Política em Três Pontas

Eleições 2018 – Mentira: urna eletrônica processa os votos antes de o eleitor apertar a tecla confirma pela última vez

A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica. A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo.

Votação na urna eletrônica modelo 2008

Votação na urna eletrônica modelo 2015

Técnico de edição explica montagem em vídeo

(Justiça Eleitoral / Colaboração: Cartório Eleitoral de Três Pontas)

Previous post

Clubes de Rotary participam de Seminário em Três Pontas; jovens encaram prova seletiva para Intercâmbio

Next post

Eleições 2018 – Cartório Eleitoral prepara urnas eletrônicas que serão usadas em Três Pontas e Santana da Vargem no 2º turno