Política em Três Pontas

Eleições 2018 – Mesários que atuarão em Três Pontas e Santana da Vargem passam por treinamento

Arlene Brito

Aproximadamente 240 trespontanos e outros 30 cidadãos de Santana da Vargem participaram de um treinamento aplicado pela Justiça Eleitoral, através do Cartório Eleitoral de Três Pontas. São voluntários que desenvolverão importante papel nas Eleições Gerais de outubro, atuando como mesários nos dois municípios sul-mineiros. Juntas, as localidades somam 49.977 eleitores que deverão comparecer às urnas para eleger deputado federal, deputado estadual dois senadores, governador e presidente da República. O primeiro turno acontece em 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28.

A capacitação foi realizada no Auditório da Cocatrel, Centro de Três Pontas. Na abertura, a juíza Eleitoral, Dra. Aline Cristina Modesto da Silva, agradeceu a presença dos mesários, ressaltando a importância do trabalho consciente, comprometido e isento de todos os envolvidos no processo eleitoral, “notadamente no momento em que se observa, de um lado, o fortalecimento da democracia e, de outro, o acirramento dos ânimos dos eleitores, não raras vezes, fomentado por notícias falsas que são plantadas e divulgadas pelos diversos meios de comunicação, especialmente em redes sociais”.

A juíza destacou ainda a importância de uma postura firme e respeitosa no dia das Eleições, coibindo-se eventuais abusos, observando a lisura do pleito, o sigilo do voto, bem assim respeitando os direitos fundamentais do eleitor, com enfoque naqueles que são portadores de necessidades especiais, idosos, grávidas ou que estiverem em situação de vulnerabilidade, organizando-se a fila e zelando pelas preferências legais.

Dra. Aline Cristina também falou sobre a segurança das urnas eletrônicas que “vem para conferir credibilidade e legitimidade ao processo eleitoral brasileiro”.

Por fim, a juíza Eleitoral esclareceu que visitará todos os locais de votação e estará à disposição dos mesários, com apoio de toda a equipe da Justiça Eleitoral.

Promotoria de Justiça Três Pontas Dra. Ana Gabriela

“(…) vivenciamos um período eleitoral de eleições gerais com ânimos muito acirrados e agravados em razão do rápido compartilhamento de notícias falsas, as fake news” (Dra. Ana Gabriela – promotora Eleitoral – Foto: arquivo)

Quem também deu boas-vindas ao público que, espontaneamente, se colocou à disposição da Justiça Eleitoral e da comunidade, foi a promotora de Justiça Eleitoral, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha. Ao agradecer a participação dos mesários, analisando que são fundamentais para o êxito dos trabalhos eleitorais, ela ressaltou que “um regime democrático passa pela contribuição diária e constante de todos os cidadãos”.

Pela representante do Ministério Público foi destacada a importância dos mesários manterem a serenidade e, mesmo os já experientes, ouvirem e estudarem atentamente todas as instruções da Justiça Eleitoral. “Além das novidades nos procedimentos, vivenciamos um período eleitoral de eleições gerais com ânimos muito acirrados e agravados em razão do rápido compartilhamento de notícias falsas, as fake news”, alertou. 

A fim de que possam ser evitados tumultos e adesão a nocivas teorias conspiratórias, Dra. Ana Gabriela orientou para que os fiscais de partido/coligação sejam vistos como parceiros que auxiliam na transparência e na confiabilidade dos procedimentos realizados. Defendeu, então, que eles tenham amplo acesso à zerésima (documento emitido antes da votação que comprova a inexistência de votos armazenados na urna eleitoral) e ao boletim de urna (documento emitido ao final da votação com registros de todos os votos coletados na seção).  

A Promotoria Eleitoral salientou que realizará, com uma equipe, ações fiscalizatórias durante todo o dia da votação, que visitará as seções eleitorais e estará à disposição de todos os mesários.

Recordar e aprender

As Eleições Gerais deste ano trazem muitas singularidades. Uma delas é o Título Digital, acessível por meio de um aplicativo no celular. Outra inovação, é a identificação biométrica, válida para eleitores que cadastraram seus dados junto aos cartórios eleitorais de suas zonas de votação.

Treinamento ficou a cargo da chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa Miari. Juíza e promotora Eleitoral da Comarca, Dra. Aline e Dra. Ana Gabriela, também esclareceram vários pontos no encontro com os mesários

Estes foram alguns assuntos abordados pela chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, durante o treinamento. “Além das novidades, relembramos várias ações comuns ao pleito. Três Pontas e Santana da Vargem podem se orgulhar porque nós contamos com mesários e presidentes de seções eleitorais responsáveis. A maioria trabalha nas mesmas seções há muitos anos. A experiência, o conhecimento aliados à boa vontade geram a cada eleição resultados positivos quanto à organização, agilidade e idoneidade do processo. Deixo a cada um deles, nosso obrigado e reconhecimento sobre o papel fundamental que desempenham”, registra Rosa Miari.

O treinamento teórico aconteceu na terça e quarta-feira (11 e 12). A equipe também passou pela capacitação prática, no sábado e domingo (15 e 16), feita no galpão do Cartório Eleitoral.

(Fotos do treinamento cedidas pelo Cartório Eleitoral de Três Pontas)

Previous post

Atletas trespontanos vencem etapa da Copa Casca Grossa de MTB no Sul de Minas

Next post

Sebrae divulga finalistas mineiros do Prêmio Prefeito Empreendedor