DestaquesPolítica em Três Pontas

Eleições 2018 – Estão abertas as inscrições para quem quer ser mesário voluntário Atualmente a Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 180 mil mesários voluntários inscritos

Eleições Cartório Eleitoral Três Pontas MG

Candidatos voluntários de Três Pontas podem se inscrever no Cartório Eleitoral da cidade (Foto: arquivo)

Os eleitores com mais de 18 anos podem se inscrever para atuar nas Eleições 2018 como mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE preenchendo uma ficha, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito. Em Três Pontas, o cartório eleitoral fica na Rua Santana, 4 – Centro. O interessado pode se inscrever também pelo Disque-Eleitor (148).

A função do mesário é de extrema importância para o andamento das eleições: compete a ele, dentre outras atribuições, zelar pela integridade da urna eletrônica, pela legitimidade do processo eleitoral e pela ordem na seção de votação.

Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 180 mil mesários voluntários inscritos. Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais de Minas. A maioria dos cartórios eleitorais está agora em fase de recrutamento dos que vão atuar nas Eleições. Os mesários serão nomeados e convocados pessoalmente, por carta ou por e-mail, entre dois e três meses antes das Eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. Nas semanas anteriores ao pleito, serão feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função. Em Três Pontas, as cartas convocatórias já estão sendo entregues pelos Correios.

imagem eleições 2018 urna eletrônicaQuem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado.

São impedidos de trabalhar como mesários, segundo o Código Eleitoral, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, aqueles que trabalham na Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos.

Em 2016, último ano eleitoral, o número de mesários voluntários era de aproximadamente 80%. Para as Eleições 2018, a expectativa é que o número se mantenha. Para isso, a Justiça Eleitoral tem feito campanhas convidando os eleitores a se inscreverem como mesários voluntários.

(Fred Gandra – Cartório Eleitoral de Três Pontas)

 

Notícia anterior

Festa do Padre Victor vai gerar dados importantes para o Projeto “Turismo Religioso” de Três Pontas

Próxima notícia

Público já pode votar no Concurso de Maquetes disputado por alunos de Três Pontas