Política em Três Pontas

Eleições 2018 – Eleitor deve levar “colinha” para se orientar na hora do voto

Arlene Brito

Neste domingo, dia 7 de outubro, os brasileiros vão às urnas com a missão democrática de eleger 6 candidatos que ocuparão cinco cargos públicos. Além de escolher deputado federal, deputado estadual, governador e presidente da República será necessário votar em 2 nomes diferentes para senadores. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, o segundo voto será considerado nulo.

Cola Eleitoral Cartório Três PontasSomando, neste primeiro turno das Eleições, cada cidadão terá que digitar 19 números e decorar tanta coisa não é tarefa fácil, por isso, a orientação é levar para a cabine de votação uma “colinha”.

Na opinião da chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, a cola eleitoral é um ótimo instrumento de orientação na hora de votar. “É prática e o eleitor consegue seguir tranquilamente a ordem dos candidatos nas urnas que será: deputado federal, deputado estadual, senador, senador, governador e presidente”, reforça. É preciso apertar a tecla verde para confirmar cada voto.

Urnas estão prontas para Eleições em Três Pontas e Santana da Vargem

Em todo o Brasil, a votação começará às 8 horas e será encerrada às 17 horas. As urnas eletrônicas que serão usadas em Três Pontas e Santana da Vargem já receberam carga e foram lacradas.

Urnas Eletrônicas Três Pontas Eleições 2018

Trabalhado de carga e lacração das urnas eletrônicas durou três dias, segundo Cartório Eleitoral de Três Pontas

De acordo com a 273ª Zona Eleitoral, estão devidamente prontas para o pleito 132 urnas que, em Três Pontas, serão distribuídas pelos 16 locais de votação. Já os eleitores de Santana da Vargem contarão com 19 urnas eletrônicas, em 3 locais de votação.


Sintonize mais: Eleitores De Belo Horizonte E Cidades Onde A Biometria Não É Obrigatória Poderão Votar Normalmente


“A carga das urnas foi feita pelos servidores do Cartório Eleitoral. O trabalho durou três dias, de 28 a 30 de setembro, e foi fiscalizado pela juíza Eleitoral e Ministério Público de Três Pontas. Ao receber a carga, as urnas passaram a conter os dados dos candidatos, fotos e também informações dos eleitores de cada seção”.

Não às mentiras

A chefe de Cartório Eleitoral de Três Pontas pede que as  pessoas  não confiem em mensagens que circulam pela rede sem verificar a  integridade das informações. “Estão circulado muitas mensagens falsas, chamadas de ‘fake news’, tentando tirar a credibilidade da Justiça Eleitoral e confundindo o eleitor”, alerta Maria Rosa Guimarães.  

Veja o passo a passo do voto – 1º turno Eleições 2018 

 

 

Previous post

Doe um brinquedo - Dia das Crianças no TOC chega com festa e coleguismo

Next post

Projeto de Língua Portuguesa é promovido na Escola Jacy Gazola em Três Pontas