Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutrosPolítica em Três Pontas

Horário de Verão entra em vigor dia 15 de outubro

Jessica Mesquita Silva

De 15 de outubro a 17 de fevereiro: horário brasileiro de verão (Foto: Ilustrativa Net)

O horário de verão, adotado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal será mantido em vigor neste ano no Brasil. A sua permanência ou exclusão foi discutida ontem durante uma reunião no Palácio do Jaburu, em Brasília. Uma consulta popular chegou a ser cogitada, mas nesta segunda-feira (25), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho anunciou a decisão de sustentar o programa em 2017. 

Temperatura é que determina maior consumo de energia e não a incidência da luz do dia, mostram estudos

Pesquisas apontam que adotar o “adiantamento de uma hora” não tem gerado economia de energia elétrica. O estudo, conduzido no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), mostra que com os dias mais longos, as pessoas têm recorrido a ventiladores e ar condicionado para driblar o calor e as altas temperaturas. Ou seja: os gastos são mantidos. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente os picos de consumo ocorrem no horário entre 14 e 15 horas, e não mais entre 17 e 20 horas.

Pontalete, distrito de Três Pontas: baixo nível da Represa de Furnas traz à tona ponte histórica

Governo avaliou a eficiência do horário de verão e acabou optando pela sequência ao considerar um outro fator: 2017 tem sido um ano de poucas chuvas e o nível das represas das hidrelétricas está cada vez mais reduzido.

Para assegurar a oferta de energia elétrica algumas ações estão sendo colocadas em prática, dentre elas, aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina. Mesmo que o horário de verão proporcione uma pequena economia será útil ao sistema elétrico nacional, conclui o Governo. 

O horário de verão terminará em 17 de fevereiro. Em 2018, informa o Ministério de Minas e Energia, o Governo Federal deverá fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o programa nos próximos anos. 

Horário de verão

O horário de verão entrou em vigor em 1931 pelo decreto de nº 20.266. O objetivo era promover a economia de energia elétrica com uso da luz natural do dia.

 

Previous post

Procura-se assassino de PM

Next post

Padre Victor - Multidão devota toma conta das ruas de Três Pontas