Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoPolítica em Três Pontas

Jovens de Três Pontas realizam Plenária para votar propostas políticas sobre o tema “Violência Contra a Mulher”

Arlene Brito

Parlamento Jovem Três Pontas Turma 2018

Estudantes e autoridades no dia do lançamento do PJ-Minas Três Pontas, em abril de 2018

Desde o mês de abril, jovens de Três Pontas pesquisam, debatem, participam de oficinas e de várias outras atividades com o objetivo de aprofundar conhecimento a respeito da “Violência Contra a Mulher”, direcionando os estudos a três eixos temáticos: “Violência doméstica e familiar”, “Violência nos espaços institucionais de poder” e “Violência e assédio sexual”.

São estudantes do ensino médio das escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Monsenhor João Batista da Silveira e das particulares Coração de Jesus-Objetivo, Colégio Novo Milênio-Cootec, Prósperi, Travessia e Fateps (Unis) e que também integram neste ano a Escola do Legislativo de Três Pontas “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, instalada na Câmara de Vereadores.

Parlamento Jovem M inas Escola Legislativo Três PontasNa noite desta quinta-feira (12), esta moçada que compõe o Parlamento Jovem-Minas da cidade realizará a Plenária Municipal, momento em que discutirá, votará e dará prioridade a propostas a respeito da “Violência Contra a Mulher”. Ao todo serão apresentadas 21 proposituras e três sugestões de tema para a edição 2019. Conforme explica o assessor Técnico e Administrativo da Escola do Legislativo, Carlos Henrique da Silva Castro, seis delas e um tema serão encaminhados à Plenária Regional que acontecerá no dia 15 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Três Corações.

Da Regional, sairão as sugestões que participarão da Plenária Estadual, de 19 a 21 de setembro, sediada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A expectativa é que as ideias dos jovens cidadãos trespontanos cheguem lá. Isto porque as principais sugestões selecionadas na Plenária Estadual serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG e poderão alterar atuais ou gerar novas leis.

Neste ano, o PJ trespontano contou com 250 estudantes inscritos e 70 seguem firmes aprendendo política, lutando contra a violência cometida contra mulheres, enfim, cumprindo papel de cidadão. A turma conta com o suporte de monitores e da equipe da Escola do Legislativo: Maycon Douglas Vitor Machado (presidente), Guilherme Ribeiro de Oliveira (diretor) e Carlos Henrique da Silva Castro (assessor Técnico e Administrativo), além do apoio do presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva e demais vereadores da cidade. 

O Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela PUC-Minas e pelas câmaras municipais em parceria com as escolas dos legislativos e instituições de ensino. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no município e no estado.


Sintonize mais: Relembre como foi a cerimônia de Lançamento do PJ-Minas Três Pontas na edição 2018


Previous post

Três Pontas está entre os municípios indicados pelo deputado Caixa Para Receber Kits Esportivos

Next post

Sul de Minas ganha mais um escritório do Crea-Minas