Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutrosPolítica em Três Pontas

Inscrições para participação no Parlamento Jovem de Três Pontas terminam sexta-feira

As escolas municipais, estaduais e particulares de Três Pontas têm até sexta-feira (9) para inscrever alunos para a edição 2018 do Parlamento Jovem Minas de Três Pontas. O programa é desenvolvido na Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” e tem o objetivo de contribuir para a formação política de estudantes do ensino médio.

Neste ano, o tema a ser trabalhado é “Violência contra as Mulheres”. O assunto será dividido em três subtemas, sendo Violência doméstica e familiar, Violência nos espaços institucionais de poder e Violência e assédio sexual. No Parlamento Jovem, os participantes estudam, debatem e deliberam. As decisões podem ser implantadas, através da criação de leis, a nível municipal e estadual.

De acordo com o assessor Técnico e Administrativo da Escola do Legislativo, Carlos Henrique da Silva Castro, as oficinas terão início na próxima semana. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3265-2477 ou 9 9961-2477. E quem desejar, pode acompanhar as atividades pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/pages/Escola-do-Legislativo-de-Tr%C3%AAs-Pontas-MG/621836894606130

PJ de Minas completa 15 anos

Em 2018, o Parlamento Jovem de Minas completa 15 anos. O programa cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

O PJ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Em Três Pontas, a Escola do Legislativo foi inaugurada em 2015 e o programa implantado por iniciativa da então vereadora Valéria Evangelista Oliveira. Hoje, é presidido pelo legislador Maycon Douglas Machado e coordenado por  Guilherme Ribeiro de Oliveira e Carlos Castro. Além de despertar o interesse de jovens estudantes quanto à participação democrática no Município e no Estado, a Escola do Legislativo gerou, nos três primeiros anos de trabalho, benefícios para a comunidade trespontana. Um deles foi a melhoria no transporte público. Os alunos parlamentares jovens entregaram sugestão à empresa responsável pelas chamadas “circulares”. Atenta, a firma definiu rotas, aumentou o atendimento em bairros e procura promover acesso às pessoas com deficiência.

Objetivos do programa

  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

(Página principal: ilustrativa net)

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Três Pontas realiza manifestação. Veja a reportagem aqui.

Previous post

Mais de 800 trespontanos deixam seus cães e gatos circularem nas ruas sem tutela: 'Saúde' iniciará castração

Next post

Sebrae, Sehav e Acai-TP planejam fortalecer setor de bares e restaurantes de Varginha, Três Pontas e região