Esporte em Três Pontas

Laura Vinhas, de Três Pontas, é campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu

Cirurgiã-dentista estreia em campeonato oficial, no Rio de Janeiro

“Nada pode te parar se você não parar por nada”. Foi justamente a determinação que levou Laura de Brito Vinhas ao pódio. A cirurgiã-dentista, natural de Três Pontas (MG), conquistou o título de Campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu, competição renomada, de alto nível técnico, assinada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e que foi realizada na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Laura de Brito Vinhas – Campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu IBJJF Championship 2020

A estreia de Laura em campeonato oficial aconteceu na quinta-feira (10). A atleta, faixa Branca, integrou a equipe GF Team – Varginha, e lutou na categoria Leve, uma acima da Pena – que corresponde ao seu atual porte físico. A campeã trespontana, com 58 quilos, conta que sentiu a força das adversárias que pesavam 63. A diferença na balança não foi o único obstáculo superado pela dra. “jiu-jiteira”. Ansiosa, Laura não se alimentou no dia da competição, algo nada bom para quem iria encarar os desgastantes desafios no tatame.

No entanto, lembra, respirou fundo para reencontrar o equilíbrio mental e reuniu força física para chegar ao objetivo. “Não tive a performance desejada durante as lutas, mas o resultado final foi o que eu esperava. Deu tudo certo. Estou muito feliz. Este título é muito importante para mim”, comenta, ciente de que o pódio traduziu o próprio esforço, aliado à confiança transmitida pelos colegas de equipe e pelos professores Thiago KaneKo, Gustavo Jovelino e José Jovelino.

Laura em uma das lutas de estreia no Campeonato, no Rio de Janeiro

Ainda comemorando a mais recente conquista, a trespontana planeja ampliar sua presença em competições. Para o ano que vem, já visualiza ser anunciada como atleta no Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, no American National IBJJF Jiu-Jitsu Championship nos Estados Unidos… Lembra da determinação? Pois bem, Laura Vinhas está disposta a intensificar a preparação psicológica para encarar melhor a pressão, consequentemente, se apresentar também mais preparada no quesito físico.

Ascensão

O esporte sempre atraiu Laura, que chegou a fazer parte da equipe de Handebol da cidade. “Eu vinha buscando uma modalidade na qual eu pudesse me encontrar e fazer o que gosto”, começa, para revelar que competir é algo que corre – desde pequena – em suas veias.

Há um ano e meio, ela decidiu experimentar o Jiu-Jitsu e, confessa, se apaixonou assim, de primeira. “Disse que queria treinar para ser uma competidora”.  Desde então, pratica a modalidade marcial que tem raízes japonesas e lutadores brasileiros reconhecidos mundialmente pela superioridade.

Como atleta, antes do Sul-Americano, a trespontana Laura Vinhas havia competido em dois regionais, disputados em Machado e Poço Fundo. Foi “em casa, no Sul das Gerais” que ela ergueu as duas primeiras medalhas de ouro das muitas que, tudo indica, estão por vir.

“Estou muito feliz. Este título é muito importante para mim” (Laura Vinhas)

Previous post

PM faz nova apreensão de crack e dá voz de prisão a suspeito de tráfico

Next post

Veja as farmácias de plantão em TP neste penúltimo final de semana do ano