Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Greve dos Caminhoneiros – Três Pontas está sem combustível, sem gás de cozinha, muda esquema da coleta de lixo e população corre para supermercados

Arlene Brito/Jessica Mesquita Silva

Fila de carros para abastecer gasolina em Três Pontas

Motoristas precavidos enfrentaram filas nos postos de combustíveis de Três Pontas onde hoje (24) as bombas de gasolina, etanol, diesel estão vazias (Foto: Sávio Martins)

A greve dos caminhoneiros chega ao quarto dia e os reflexos da paralisação que vem ocorrendo em praticamente todas as regiões do Brasil já começam a ser sentidos em Três Pontas. O SintonizeAqui entrou em contato na manhã de hoje (24) com quatro postos de combustíveis e a informação é que a cidade está desabastecida. Esgotaram-se gasolina, etanol, diesel. A orientação é que os motoristas economizem, já que não há previsão de término das manifestações dos caminhoneiros.

Com a greve geral, eles querem a queda no preço do óleo diesel e também a aprovação do projeto de lei nº 528/2015, que cria uma política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas. Ou seja, com o projeto, será estabelecido o piso de frete de combustíveis. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, atualmente, o projeto de lei está sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões.

Não há gás de cozinha à venda nas distribuidoras da cidade (Ilustrativa Net)

Outro setor que registra falta de mercadoria para atender à comunidade trespontana é o de distribuição de gás de cozinha. Na noite de ontem (23) filas se formaram nas portas das lojas e os estoques se esgotaram rapidamente. A procura pelos botijões ainda é grande e alguns distribuidores optaram em comunicar pelas redes sociais que não têm ideia de quando poderão anunciar a chegada do produto.

Acostumados à comodidade de receber em casa as compras feitas em lojas de conveniência, os trespontanos podem se preparar. A tendência é a suspensão ou restrição do serviço.

Corrida aos supermercados

Um movimento fora da média para a data foi registrado em pelo menos dois supermercados de Três Pontas nesta quinta-feira. “As pessoas se assustam com os comentários, ficam com medo de faltar itens de primeira necessidade e muitas vezes querem comprar produtos de forma exagerada, sem pensar primeiro”, observa um supermercadista. Ele fala que, em sua empresa, com exceção do gás de cozinha que acabou ontem, ainda há estoques em todos os setores e que, no momento, não há risco de suspensão de entregas, já que toda a frota está abastecida.

Em outro supermercado, a informação é que o movimento ontem ficou 20% acima do normal e que hoje este índice pode ser ainda maior. “As pessoas estão estocando mesmo, como se fôssemos enfrentar um período longo de problemas. Os trespontanos estão cautelosos. Eu apoio o movimento, acho que este movimento dos caminhoneiros precisa mesmo ser feito, que o brasileiro está de parabéns em mostrar insatisfação, mas lamento que esteja trazendo consequências para as pessoas”, relata o empresário. Ele destaca que a loja tem estoque grande de cereais, mas que já registra baixa significativa nos setores de hortifrúti e de proteínas (carnes, leites e ovos).

Sintonize mais: Veja a definição de critérios com a chegada das primeiras cargas de combustível e gás à cidade. Aqui. 

Coleta de lixo passa a ser feita em dias alternados 

Greve Caminhoneiros influencia serviços urbanos coleta de lixoCom a greve, o esquema de coleta de lixo em Três Pontas sofre alterações. A partir de hoje (24),  o serviço passa a ser prestado seguindo uma escala, em dias alternados. (Confira o cronograma abaixo).

Em nota publicada em rede social, a Prefeitura Municipal informa que a coleta de lixo ficará suspensa por tempo indeterminado nos distritos de Pontalete e Quilombo Nossa Senhora do Rosário.

A Administração pede aos moradores para que não coloquem lixo nas calçadas. A população deve colaborar, segundo a nota, mantendo os resíduos devidamente acoplados nos quintais das residências até que a situação seja normalizada.

Cronograma da Coleta de Lixo na Região Urbana de Três Pontas

24/05 (quinta-feira): coleta em horário normal, a partir das 17 horas

25/05 (sexta-feira): não haverá coleta

26/05 (sábado): horário normal a partir das 6 horas

27/05 (domingo) – (período da manhã): somente na área central

28/05 (segunda-feira): horário normal a partir das 17 horas

29/05 (terça-feira): não haverá coleta

30/05 (quarta-feira): horário normal a partir das 17 horas

31/05 (quinta-feira): não haverá coleta (Feriado Nacional de Corpus Christi)

01/06 (sexta-feira): horário normal a partir das 17 horas

  • Quilombo Nossa Senhora do Rosário e Pontalete: não haverá coleta de lixo e não haverá coleta seletiva por prazo indeterminado.

Transporte

Até o momento, a empresa responsável pelo transporte público urbano (circular) não vê a necessidade de alterações nos horários ou trajetos. Normal está também o transporte escolar feitos em VANs dentro da cidade e para cidades vizinhas, tais como, Varginha.

Na região: Unis, Fadiva e Ufla suspendem atividades de graduação e pós-graduação

A faculdade deixou claro que alunos não ficarão prejudicados

A falta de combustível também começou a afetar a Educação. Em nota na página de rede social, o Grupo Unis de Varginha suspendeu todas as atividades dos cursos de graduação entre hoje (24) e sábado (26). Ainda no comunicado, a instituição de ensino deixa claro que os alunos não ficarão prejudicados.

Também a Fadiva (Varginha) avisou que suspenderá as aulas, provas e atividades dos dias 24, 25 e 26 de maio, garantindo que não haverá prejuízo para os alunos, uma vez que haverá reposição de aulas e novas datas para as avaliações e atividades.

Mais uma instituição de ensino que paralisou as atividades escolares foi a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Na Universidade, ficam suspensas todas as atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação de hoje (24) à meia noite de segunda-feira (28).

Nota foi emitida no site da universidade

Conforme nota publicada no site da Ufla, a suspensão foi a opção tomada pela reitoria depois de constatar que o comparecimento às atividades letivas tornou-se inviável para muitos estudantes. Além da suspensão das aulas e atividades, o transporte interno na instituição não funcionará nesse período. Ainda segundo a nota, atividades como o IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas e as atividades administrativas serão mantidas.

Diocese da Campanha Diocese da Campanha muda data de evento

A Diocese da Campanha, o Conselho Diocesano da Renovação Carismática Católica, a equipe de coordenação do Pentecostes Diocesano e a Prefeitura Municipal de Três Corações, em comum acordo, comunicaram que “diante da situação atual, em consequência da greve geral dos caminhoneiros, o Pentecostes Diocesano que aconteceria domingo (27), foi transferido para 3 de junho. O local e o horário foram mantidos: Ginásio “Pelezão” (Três Corações), com início às 8 horas. 

(Foto Página Inicial: Mariliz Castro)

 

 

Previous post

Feijoada Prol Santa Casa de Três Pontas vem aí e os ingressos já estão à venda

Next post

"Eu saio de cabeça erguida. Estou muito tranquilo porque saí pelo bem de uma comunidade inteira”, afirma ex-prefeito de Três Pontas Dr. Luiz Roberto