Copa do Mundo inspira Escola Coração de Jesus a realizar gincana
Arlene Brito
Somando 5.220 pontos, a Equipe Azul se sagrou a campeã da Gincana Cultural, Esportiva e Solidária – evento que movimentou ainda mais a Escola Coração de Jesus-Objetivo, instituição de ensino que se destaca em Três Pontas e região pela competência do quadro de educadores e, entre outros diferenciais, pela completa estrutura física. Em segunda colocação ficou a Equipe Amarela com 4.680 pontos.
A Gincana foi elaborada para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social dos alunos. Com muito empenho, os coordenadores selecionaram provas que envolveram também os pais e até mesmo a comunidade local. No decorrer da semana, as equipes batalharam para cumprir vários desafios e no sábado (23), as disputas finais lotaram as arquibancadas da quadra coberta, em uma manhã divertida iniciada com apresentação da Banda da Escola.
Meio à torcida Azul estava Ana Lúcia Vicentini Rabello. Mãe de Caio, ela empunhava cartazes, gritava “vai, vai” e aplaudia com fervor cada cumprimento de tarefa das turmas que compuseram a equipe, num total de 211 estudantes. “A Gincana envolveu toda a família. Pais e filhos, com certeza, ficaram mais unidos. O Caio, por exemplo, quis fazer essas bandeirinhas, cartazes e eu passei a semana toda ajudando. Ele quis pintar os bracinhos e lá fomos nós ajudar. A Escola, promover esta interação, esta união é muito importante”, comentou.
Vários familiares de Ana Lúcia estudaram na Escola Coração de Jesus. A qualidade do Sistema Objetivo de Ensino e a história do estabelecimento, com nada menos que 114 anos de experiência, pesaram na hora da matrícula. Caio está no 2º ano do Ensino Fundamental.
Do outro lado, na torcida Amarela, que agrupou 213 alunos, Edoval Vitor Claro Silva defendia os interesses dos filhos Tomás e Lívia que estão no 5º e no 2º ano, respectivamente. Sempre presente, ele participa das atividades promovidas pela Escola, sejam elas cotidianas ou em datas especiais. “Estas ações são muito importantes porque as crianças interagem, melhoram a comunicação com os amigos. Aqui somos única família, por isso, tudo aqui dá certo”, comentou para ilustrar que, Azul ou Amarelo, todos sairiam dali vencedores.
Sobre escolher a “Coração de Jesus” para conduzir a Educação até os filhos, Edoval resumiu: “minha esposa Gláucia estudou aqui. É uma Escola conceituada, é indicada”.
Criatividade, entrega total!
Em época de Copa do Mundo, as equipes estudaram sobre os países participantes e tiveram, por exemplo, que apresentar bandeiras das nações temas, passar pela prova de conhecimentos gerais sobre a disputa do momento e até de embaixadinhas.
Com muita criatividade e dedicação, os alunos cumpriram várias outras tarefas arrancando risos, aplausos e suspiros de orgulho dos torcedores.
Pelo próximo – Escola tem responsabilidade social!
Enquanto ressaltava valores importantes para a formação de capacidades morais, intelectuais e sociais, meta embutida na Gincana, a Escola praticava responsabilidade social.
Desta vez, os beneficiados são idosos que residem na Vila São Vicente de Paulo. Para eles, as equipes Azul e Amarela conseguiram 15.000 fraldas, entregues na quinta-feira (21). O volume dará para aproximadamente três meses, gerando tranquilidade para cuidadores e economia para a instituição assistencial.
Sintonize mais: Veja aqui como foi a entrega de 15.000 fraldas geriátricas à Vila, por alunos da Escola Coração de Jesus-Objetivo
No ano passado, em 24 de junho, a Escola realizou com semelhante sucesso a I Feira Cultural do Coração de Jesus (FECCOR). O evento se diferenciou de outras feiras escolares da cidade ao englobar todas as disciplinas aplicadas no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação Infantil sob responsabilidade do “Coraçãozinho Objetivo”.
Diretoria e professores explicaram que houve cuidadosa preparação e que todo o material exposto à visitação pública havia sido construído pelos alunos, tornando o aprendizado significativo. Todo o processo, disseram os educadores, levou crianças e jovens à tomada de decisões, à valorização de ações em equipe, à elevação da autoestima e ao reconhecimento de capacidades.
Em 2018, a Feira Cultural veio em forma de Gincana inspirada pela Copa do Mundo Fifa. Aliás, hoje (27) o Brasil enfrenta a Sérvia, às 15 horas. Então, “mostra tua força, Brasil, e amarra o amor na chuteira, que a garra da torcida inteira, vai junto com você, Brasil” rumo às oitavas de final!!!
Sintonize mais: I FECCOR: sucesso total!