Educação, Cultura e LazerEntretenimento em Três Pontas

I Mostra de Cinema de Fama traz exibições gratuitas em bela e pacata cidade às margens do lago de Furnas

Desta sexta-feira (26) até amanhã (28) acontece a I Mostra de Cinema de Fama-MG. A pequena e pacata cidade sul-mineira é palco para exibições gratuitas de filmes às margens do lago de Furnas, com mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e projeção de curtas mineiros, além de três longas-metragens convidados. Dentre as atividades paralelas, visando formação e fomento da sétima arte e turismo no estado e região, está um curso de atuação com Anselmo Vasconcellos e uma homenagem ao dramaturgo e romancista de cinema e televisão Jovany Sales Rey, natural de Alfenas, cidade vizinha de Fama. A madrinha da primeira edição da mostra é a atriz gaúcha Malu Valle.

Durante os três dias de mostra serão exibidos 15 curtas-metragens em mostra competitiva. Ao final, jurados escolhidos pela mostra premiarão os três primeiros colocados, além de troféu aos demais concorrentes.

Com intuito de dar visibilidade à importante produção do estado, também serão exibidos curtas mineiros selecionados pela mostra. A cada dia o público poderá conferir um longa-metragem: “A Repartição do Tempo” (2016), do estreante Santiago Dellape e premiado no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes, “Sobre Mariposas e Borboletas” conta com atores do sul de Minas e sets na região em produção independente da Reticências Filmes, dirigido por Lucas Marques; e “Irmã Dulce” – produzido pela Migdal Filmes e dirigido por Vicente Amorim, o trabalho conta com a atriz Malu Valle no elenco.

Na Casa do Artesão de Fama, ocorre o curso de atuação com Anselmo Vasconcellos, ator com 40 anos de carreira na TV e cinema, com dezenas de papéis marcantes em clássicos como “Eles não usam black-tie” (1981) e “Tempos de paz” (2009).

Durante a mostra, a cidade de 2.500 habitantes respira o rico cinema nacional, com sua simpática praça e estabelecimentos iluminados à beira d’água promovendo interação entre público, produtores, cinéfilos, atores consagrados e jovens talentos com trabalhos em exibição, como a atriz Bianca Muller (“A Repartição do Tempo”) e Rodrigo Mikelino, ator e performer de Alfenas com destacados trabalhos nos palcos e produções do Rio de Janeiro e São Paulo.

A I Mostra de Cinema de Fama tem como mestre de cerimônias o ator Igor Cotrim, rosto conhecido da TV brasileira e premiado em diferentes festivais por seu forte papel no cinema na pele de um travesti em “Elvis e Madonna” (2009).

“Estamos com um desafio de trazer o cinema brasileiro para as telas de nossa região, e este é um dos motivos de estarmos realizando a I Mostra de Cinema de Fama, cidade turística rodeada pelo lago de Furnas que por si só já é uma cidade cinematográfica”, afirma Aryanne Ribeiro, da Gesto Produções, responsável pelo evento, com apoio da Prefeitura de Fama, Acilago – Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas – e Secretaria de Governo de Minas Gerais.

Exibições e estrutura

“Sobre Mariposas e Borboletas” está na Mostra, em Fama

Com estrutura especial para sessões ao ar livre, qualidade de imagem e áudio em tela 13x7m e capacidade para 600 pessoas sentadas, as exibições acontecem a partir do final da tarde, criando um cenário mágico tendo ao fundo a represa de Furnas, na área conhecida como Trampolim de Fama, em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus e ao coreto da praça. Outra preocupação da mostra é com a sustentabilidade, com coleta seletiva, além de bancos da área comum feitos com material reciclado por artesãos da cidade. O projeto de sustentabilidade e bancos é executado pela empresa Piso, de Alfenas.

Homenagem

Homenageado da I Mostra de Cinema de Fama, Jovany Sales Rey é cronista, dramaturgo, historiador, roteirista de cinema e televisão. Natural de Alfenas-MG, radicado em Vitória-ES, trabalha como script doctor (consultor de roteiros) e ministra oficinas de roteiro. É sócio fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABDeC) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Nacional. Possui sete livros publicados e no cinema assinou os roteiros de 39 vídeos, curtas e longas metragens, entre eles, o premiado “Como a Noite Apareceu” exibido em Cannes e na abertura do Fórum Social Mundial de Dakar e Whispers of Paradise (Murmúrios do Paraíso).

Sobre Fama

Fama  é  um  município  com  aproximadamente  2500  habitantes,  localizado  ao  sul  de  Minas Gerais. Sua história remonta ao início do século 19. Devido  à  localização  às  margens  do  Rio  Sapucaí,  Fama  contava  com  um  porto fluvial  de acesso a outros povoados, com navegação feita por barcos a vapor a partir de 1892, ampliação de linhas de navegação fluvial e inauguração da  estação  ferroviária de Fama em 1896. No início da década de 1960 a cidade antiga foi praticamente toda submersa para a construção da Represa de Furnas, ficando sob a água laticínios, ponte, estação de trem e até mesmo a capela. Uma nova cidade foi erguida na parte alta do terreno, com a igreja Sagrada Coração de Jesus na praça principal de frente ao espelho d’água.

Hoje a charmosa cidade atrai turistas para passeios na represa, restaurantes e bares na beira d’água, tendo o carnaval e a procissão de São Pedro, com barcos iluminados à noite no dia do protetor dos pescadores, como datas mais procuradas. Charmoso balneário, Fama conta com seis hotéis e estabelecimentos de ótima culinária e música ao vivo, como Uai Not, Bar da Rita e PJ.

SERVIÇO

I Mostra de Cinema de Fama-MG

Quando: 26 a 28 de maio (sexta a domingo)

Onde: Praça central – Fama

Quanto: todas as atividades são gratuitas

Mais informações: mostrafama.com.br  | (35) 9.9974-0724

Programação I MOSTRA de CINEMA de FAMA          

27 de maio

9h às 12h

– Curso de atuação para cinema 

19h às 22h

– Exibição de sete curtas-metragens competitivos

– Exibição de dois curtas-metragens mineiros

– Exibição de um  longa-metragem. 

28 de maio

9h às 12h

– Curso de atuação para cinema 

19h às 22h

– Exibição de quatro curtas-metragens competitivos

– Exibição de dois curtas-metragens mineiros

– Exibição de um longa-metragem

– Premiação e cerimônia de encerramento da mostra.


Sintonize mais: Em 2018, II Mostra de Cinema vai homenagear o trespontano Wagner Tiso


 

Previous post

Ex-jogador do Atlético lança livro em Varginha

Next post

Diretas já no Rio: a luta e a mobilização vão crescer ainda mais