Educação, Cultura e Lazer

“Wi-Fi” amplia dinamismo na Escola Coração de Jesus-Objetivo, em Três Pontas

Vista parcial do pátio da Escola Coração de Jesus, em Três Pontas: a “Escola Legal”

O ano letivo começou com novidades na Escola Coração de Jesus – 1º e 2º Graus, integrante do Sistema Objetivo. Considerado um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de Três Pontas e região, com 110 anos voltados à educação de qualidade, a Escola coloca em prática mais algumas ações que mostram o quanto é também sintonizada na modernidade, inclusive tecnológica.

A rede “Wi-Fi” está entre os acontecimentos recentes. A ferramenta, explica Maria José de Andrade Mendonça, possibilita a realização de aulas online e leva para as salas mais dinamismo. “Nós acreditamos que certas inovações podem transformar favoravelmente a educação convencional. A Internet traz para a Escola um novo estilo de aprendizagem, atendendo a uma necessidade dos alunos. Temos uma geração totalmente preparada e antenada nesse tipo de informação”, completa a vice-diretora.

“Sempre quis utilizar os recursos que o Sistema Objetivo disponibiliza e agora está sendo possível. A ideia do Wi-Fi é um sucesso”. Quem comemora é a professora Rosiely Santos, que leciona Ciências no 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II.

As “Atualidades Online”, as “Aulas Interativas” fazem parte do material que os professores passam a reproduzir e a discutir em sala, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre diversos temas.

“Após apresentarmos o conteúdo, nós indicamos as aulas online do portal Objetivo. Quando há tempo, passamos em sala para reforçar”, explica Patrícia Prósperi. Ainda de acordo com a professora, o acesso a animações em aulas de Biologia online aproximam o aluno da realidade e, entre os benefícios da implantação da rede de internet sem fio na Escola Coração de Jesus, ela cita ainda a realização de pesquisas sobre curiosidades ali, na hora. Patrícia Prósperi é professora de Biologia no Ensino Médio.

“No caso da Física, podemos ter acesso a simuladores e experiências que são verdadeiros laboratórios online”, complementa Lúcio Flávio de Castro Ezequiel, professor no Ensino Médio.

Segundo a direção da Escola Coração de Jesus – Objetivo, o acesso à rede Wi-Fi será restrito aos educadores. “Nossos alunos podem usufruir da novidade por meio de iniciativas do corpo docente que, vale destacar, é competente, criativo, atualizado”, finaliza a vice-diretora Maria José.

Aulas de atualidades no Objetivo

Focado na formação plena do aluno, o Objetivo oferece atividades complementares que o auxiliam a manter-se informado. Atualidades Online, palestras e videoatualidades são algumas das opções oferecidas. Com uma didática diferenciada, elas abordam temas atuais e despertam o interesse do estudante para assuntos que poderão ser cobrados nos vestibulares. Realizadas ao longo do ano, as atividades tornam-se grandes aliadas dos estudos, pois apresentam um conteúdo aprofundado dos temas mais importantes.

“É uma forma de manter os alunos informados e mostrar a eles o que pode aparecer nas provas. A Fuvest, a Unesp e a Unicamp sempre trazem questões sobre os acontecimentos que estão em evidência, e isso é uma tendência”, cita a coordenadoria do Curso e Colégio Objetivo.

Atualidades Online: são aulas transmitidas pela TV Web Objetivo, no site www.objetivo.br Apresentadas pelos professores, elas abordam assuntos da atualidade e oferecem orientações e revisões para os vestibulares e para o Enem. No programa Atualidades Online, os internautas têm a oportunidade de interagir em tempo real, formulando perguntas e esclarecendo dúvidas.

Vídeoatualidades: os professores utilizam recursos audiovisuais para debater os assuntos mais importantes da atualidade. As aulas relacionam o cotidiano do estudante com as disciplinas do currículo escolar. Dinâmica e interativa, essa proposta contribui para a fixação dos conhecimentos e estimula, também, o raciocínio crítico, uma vez que permite o debate sobre temas e abordagens multidisciplinares, aumentando o interesse pelos assuntos abordados.

Palestras: o Objetivo promove, ao longo do ano, palestras com especialistas. Atualidades, carreiras, vestibulares e outros temas são apresentados, a fim de informar e orientar os alunos.

Cineaulas: as Cineaulas exibem filmes que relacionam o cinema com as aulas de História e Geografia. A inserção da linguagem cinematográfica em sala de aula potencializa o debate e a formação crítica, além de ampliar o repertório cultural dos alunos.

(Fonte: Bico-Junho 2015 / Ilustrações e Página Inicial: Net)

Previous post

Febre Amarela - medo da doença provoca corrida aos postos de saúde de Três Pontas

Next post

Corpo de pedreiro atropelado no Bairro Catumbi será sepultado à noite