OportunidadesOutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Frutas e hortaliças puras, palestras, praça de alimentação e Yoga, artesanato e música: está chegando a 1ª Feira Agroecológica de Três Pontas

Neste sábado (8), acontecerá a 1ª Feira Agroecológica de Três Pontas, das 17 às 21 horas, na Praça do Centenário, no Centro da Cidade. O evento contará com o apoio da Prefeitura e dará à comunidade a oportunidade de comprar frutas e hortaliças puras, ou seja, cultivadas sem agrotóxicos, livres de produtos químicos.

Realizada pela Associação de Agricultores Agroecológicos do Grupo RAES – Rede de Agroecologia e Economia Solidária (CooperRAES), a Feira trará várias outras atrações, tais como, palestras sobre alimentação saudável. Uma praça de alimentação atenderá ao público, que poderá ainda apreciar o trabalho dos talentosos e criativos artesãos do Município. No final de tarde, início de noite voltados à qualidade de vida será ministrada aula de Yoga e, como a Feira surge na “Capital da Música”, para essa marcante característica local será montado o palco livre; as cantoras Isabela Morais e Amanda Rissi já confirmaram presença.

Membro da CooperRAES, Osvaldo Junior explica que a Associação nasceu do encontro de agricultores durante o Curso de Introdução a Sistemas Agroflorestais (SAF). A capacitação teve à frente o Instituto Numes – Núcleo do Marolo e Economia Solidária, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) / Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Lavras (ESF) e foi concretizada no Sítio Campestre, em Três Pontas, no mês de outubro. “O desejo de produzir de forma sustentável e sem agrotóxico reuniu o grupo. A partir do curso a turma passou a fazer reuniões regulares e deu início às implantações de Sistemas Agroflorestais (SAF) primeiramente na cidade de Três Pontas, depois em Varginha e em Fama”, conta Osvaldo.

O sistema de plantio agroflorestal foi desenvolvido pelo agricultor e cientista suíço Götsch.  Na técnica os princípios e práticas podem ser aplicados a diferentes ecossistemas, sendo a produção de alimentos saudáveis combinada com o plantio de árvores. Recuperação da fertilidade do solo, melhoria no controle de pragas e doenças e o ganho financeiro através do oferecimento de produtos agrícolas e florestais estão entre os benefícios.

Além de prestigiar a Feira deste sábado e levar para casa produtos naturais você pode acompanhar o trabalho da CooperRAES pelo seguinte endereço: https://www.facebook.com/cooperraes/

Previous post

Micro e pequenos empresários ganham oportunidade de conquistar novos clientes participando da Expocafé

Next post

É A Sua Chance: Hospital de Três Pontas vai rifar 2 motos para único ganhador