OutrosPoliciais

Em nome da gentileza, alunos de Teatro participam da Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas

Guarda Civil Municipal de Três Pontas realiza Semana Nacional do Trânsito 4

Gentileza também é assunto na Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas (Foto: Lagoinha)

A Guarda Civil Municipal de Três Pontas iniciou na manhã desta quinta-feira (20) as comemorações da Semana Nacional do Trânsito. Uma carreata, saindo do alto da Avenida Ipiranga, percorreu várias ruas da Cidade, chamando a atenção da população para a importância do respeito às leis de trânsito e ainda para a adoção de práticas gentis no convívio de todos os atores do setor, ou seja, condutores, ciclistas, passageiros, pedestres. Tudo isso em nome de um trânsito seguro para todos.

Nas várias ações programadas até 16 de setembro, uma será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Alunos da Oficina de Teatro – que tem à frente Marita Duarte – vão divulgar e demonstrar ao vivo algumas maneiras das pessoas serem corteses enquanto usufruem das vias.

A intervenção será feita nas praças Dr. Tristão Nogueira (Fonte) e Cônego Victor no próximo dia 8, das 8 às 15 horas. A Operação Faixa de Pedestre também será chamada Sinal Verde para a Gentileza – Qual é o seu exemplo?

De acordo com a Secretária de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, Débora Andrade, o apoio à Guarda Civil Municipal atende a uma necessidade percebida até mesmo pela Administração. “Precisamos fazer algo urgente para melhorarmos o trânsito no sentido de plantar a semente da educação, da paciência, do respeito ao outro. Por meio da Oficina de Teatro encontramos uma forma divertida e atrativa de transmitirmos a mensagem de que cada um é responsável pela segurança e pela gentileza no trânsito. Se conseguirmos que um condutor, um passageiro, um pedestre entenda e mude seus hábitos terá sido válido”, comenta a Secretária.

Débora Andrade antecipa que ensinar o pedestre a atravessar a rua pela faixa e os motoristas a cederem a vez, parando seus veículos, estarão entre as encenações.

Além das lições sobre gentileza, serão assuntos durante a Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas os Perigos do Uso do Cerol e Linha Chilena; Direção Defensiva, Resgate e Pronto Socorrismo, Transporte de Trabalhadores Rurais. As ações serão concretizadas em palestras, curso, concursos de frases e redação, passeata, caminhada, blitz educativa, passeio ciclístico e torneio de pipa.

Guarda Civil Municipal de Três Pontas realiza Semana Nacional do Trânsito 5

Até 16 de setembro, várias atividades serão desenvolvidas no Município para sensibilizar os atores do trânsito e, assim, ser garantido a todos o direito de ir e vir em segurança (Foto: GCM-TP)

A Semana

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada de 18 a 25 de setembro, “com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a ‘valorização da vida’ focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”.

Em Três Pontas, a proposta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é colocada em prática antecipadamente para não coincidir com as festividades do Aniversário de Morte de Padre Victor, em 23 de setembro. Isto porque na data, o grande movimento de devotos e romeiros demanda maior envolvimento das autoridades locais, dentre elas, a Guarda Civil Municipal. 

Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Previous post

Escolas do Legislativo do Sul de Minas participam de Plenária Regional em Pouso Alegre

Next post

Benção em Ação de Graças abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae de Três Pontas