Outros

Lançamento – Consumidores já podem saborear dois dos 12 Melhores Cafés Cocatrel – Safra 2019/2020

Arlene Brito/Fotos: Paulo Prado

Já estão disponíveis na Loja Online e na Cafeteria Cocatrel dois cafés consagrados. As bebidas foram produzidas pelos trespontanos Gilberto Augusto Caineli Basílio e José Carlos dos Reis. Com muito cuidado em todas as etapas de produção, eles geraram grãos que se destacam em sabor e altíssima qualidade. Os diferenciais foram reconhecidos e os produtores receberam no final de outubro o Prêmio “Melhores Cafés Cocatrel – Safra 2019/2020”.

Com o intuito de valorizar o minucioso trabalho, a Cocatrel separou algumas sacas desses grãos premiados e caprichou no processamento para que sejam comercializados – já torrados e moídos – em embalagens personalizadas que constam o nome e a origem de cada um deles.

No lançamento, realizado terça-feira (10), na Cafeteria Cocatrel, o presidente da Cooperativa – Marco Valério Araújo Brito destacou que o Projeto “Cafés Especiais” possibilita aos trespontanos e consumidores de outras localidades apreciarem cafés com todas as especificidades do tipo exportação, ou seja, atende à exigência de um mercado interno  crescente: também o brasileiro, cada dia mais, opta por produtos superiores. “A Cocatrel tem se esforçado para suprir esta demanda e muito nos honra saber que os nossos produtores têm esta capacidade e abraçam a ideia”, completou.

Marco Valério destaca que a Cocatrel busca reposicionar os cafés produzidos em TP e, assim, valorizar o trabalho dos cooperados

Em sua fala, o presidente enalteceu ainda que o Projeto promove a comunicação entre lados extremos da cadeia produtiva cafeeira: o produtor e o consumidor. Marco Valério se referia a uma iniciativa inovadora dentro da Cooperativa. Cada embalagem tem um “QR Code” específico. O código leva à rastreabilidade. Assim, o consumidor conhece todo o caminho que o café percorre desde a origem, lá no campo. “Todos nós sabemos que o trabalho de produção de cafés especiais é complexo, sabemos que os trâmites dentro da Cooperativa também são cercados de atenção, mas o consumidor final muitas vezes não conhece todo o percurso. A rastreabilidade é transparência, é a garantia de qualidade, é uma forma límpida de passar informação para o consumidor”.

Feedback

Pelo QR Code, quem experimentar os cafés do Projeto também poderá interagir com os respectivos produtores. De acordo com Marco Valério, o “feedback” é fundamental porque levará até os cafeicultores premiados a opinião mais importante: a do consumidor final.

Precificação

Ao afirmar que a Cocatrel alinha uma série de ações objetivando um reposicionamento dos cafés de Três Pontas, o presidente explica que a precificação além de justa, é uma via de valorização do esforço dos cooperados pelos quais, garante, sente orgulho.

Assim, o Projeto “Cafés Especiais” traz um bônus para os selecionados. De cada embalagem vendida, R$ 10 vão direto para a conta do produtor. E sabe aquele diálogo possibilitado pelo QR Code? Pois bem, por ele o consumidor final pode participar desse enaltecimento também gratificando o produtor com a quantia que melhor lhe convier. “Esta é uma forma do consumidor dizer ao produtor, ‘olha, estou satisfeito com o seu trabalho e quero ajudar financeiramente’ e, assim, se fecha o ciclo da interação”, incentiva Marco Valério.

Futuros lançamentos

O Prêmio “Melhores Cafés Cocatrel – Safra 2019/2020” foi entregue a outros dez produtores. A Cooperativa planejou o lançamento de cada um deles, portanto, em breve e gradativamente, o consumidor poderá experimentar outros sabores, e adianta: únicos.


Sintonize mais: clique AQUI e conheça um pouco dos cafés de Gilberto Basílio e José Carlos


“Ter esse apoio da Cooperativa para trazermos qualidade para o nosso café é muito importante para nós produtores. Antigamente, nós tínhamos que fazer esse trabalho sozinhos, e sozinho a gente não consegue. Com uma equipe, trabalhando juntos, nós conseguimos e, neste sentido, a criação do Cocatrel Direct Trade foi mais uma ação assertiva. Este ano foi maravilhoso para a Fazenda Zaroca. Ficamos em 19º lugar no principal concurso de cafés especiais do mundo, o ‘Cup of Excellence, um feito inédito para Três Pontas. E esse prêmio Cocatrel coroa este ano de muito trabalho e excelentes resultados. A Cooperativa nos ajuda a crescer como cafeicultores e como qualidade e mostra aos cooperados que todos têm capacidade. Sobre a ideia de colocar o nosso café à venda na Loja Online e na Cafeteria, é uma inovação super interessante. Acho que o resultado será maior do que a Cocatrel imagina”. (Gilberto Augusto Caineli Basílio)

Gilberto Basílio e a esposa Jaceline

“Para nós é uma grande satisfação sermos premiados porque são muitos cafés participando. Neste ano, a Cocatrel recebeu o depósito de mais de um milhão de sacas e os premiados são 12. De certa forma é a concretização de um trabalho bem feito, é um reconhecimento que deixa os colaboradores, que deixa todos nós da Fazendinha Nossa Senhora Aparecida muito orgulhosos. Esta é a terceira consecutiva, mas já recebemos o Prêmio Melhores Cafés Cocatrel por quatro vezes. A parceria com a Cocatrel está consolidada. A Cooperativa vem revolucionando e esta iniciativa de colocar nosso café à venda diretamente para o consumidor final, acredito, é promissora, é um trabalho diferenciado que a Cocatrel tem feito com os cooperados que agrega valor ao produto e coloca o nome da Fazenda para fora com outros compradores. Acredito que será um sucesso”. (Flávio Reis, filho do produtor José Carlos dos Reis)

Sr. José Carlos com a família e um dos colaboradores da Fazendinha

Previous post

Natal Sem Fome - Doe trabalho, doe alimento convoca AMSESAM

Next post

Associados da Acai-TP poderão obter desconto de até 22% na conta de luz