Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

Sucesso da I FECCOR deve tornar evento permanente na Escola Coração de Jesus-Objetivo, em TP

Arlene Brito

“Achei muito bom, importante. Essa Feira tem que acontecer sempre porque interage crianças, pais e Escola. Visitei todos os trabalhos, estavam muito bonitos, perfeitos”. A opinião é de José Carlos Dias Júnior, pai da pequena Bianca Kely, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Coração de Jesus-Objetivo, em Três Pontas. E ele se refere à I Feira Cultural do Coração de Jesus (FECCOR) realizada na manhã de sábado (24). O evento atraiu grande número de visitantes e mostrou à comunidade um pouco do trabalho cotidiano realizado pela instituição de ensino, fundada em 1905 e que está presente na cidade há 91 anos.

Fanfarra

O público foi recebido por uma equipe sorridente e pelos integrantes de um dos grandes orgulhos da Escola: a fanfarra, comandada pelo professor Helbert Gama. O grupo encantou, espalhando alegria pela praça florida. Talentosos, os alunos seguiram um repertório surpreendente, para se ter ideia, até com “Where do we go now”, clássico de Guns N’Roses e “Hotel California” (Eagles).

Música pelo Ensino Fundamental

Música, uma das disciplinas aplicadas na Escola Coração de Jesus-Objetivo, esteve presente na Feira também por meio de apresentação do 5º ano. Representando todo o Ensino Fundamental e sob as coordenadas da professora Marly Oliveira, a turminha deixou transparecer que sabe aproveitar a oportunidade, honrando o aprendizado.

Concluídas as apresentações musicais, os visitantes tiveram acesso a inúmeras e diversificadas atividades. Dona Maura Aparecida Tavares tem estreita ligação com a Escola. É ex-aluna. “Vi na sala das Memórias do Coração, os uniformes – comum e de gala – que usei, vi o livro de ATA, as letras das Irmãs… achei sucesso total”, disse.  

Durante todo o evento, muitas gentilezas

Além dela, os filhos também estudaram lá, uma compõe o quadro de professores e a sequência vem agora com as netas Fiorela e Valentine. “Achei tudo lindo, de extremo bom gosto. Essa Feira é muito bem-vinda porque as crianças se entusiasmam para fazer os trabalhos. A Feira está completa e participativa. Tudo acompanha uma evolução, a Escola está muito bem preparada”, registrou dona Maura.

Quem também estava visivelmente emocionada era a diretora Maria Laura Campos Mendonça. “Este é o resultado de um trabalho coletivo, envolvendo toda a parte humana da Escola: funcionários, alunos, professores, pais – todos participaram. São bênçãos mesmo do nosso Coração de Jesus… Tem que ver porque não dá nem para expressar a qualidade dos trabalhos, então, estão todos de parabéns”, comentou a diretora, sorridente. 

Conteúdo exige criatividade, planejamento, dedicação, união

A I FECCOR se tornou um evento diferenciado em Três Pontas, à medida que englobou todas as disciplinas aplicadas no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação Infantil sob responsabilidade do “Coraçãozinho-Objetivo”.

Diretoria e professores explicam que houve cuidadosa preparação e que todo o material exposto foi construído pelos alunos, tornando o aprendizado significativo. Todo o processo, dizem os educadores, leva crianças e jovens à tomada de decisões, à valorização de ações em equipe e até mesmo à elevação da autoestima, ao reconhecimento de capacidades. 

Personalidade em “Estátua Viva”

Por toda a manhã, o clima na Escola foi de euforia, de integração e teve até muita torcida. Estátuas vivas de personalidades atraíram olhares, despertaram curiosidade. Vestidos e maquiados a caráter – meio a ricos detalhes – alunos do Ensino Médio deixaram de “queixo caído” até a professora de História, Juliana.

Na sala multimídia foram exibidos 16 clipes musicais elaborados por estudantes do 6º ao 9º ano, intermediados pelo professor de Educação Física, Helbert Gama. As crianças tiveram a oportunidade de transmitir diversas mensagens e contaram com o fundamental apoio dos pais na idealização e colocação da dinâmica tarefa em prática.  

Mais, muito mais…

Arte: O rosto da criança brasileira

Pintura em Tela – alunas do 4º e do 5º anos. As obras, ideia da professora Vânia, exploraram os temas “Brincadeira de criança” e “O rosto da criança brasileira”. Foram expostos ainda Ficha Literária e Registro do Livro Folclore.

Na sala 13, mais Arte. Mostra de instrumentos de Sucata (1º ao 5º ano), Arquitetura: tipos de moradia (6º ano), Robotarium e seres imaginários – robôs e poder criativo com esses seres (7º ano) e O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista (8º, 9º e 1º ano do Ensino Médio) chamaram a atenção. Tudo muito bem explicadinho pelas professoras Marly e Madalena Tavares.

Obras de Vicent Van Gog e de Wassily Kandisky estiveram representadas pelos alunos do 1º ano B. Os trabalhos fizeram parte da disciplina Artes Visuais, escolha da professora Renata.

Bonecos personalizados com uniformes da Escola

Memórias do Coração – 9º ano, professora Roselene. Na atividade de Língua Portuguesa foram apresentadas aos visitantes Fotos e atividades da Escola, Fotos antigas até a atualidade, Curiosidades. Chamaram a atenção de maneira diferenciada os bonecos personalizados com uniformes usados na Escola desde o tempo das freiras.

Quem visitou a sala 3 se deparou com a Natureza e Cultura e pode conhecer um Brasil de muitas espécies, além de Compreender a importância das espécies e biomas e as relações da vida humana com a paisagem. Os trabalhos foram assinados pelos alunos do 1º ano A, professora Juliana.

Priscila, Rafaela e Vanessa são professoras de Língua Portuguesa e Literatura. Com estudantes do 5º , 8º, 9º anos e do Ensino Médio, elas trabalharam os Livros: Uma Aventura dos Sonhos e Um Mistério Inesperado, além de Diversidade literária do Brasil: Literatura de Cordel e Porque literatura não é uma ideia. Literatura é linguagem.

Brincando com a Matemática

Rosana e Tatiana fazem questão de quebrar paradigmas e mostrar que a disciplina que lecionam é muito legal. Escolheram o tema “Divertindo com a Matemática”. Matemateco, Brinquedos recicláveis, Sólidos geométricos, Frações, Escalas, Polígonos estrelados (mandalas) compuseram as apresentações dos alunos do 4º, 5º e 8º anos e ainda do 3º A e 3º B.

As amigas Beth e Liliane são as responsáveis pelas aulas de Inglês na Escola Coração de Jesus-Objetivo. E elas propuseram do 1º Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio o desafio: “What a wonderful word”, cumprido com esmero.

A ideia lançada pelo professor Lúcio foi acatada com bom grado e os jovens do 1º ao 3º ano do Ensino Médio movimentaram a sala 7 com Experimentos de Física com materiais de baixo custo.

Ciências da Natureza

4º ano: Os pequenos cientistas, 5º ano: Instrumentos utilizados para observação do espaço, 6º ano: jogos educativos-sustentabilidade, 7º ano: Fototropismo, germinação de sementes e condução de seiva, 1º ano Ensino Médio: Modelos atômicos, 2º ano Ensino Médio: Classificação Vegetal e osmose em células vegetais, 3º ano Ensino Médio: Zoologia animal, Fermentação. Estes foram assuntos amplamente estudados, pesquisados e abordados na FECCOR, sob orientação das professoras Patrícia, Rosiely e Rosiene que lecionam Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química).

Divertida foi a Apresentação de brinquedos e brincadeiras construídos pelos alunos do 2º A e do 2º B, das professoras Lisa Paula e Débora. Teve perna-de-pau, teve vai-vem, teve corda e amarelinha…

Um amor de Coraçãozinho

Cada turma em sua respectiva sala de aula mostrou quanta coisa boa se aprende na Escola “Coraçãozinho-Objetivo”. Formas, cores e identidade (Matemática – Infantil 1, fase1), Jeito de viver na floresta (Natureza e Cultura – Infantil 1, fase 2), Índios, os primeiros habitantes do Brasil (Linguagem – Infantil 2) e Canto, conto e encanto (Linguagem – Infantil 3) foram temas trabalhados com os pequenos pelas “Tias” Jaqueline e Keila, Juliana e Flávia, Gi e Elisamara, Laís e Paula.

Ação solidária 

Doações voluntárias para a Santa Casa de Três Pontas

Visitantes atenderam à uma sugestão da diretoria e doaram produtos de limpeza. A arrecadação será entregue ao Hospital São Francisco de Assis, de Três Pontas. 

Registro

Fotos, inclusive dos “bastidores” da I FECCOR podem ser apreciadas no Facebook da Escola. O endereço é https://www.facebook.com/escolacoracaodejesus110/


Sintonize mais: Em 2018, Feccor em forma de Gincana!


 

Previous post

Hoje é Dia de São João! E tem festa em TP nesta manhã!

Next post

Inscrições abertas para o 3º Encontro Sul-Mineiro de Danças Orientais