Esporte em Três Pontas

JEMG 2019 – Campeãs Invictas, meninas do handebol falam da expectativa de representar a Escola Coração de Jesus e a cidade de Três Pontas na Microrregional

Os treinos serão intensificados e se depender do entusiasmo das meninas, elas trarão o troféu da Fase Microrregional para colocar ao lado do título de Campeãs Invictas da Fase Municipal.

Nós estamos falando da equipe de Handebol Feminino da Escola Coração de Jesus-Objetivo que venceu as adversárias do Colégio Travessia, Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola e Colégio Cootec – Novo Milênio, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2019. As disputas aconteceram no Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça, de 25 de março a 3 de abril. Participando pelo Módulo I, reservado para estudantes nascidos em 2005, 2006 e 2007, elas deram um verdadeiro show em quadra e também fora dela, ultrapassando com muita serenidade e confiança os obstáculos de cada partida.

Professor André e as alunas da Escola Coração de Jesus-Objetivo, Campeãs Invictas de Handebol – Módulo I – Fase Municipal do JEMG 2019

Aos 13 anos, Sarah Tiso Calili vivenciou o verdadeiro sentido de superação. Da linha passou à goleira, defendeu pênalti e teve papel fundamental na conquista. “Gostei da mudança e joguei. Fiquei tensa, mas fiz o meu melhor. Vou treinar ao máximo”, comenta, ciente da responsabilidade que tem pela frente.

Neste ano, 839 cidades, ou seja, 98% dos municípios mineiros se inscreveram no JEMG, recorde de participação. Além do Handebol Feminino, Três Pontas se classificou pelo

Módulo I:

  • Handebol Masculino: E.E. Jacy Junqueira Gazola
  • Futsal Feminino: E.E. Prof. Maria Augusta Vieira Corrêa
  • Futsal Masculino: Cootec – Novo Milênio
  • Vôlei Feminino: E.E. Prof. Maria Augusta Vieira Corrêa
  • Vôlei Masculino: E.E. Pres. Tancredo Neves

Módulo II:

  • Handebol Feminino: E.E. Jacy Junqueira Gazola
  • Handebol Masculino: E.E. Jacy Junqueira Gazola
  • Futsal Feminino: E.E. Prof. Marieta Castro
  • Futsal Masculino: E.E. Prof. Marieta Castro
  • Vôlei Feminino: E.E. Dep. Teodósio Bandeira
  • Vôlei Masculino: E.E. Dep. Teodósio Bandeira
  • Basquete Masculino: E.E. Dep. Teodósio Bandeira

A etapa Microrregional será em Varginha, em maio. Os campeões de cada modalidade coletiva (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) e os quatro primeiros colocados do Xadrez (nos naipes masculino e feminino) se classificarão para a Regional. A competição segue pela fase Estadual (quando acontecem também as competições das modalidades individuais e paraolímpicas) e é seletiva para a Nacional denominada Jogos Escolares da Juventude/Paralimpíadas Escolares.

“Só penso na Microrregional. Vamos firmes pegar o título para Três Pontas”, planeja confiante Geovana Arriel e Silva. Aluna do 8º ano, a capitã cumpre seu papel motivando todo o time. “Foi muito puxado, houve pressão da torcida”, recorda. A estudante-atleta lembra ainda que a equipe Coração de Jesus-Objetivo deixou algumas marcas, por exemplo, vencendo a Escola Jacy Gazola, “potência do handebol trespontano”, que se sagrou Vice-Campeã Municipal. De acordo com Geovana, o time batalhou muito e aprendeu com o companheirismo de outras competidoras: “tivemos muito apoio”, registra em tom de agradecimento.

Time recebe o troféu de 1º lugar entregue por Edgar (Porquinho) da Secretaria Municipal de Esportes de Três Pontas

Para Luísa Sousa Scalioni Mendonça estar no JEMG é uma emoção bem diferente da que sente nos amistosos promovidos constantemente na Escola. “Ponta”, ela entende que representar a Coração de Jesus-Objetivo, conceituada escola com mais de 100 anos de atuação, e ainda defender a bandeira de Três Pontas é uma séria, mas também prazerosa incumbência.  “Tenho maior orgulho de todas as meninas que formam a nossa equipe”, registra a aluna que encontrou no esporte, entre tantos benefícios, novas amizades.

O Handebol, um projeto em nome da qualidade de vida

Se as Campeãs Invictas estão assim, explodindo de felicidade, imagina os pais e o professor de Educação Física, André Luis Silva. “Chegar ao título é gratificante porque coroa todo um trabalho: treinamento, amizade, carinho, respeito, compreensão, preparo físico e psicológico. Com este conjunto, com humildade e determinação, chega-se ao êxito”, ensina.

“Tio” André explica que a Escola Coração de Jesus-Objetivo criou um projeto para trabalhar o esporte também fora do horário das aulas e que o Handebol se destacou entre as preferências dos alunos. A meta principal é ampliar a qualidade de vida dos estudantes, e como as garotas demonstraram diferenciado potencial, a Escola não se intimidou em inscrever a equipe, na qual confia e apoia plenamente. “Apenas alinhamos o Projeto aos Jogos Escolares, intensificando os treinos”, completa André Luis.

O professor informa que o Projeto é gratuito e aberto a todos os alunos da Escola Coração de Jesus-Objetivo e destaca o interesse dos estudantes pela oportunidade. Finalizando, parabeniza as Campeãs e manda o recado: “vamos treinar que ainda há muito desafio pela frente”.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ação do Governo Estadual realizada por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Equipe de Handebol Feminino com o professor de Educação Física André Luis e com a diretora, dona Laura Mendonça. Na foto, as entrevistadas Sarah, Geovana e Luísa (6ª, 7ª e 8ª em pé)

Previous post

Ivete merece voltar para casa, alguém sabe onde ela está?

Next post

Resgatar os valores humanos em nome da Comunicação Não Violenta é proposta da E.M. João de Abreu Salgado, em Três Pontas