Política em Três Pontas

Eleições 2016 – Com a Diplomação, Dr. Luiz Roberto, Marcelo Chaves e Vereadores eleitos estão habilitados a assumir e exercer os respectivos mandatos

Onze horas e trinta minutos. O foguetório foi indício de mais uma etapa concluída dentro do processo eleitoral 2016. Na manhã desta sexta-feira (16), foram diplomados em cerimônia reservada no Fórum “Dr. Carvalho de Mendonça”, em Três Pontas, o prefeito eleito em 2 de outubro, Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD), o vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia (PMDB) e os 11 vereadores que irão compor a Câmara Municipal na legislatura 2017-2020. Também receberam o diploma da Justiça Eleitoral, nove vereadores que tomarão posse em Santana da Vargem.

eleicoes-2016-diplomacao-5-jpg-copy

Juiz Eleitoral, Dr. Cristiano, deseja que eleitos diplomados tenham “sensibilidade social” e olhem pelos mais necessitados

Ao abrir a sessão, o Juiz Eleitoral, Cristiano Araújo Simões Nunes, parabenizou os futuros ocupantes dos poderes Executivo e Legislativo, destacando o desafio que terão diante da crise econômica e ética institucional que o Brasil enfrenta. Desejou que haja sensibilidade social, saindo, então, em defesa de um governo voltado prioritariamente à parcela mais necessitada da comunidade. Dr. Cristiano lembrou que na política pública de hoje, os  verdadeiros direitos do cidadão são muitas vezes ofuscados pela oferta “de um cargo, dinheiro, alimento” – postura que, analisa, deve ser substituída por mais saúde, melhorias na educação e até reorganização do setor de assistência social das prefeituras – por parte daqueles que detêm a autoridade de dar empoderamento a quem de fato precisa. “Somente assim a gente vai melhorar a situação do nosso País”, concluiu.

Em seu discurso, o Promotor de Justiça Eleitoral, Arthur Forster Giovannini, enfatizou que nada melhor que uma nova legislatura para superar a crise ética institucional mencionada pelo Juiz. “Quem entra, tem que entrar pensando no seu dever e principalmente pautar o mandato na impessoalidade. As rivalidades normais e até sadias no decorrer das eleições passam a ser perniciosas após a posse, após o início do exercício do mandato – é preciso deixá-las de lado”, orientou.

eleicoes-2016-diplomacao-7-jpg-copy

Dr. Arthur, Promotor Eleitoral, lembrou a “PEC dos Gastos Públicos” reforçando necessidade de aplicação de recursos em atendimento às reais necessidades do cidadão

Dr. Arthur defendeu que o governo deve ser para todos e olhar com especial atenção para aqueles que mais precisam ser elevados pela administração pública municipal. A saúde ganhou o maior tom na fala do Promotor, justamente por ser o segmento um dos que mais afetam as pessoas carentes e aumentam os gastos públicos. “Aqui em Três Pontas e em Santana da Vargem a preocupação redobra porque os municípios menores são sempre os mais prejudicados na distribuição das verbas. Então, temos que fazer uma gestão inteligente da saúde para que a gente não tenha tantos problemas, tantas ações diuturnamente protocoladas no Fórum buscando medicamentos, transferência de hospitais, ambulâncias”. Dr. Arthur ilustrou a necessidade de intervenção, citando que somente nesta semana por parte do Ministério Público de Três Pontas, foram quatro pedidos formalizados.

Encerrando, colocou o MP à disposição para resolver sem conflitos os problemas que naturalmente surgirem no decorrer do mandato que se inicia dentro de 15 dias.

Para prefeito diplomado, eleitos têm a obrigação de governar para todos, inclusive para os que não votaram neles

eleicoes-2016-diplomacao-9-jpg-copy

No primeiro discurso após Eleições, Dr. Luiz Roberto defende união em nome do bem comum

Emocionado, o prefeito eleito Luiz Roberto Laurindo Dias fez seu primeiro discurso oficial após o pleito de outubro. Começou com agradecimentos e elogios à Justiça, Cartório, enfim, aos servidores do Judiciário envolvidos no processo eleitoral considerado um dos mais tranquilos dos últimos tempos em Três Pontas.

O médico, que estreará no Poder Executivo Municipal, afirmou que a diplomação faz prevalecer a vontade do povo, atestando a lisura do processo. Assim, mandou o recado, afirmando que o ato solene deve “cessar a voz dissonante daqueles que até o momento tentam continuar a disputa eleitoral plantando inverdades e criando um clima de instabilidade em nossa sociedade”.

Dr. Luiz Roberto pregou a união em prol do povo trespontano, principalmente dos mais necessitados dos serviços públicos. “Penso que todos devemos somar e nunca dividir. É hora de esquecermos nossas diferenças partidárias e ideológicas e em nome do bem comum nos perguntarmos: o que eu posso contribuir para ajudar a construir uma cidade e um município melhor?”

Disse ainda que os eleitos têm a obrigação de fazer o melhor para a comunidade, governando inclusive para os cidadãos que optaram pelos adversários vencidos nas urnas.

“Que Deus nos dê sabedoria para bem governar os destinos de nossa cidade em parceria e respeito com aqueles e aquelas que foram diplomados e diplomadas para representar nosso povo no Poder Legislativo de nossos municípios”, registrou o prefeito eleito.

Dr. Luiz Roberto encerrou também com agradecimentos. Desta vez aos advogados Otacílio, Iris, Iran, Monalisa, Abrahão e Melissa que o acompanham na jornada.

Terminados os discursos, o Juiz e o Promotor entregaram os diplomas da Justiça Eleitoral, habilitando os eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos. No diploma consta o nome do candidato, a legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente.

Foram diplomados Dr. Luiz Roberto, Marcelo Chaves e por ordem alfabética os futuros vereadores Antônio Carlos de Lima (PSD), Donizetti Benício Baldansi (PSL), Érik dos Reis Roberto (PSDB), Francisco Fabiano Diniz Júnior (PSL), Geraldo José Prado (PSD), Luis Carlos da Silva (PPS), Luiz Flávio Floriano (PSL), Marlene Rosa de Lima Oliveira (PDT), Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), Roberto Donizetti Cardoso (PP) e Sérgio Eugênio Silva (PPS).

Também os suplentes: Vitor Bárbara (Coligação PDT/PSDB), Luan Donizeti Elias (PSL/PT) e Warlei Vicentini de Oliveira (PR/PP). Sebastião Pacífico (PPS/PSB) e Edson Vitor Nascimento (PSD/PEN/PCdoB) não compareceram.

De Santana da Vargem, receberam os certificados os vereadores eleitos Carlos Cezar Ribeiro (PDT), Expedito Alves de Oliveira (PSD), João Martins Boaventura (PMDB), José Elias Figueiredo (PSL), Luiz Felipe Mendonça Rodrigues (PSL), Renato Teodoro da Silva (PDT), Rodrigo Scalioni Brito (PT), Silmara Girlaine Honório (PSD) e Vitor Eugênio de Souza (PT).

Os suplentes são Marcos Roberto Silva (PDT), Emerson Silva Araújo (PT), Joel Teodoro da Silva (Coligação PTB/PSB), Luiz Otávio Pereira (PSL) e João Lima Filho (Coligação PSDB, PMDB, PSB e PSC).

Nova eleição a caminho 

Não houve diplomação de prefeito e vice-prefeito de Santana da Vargem porque o município terá Eleição Suplementar. Na noite de ontem (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou “provimento ao recurso especial eleitoral do candidato Argemiro Rodrigues Galvão (PDT), que no pleito de outubro recebeu o maior número de votos”. Argemiro teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, devido a contas de seu primeiro mandato, em 2005, receberem parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) e serem rejeitadas pela Câmara de Vereadores daquele município. 

Primeiros vereadores diplomados na Sessão Solene desta sexta-feira: Antônio Carlos de Lima, de Três Pontas e Carlos Cezar Ribeiro, de Santana da Vargem

Marlene Rosa de Lima Oliveira e Silmara Girlaine Honório: únicas mulheres na Legislatura 2017-2020 em TP e SV são homenageadas pela Chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa Guimarães Miari

Músicos trespontanos Oswaldo Duarte e Mauro Marques abrilhantam a cerimônia e na foto seguinte, lugar de honra ocupado por autoridades de TP e SV 

Previous post

Dias de festa: formandos deixam marcas na história da Escola "Coração de Jesus-Objetivo"

Next post

Três Pontas é + legal: consumidor ganha mais tempo para fazer as compras natalinas