Educação, Cultura e Lazer

Público já pode votar no Concurso de Maquetes disputado por alunos de Três Pontas

Arlene Brito

Casa da Cultura Três Pontas fachada pjg

Exposição das maquetes acontece até sexta-feira (10), na Casa da Cultura “Alfredo Benassi” (Foto: Hecio Rafael)

Durante meses alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Três Pontas pesquisaram e desenvolveram nos mínimos detalhes – caprichosamente – maquetes que retratam importantes patrimônios da cidade. Verdadeiras obras de arte, 10 delas chegaram à Casa da Cultura “Alfredo Benassi” onde ficarão expostas até a próxima sexta-feira (10). São finalistas de saudável disputa e caberá ao público escolher a grande vencedora na Categoria A e na Categoria B, acessando o link gg.gg/cantoaberto já disponível para a votação.

Na opinião do secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Alex Tiso Chaves os trabalhos ficaram lindos, surpreendentes. Ele analisa que o Concurso de Maquetes, ação muito bem realizada pelas escolas, contribui para o entendimento cultural das crianças trespontanas. “Os estudantes buscaram informações sobre pontos turísticos, pontos de referências da cidade; pesquisaram como tudo se deu em torno desses patrimônios e o valor histórico de cada um desses locais. Além do conhecimento, o trabalho promoveu interação dos alunos, já que as escolas envolveram várias turmas de diferentes níveis educacionais e agregaram valores com a participação de professores, pais, colaboradores”, conta respirando fundo, mecanismo que cita ser de pura felicidade.

Imagem Alex Tiso secretaria Cultura

Secretário de Cultura de TP, Alex Tiso destaca empenho das escolas participantes e valores promovidos pelo Concurso

O secretário explica ainda que além de destacar a memória de Três Pontas, de propagar cultura e de impulsionar integração, o Concurso motiva também para questões ambientais. Segundo Alex Tiso, o uso de material reciclável era uma das exigências contidas no Regulamento.

“Convido a todos para que venham conhecer um pouco da nossa história em maquetes”, termina.

A Casa da Cultura “Alfredo Benassi” fica na Rua Barão da Boa Esperança,  45 – Centro e as maquetes poderão ser prestigiadas quinta (9) e sexta (10), das 11 às 17 horas.

Pela Categoria A concorrem as escolas estaduais Cônego José Maria e Professora Maria Augusta Vieira Corrêa; as municipais Professora Nilda Rabelo Reis – Caic e João de Abreu Salgado e a particular Colégio Travessia. 

Pela Categoria B, disputam as estaduais Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves e Prefeito Jacy Junqueira Gazola; já as particulares são Colégio Travessia e Escola Coração de Jesus-Objetivo.

Música Três Pontas

No sábado, as duas maquetes vencedoras serão anunciadas na Praça Cônego Victor, a partir das 19h30min, local que abrigará a I Semana Artística Canto Aberto de Arte e Cultura, evento que será aberto amanhã (9), também às 19h30min. As escolas classificadas em 1º lugar receberão premiação em dinheiro, além dos troféus “Cláudio Veiga de Brito” e “Wanda Rezende Carneiro”. 

O Concurso é um dos segmentos do I Festival de Interpretação Canto Novo de Três Pontas, que acontece também nas modalidades Fotografia, Poesia e Interpretação Musical. Este projeto – assinado pela Prefeitura Municipal, através da SMCLT, envolve exclusivamente a rede de ensino da cidade.


Sintonize mais: Confira aqui quais são as bandas escolares e alunos classificados nas modalidades Fotografia e Poesia do Festival Canto Novo 


 

Previous post

Eleições 2018 - Estão abertas as inscrições para quem quer ser mesário voluntário

Next post

Trespontanos se preparam para noite de Festival Local de Música “Da Casa”