitaram a chance de aquisição de conhecimento.

A coordenadora, Claudineia Alves da Silva Cândido, avalia que foi um ganho fundamental para os jovens. Ela conta que eles não sabiam como se vestir, como se comportar e, sequer, o que dizer em uma entrevista de emprego. Hoje, observa, a turma apresenta uma conduta diferente até mesmo no dia a dia. Empolgada, completa Claudineia, a turma compartilha com os colegas tudo o que aprendeu no Workshop. Outro motivo de satisfação, de acordo com a coordenadora do projeto social, é que uma das meninas foi sorteada com um curso que será ministrado pelo Cedup. A garota vem de uma família grande e só teria a possibilidade de frequentar o curso quando conseguisse um trabalho, portanto, mais um proveito para a jovem e, com certeza, para todos que a cercam.

“Foi tudo muito importante. Era uma necessidade que a gente tinha e somos eternamente gratos a estas três empresas por terem nos proporcionado esta oportunidade, por terem incluído o Projeto nesta semana de capacitação”, agradece Claudineia Cândido.

Dia C

O Workshop “Como se preparar para o mercado de trabalho” foi uma atividade alusiva ao Dia de Cooperar 2019. De iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), o objetivo é desenvolver projetos de responsabilidade social, colocando em prática os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.  

O Dia C acaba de completar 10 anos e, de Minas Gerais, já se expandiu para outros estados brasileiros. Segundo a Ocemg, ele já ocorre em mais de mil municípios do país, beneficiando milhões de brasileiros.

No ano passado em Três Pontas, o projeto incentivou a coleta seletiva.

Abaixo, mais algumas fotos do Workshop no Auditório da Cocatrel, Cooperativa que neste 18 de julho completa 58 anos de geração de emprego, renda e desenvolvimento para o Sul de Minas, com foco na melhoria da cafeicultura e na qualidade de vida da comunidade e de seus cooperados. O SintonizeAqui aproveita para parabenizar toda a família Cocatrel e agradecer a parceria!

Previous post

Palestra gratuita na Associação Comercial de TP mostrará como a PNL pode melhorar a sua vida. Participe!

Next post

Estelionato contra Idoso? A pena é em dobro!