Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Hora do lazer – Saiba como aproveitar as férias e o verão com saúde

toc-trespontano-olimpico-clube-ferias-verao-2-jpg-copy

Chegou o verão e com ele a necessidade de cuidados redobrados com o corpo e com a saúde

Férias escolares e um verão que chegou com tudo! Combinação perfeita para um bom banho de piscina. Em Três Pontas, muita gente tem aproveitado o tempo livre para se refrescar, se divertir, pegar um bronzeado curtindo lindos dias ensolarados nas dependências dos clubes. O movimento é percebido até mesmo quando o sol resolve dar uma trégua, como amanheceu Três Pontas nesta quarta-feira (4). Se é período de descanso, “bora” desfrutar porque mesmo com o céu nublado, a temperatura é convidativa!

Uma turma chega bem cedo. Há quem só volte para casa no finalzinho da tarde e existem aqueles que dão uma passadinha para um rápido mergulho. Independente do tempo de exposição ao astro rei – que anda brilhando forte desde as primeiras horas – ou quanto vão durar as atividades de lazer, são necessários alguns cuidados e eles devem ser redobrados com as crianças.

No quesito saúde, especialistas orientam para a hidratação constante. Água, água de coco, suco e picolé de frutas e até chás caseiros (e uma boa dica é o de hortelã), são opções para enfrentar as altas temperaturas sem perder qualidade de vida.

nutricionista-mislene-2

Hidratação e alimentação saudável devem fazer parte da rotina de verão, orienta a Estudante de Nutrição Mislene

Se alimentar também é importante. Tem gente que se joga de cabeça na diversão e até se esquece de abastecer o organismo. Para outras pessoas o calor inibe a fome a ponto de passarem um dia inteiro sem comer absolutamente nada. No entanto, orienta a Estudante de Nutrição Mislene Monticelli, o ideal é tomar bastante suco natural e optar por refeições leves, por exemplo, um iogurte natural com um pedaço de coco ou uma gelatina diet. “As saladas de frutas também são muito bem vindas”, completa.

As refeições devem acontecer ao longo do dia até para que não haja abusos à mesa após o banho de sol. “Sentiu aquele fundinho no estômago? Então, melhor dar preferência a uma alimentação mais natural possível”, diz. “Algumas frutas, por exemplo, melancia, melão, morango, abacaxi e maçã ajudam a hidratar porque são ricas em água. Uma dica bacana é consumir coco porque além de hidratar, ele é um forte aliado da saúde e da beleza. Rica em fibras, a polpa sacia e contém as chamadas gorduras boas”, explica Mislene.

Em bares/lanchonetes de alguns clubes existem várias opções de alimentos saudáveis preparados na hora. Açaí, sucos, sanduíches estão no cardápio. No caso do açaí, a Estudante de Nutrição indica o consumo puro, sem aqueles apetitosos incrementos. Isso para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma, é claro!

toc-trespontano-olimpico-clube-ferias-verao-6-jpg-copy

Sócios aproveitam o Pier Clube do TOC para lanchar e repor as energias gastas nas atividades de lazer

Para as crianças, receita Mislene, danoninho caseiro, suco natural, leite com cereal. As frituras devem ser evitadas e os chocolates consumidos com moderação. 

Vem ainda da Estudante, a informação de que alguns alimentos ajudam no bronzeamento. São indicados abóbora, cenoura, mamão, laranja, couve, espinafre, amêndoas dentre outros. Mas atenção, nada de sair comendo sem medidas e correr para longas exposições ao sol. “Devemos fazer refeições que dão saciedade, sem exageros, com muito equilíbrio para não passarmos mal com o desconforto do verão. Ah! E nunca esquecermos de nos hidratar porque a água é nossa melhor aliada”.

Laranja

O uso de óculos, bonés e chapéus também é aconselhável. E indispensável, cada vez mais se torna, a aplicação do protetor solar.

No Brasil, durante o último mês do ano são intensificadas as ações de prevenção e combate ao câncer de pele, através do movimento

Aplicar e reaplicar o protetor solar é uma das medidas contra o câncer de pele, inclusive em dias nublados e chuvosos

Aplicar e reaplicar o protetor solar é uma das medidas contra o câncer de pele, inclusive em dias nublados e chuvosos

“Dezembro Laranja”. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer de pele, o tipo de maior incidência no País. As altas temperaturas, típicas do verão nacional exigem medidas que afastem o risco e uma delas é o uso do protetor.

Ainda segundo o estudo, mais de 100 milhões de brasileiros durante as atividades de lazer se expõem ao sol intencionalmente, 3% não usam o protetor solar no dia a dia e 6 milhões não se protegem quando estão na piscina, mar e em outros atrativos aquáticos. Crianças e adolescentes também estão sujeitos ao câncer de pele por não receberem dos pais os devidos cuidados enquanto curtem bons momentos, tais como as férias escolares.

Entre os erros mais frequentes, apontados pela pesquisa, que contribuem para o aumento dos casos da doença estão:  não usar filtro solar diariamente, não reaplicar o protetor solar, não usar o produto em dias nublados e chuvosos, achar que usar somente a maquiagem com filtro é suficiente e usar o protetor solar somente no rosto deixando o resto do corpo desprotegido.

 

 

Previous post

Vereadores realizam 1ª sessão ordinária nesta quarta-feira

Next post

Chega ao Carmelo de Três Pontas a arrecadação do Futebol Solidário