Educação, Cultura e Lazer

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas completa 50 anos e será no sábado (11)

Sábado, 11 de janeiro. Nesta data será realizado um evento que há meio século movimenta considerável parcela da comunidade trespontana e que se tornou um dos marcos culturais do município: o Encontro das Folias de Reis.

As apresentações acontecerão na Praça Cônego Victor, logo após a Missa das 18h30min, a ser celebrada na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. “As Companhias de Reis poderão participar da celebração religiosa”, informa a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, agradecendo o acolhimento do pároco Cônego José Douglas Baroni.

Ainda de acordo com a Secretaria que é responsável pela organização do Encontro, estarão no palco nove Folias, uma Congada e um Moçambique. A festa será encerrada por uma convidada vinda de Varginha. (Veja relação abaixo). Cada grupo terá 15 minutos para mostrar todo o talento de seus integrantes, incluindo apresentação, agradecimento e o famoso “corta jaca” dos marungos.

O 50º Encontro das Folias de Reis de Três Pontas será conduzido pelo locutor João Batista Martimiano.

Folia de Reis se apresenta durante 49º Encontro, em Três Pontas

Patrimônio

Desafiando a mudança de mentalidade dos mais jovens em relação aos costumes, alguns poucos grupos ainda são vistos, cada um percorrendo determinada região. A cidade chegou a ter 30 Companhias de Reis, número que caiu significantemente com o passar do tempo. 

Com o objetivo de incentivar a peregrinação, em 2018 a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 4.224. Promulgada por Luis Carlos da Silva, então presidente da Casa Legislativa, a Lei possibilitou o tombamento das festas e celebrações da Folia de Reis trespontanas. Assim, a Folia de Reis passou a ser reconhecida como um patrimônio imaterial do município.

A intenção é assegurar o repasse de recursos que apoiem os grupos na confecção das fardas, compra e manutenção dos instrumentos, enfim, é garantir o suporte para a peregrinação que acontece de 24 de dezembro a 6 de janeiro e para a participação no Encontro anual. 

Troféu

Cada Folia que cumprir algumas determinações receberá R$ 1 mil como auxílio financeiro, pagos através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. Uma das exigências é ter no mínimo 20 componentes, cinco a menos do que o determinado em 2019.

O troféu será outra forma da Prefeitura reconhecer o esforço das Companhias mas, diferentemente de edições anteriores, esta recompensa será entregue em data a ser agendada – e não no decorrer do evento de sábado (14).

Folia de Reis Tradição Religiosa

Parte dos integrantes da Folia de Reis Caminho de Belém, que percorre os bairros Cidade Jardim, Eucalipto, Santa Marta (Foto: arquivo)

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas – 50 anos
14 de janeiro – Praça Cônego Victor
Após a Missa das 18h30min (Matriz d’Ajuda)

  • Companhia de Reis São Cristóvão
  • Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim
  • Companhia de Reis Santa Clara
  • Companhia de Reis Caminho de Belém
  • Companhia de Reis Mãe Rainha
  • Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos
  • Companhia de Reis Família Dias
  • Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria 
  • Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças
  • Congada Nossa Senhora do Rosário
  • Moçambique
  • Companhia de Reis Nossa Senhora da Guia (Varginha)

Previous post

Apae de Três Pontas anuncia o primeiro brechó do ano

Next post

Se precisar, conte com a farmácia e a drogaria de plantão em TP