Outros

Melhores Cafés Cocatrel – Estão no mercado cafés tipo exportação produzidos por cooperados de Ilicínea

“Estar aqui é a família Cocatrel se encontrando com a família de vocês. Esse é o nosso grande orgulho”.

Com afeto, o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, iniciou o lançamento de dois cafés que foram premiados no final do ano passado. O evento de apresentação dos novos sabores foi realizado na Cafeteria da Cooperativa, em Três Pontas, na tarde de quinta-feira (20) e a recepção cuidadosamente preparada para dois produtores da vizinha cidade de Ilicínea. Eles entraram para o grupo de cooperados há apenas um ano e com o “pé direito”. Isso porque seus cafés diferenciados em qualidade – consequentemente a dedicação, os investimentos, a luta diária – acabaram reconhecidos na 10ª edição do “Melhores Cafés Cocatrel – Safra 2019-2020”. 

Aos produtores João Paulo França e Eduardo Henrique Barbosa, o presidente falou sobre exportação. Contou que através do Cocatrel Direct Trade os cafés foram vendidos para Londres, na Inglaterra. Explicou que essa conexão direta do produtor para o comprador é um trabalho primordial na Cooperativa que traz melhor rentabilidade ao homem do campo. “Quando a gente produz e o nosso café é vendido para o mercado externo de forma direta, como estamos fazendo, com preço melhor, estamos tentando cumprir o nosso papel, um papel que só é possível se vocês (cooperados) produzirem um bom café”, motivou.

Marco Valério seguiu valorizando o esforço dos produtores ao relatar que o comprador consegue perceber que por detrás daqueles cafés tem gente trabalhando de verdade e de coração. Então, citou que o sorriso espontâneo, a jovialidade, a emoção, a alegria, o esforço de João Paulo e Eduardo Henrique são um DNA transferido para os cafés e identificado pelo consumidor.  

Voltando à conexão produtor-comprador, o presidente da Cocatrel destacou que o Prêmio 2019-2020 chegou com inovações. A primeira, é a possibilidade do consumidor conhecer todo o processo de produção daquele café premiado. Em cada embalagem dessa linha especial, existe um QR-Code que dá acesso à rastreabilidade.

Pelo mesmo código personalizado, individualmente desenvolvido para cada produtor premiado, o consumidor pode gratificar o produtor com a quantia que desejar. A remuneração espontânea vai direto para a conta do cooperado escolhido. Essa ideia de valor adicional já está servindo de inspiração. No mês passado, a Cocatrel – representada por seu presidente, apresentou na Guatemala as três possibilidades que acompanham as embalagens dos cafés premiados.

No exterior, mas também disponível para os trespontanos, para os brasileiros

Os cafés de João Paulo e Eduardo Henrique foram para a Inglaterra, mas um lote ficou por aqui para que também os trespontanos e apreciadores de todo o país possam degustar o “tipo exportação”. Os cafés podem ser adquiridos via Loja On-line ou na Cafeteria Cocatrel Três Pontas. E mais um detalhe: a cada unidade vendida, uma porcentagem também vai direto para a conta do respectivo produtor.

Os premiados receberam 20 unidades de seus próprios cafés, além dos parabéns da Cocatrel – extensivos aos familiares que, reconhece Marco Valério, participam direta ou indiretamente da produção.

Ilicínea

Em Ilicínea está uma das filiais da Cocatrel e um dos motivos que atraíram a Cooperativa, conforme percebeu Marco Valério, é a qualidade dos cafés gerados no município. “Sentimos orgulho por vocês serem de lá e a Cocatrel está orgulhosa por ter sido escolhida por vocês”, disse a João Paulo e Eduardo, respectivamente do Sítio Danta e da Fazenda Serra Nova.


Sintonize mais: Clique AQUI e conheça um pouco mais dos cafés de João Paulo e Eduardo Henrique 


Showcase

Recentemente, Ilicínea sediou o “BSCA Micro-Region Showcase”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Apex Brasil, em parceria com a Cocatrel. Durante uma semana, 20 compradores internacionais, que nunca estiveram no Brasil, foram apresentados aos diferentes sabores e aos cafés especiais de colheita tardia de várias regiões do país.

“A Cocatrel vem investindo e atuando em Ilicínea há mais de três anos, promovendo seus cafés, produtores e, principalmente, mostrando aos principais “players” do mundo o que a região tem de melhor. Sempre acreditamos no potencial da cidade e queremos mostrar, através desse evento, que somos, sim, uma grande Cooperativa, que capacita, orienta e estimula a qualidade e a consistência da produção dos cafés, em todos os municípios da nossa área de ação. Este ‘showcase’ está sendo uma grande vitrine para a Cocatrel como um todo”, afirmou o presidente, Marco Valério, na ocasião.

Compradores internacionais conheceram Ilicínea e cafés especiais do Brasil durante Showcase em Ilicínea (Foto: Cocatrel)

Sintam-se em casa e voltem!

“Estamos aqui hoje nesta Cafeteria moderna! Aproveitem bastante e no ano que vem estejam aqui de novo, recebendo o Prêmio, inclusive, vocês mulheres”. Assim, Marco Valério encerrou o lançamento, quinta-feira, em Três Pontas: incentivando a continuidade do trabalho árduo e ao mesmo tempo delicado e gratificante.

Até o momento a Cocatrel lançou seis cafés premiados, assinados por José Carlos dos Reis (Três Pontas), Gilberto Augusto Caineli Basílio (Três Pontas), Pedro Luiz Damasceno (Ilicínea), Francis Figueiredo Oliveira (Três Pontas), João Paulo França (Ilicínea) e Eduardo Henrique Barbosa (Ilicínea).


Sintonize mais: 


“Sou novato na Cocatrel, participo da Cooperativa há um ano e este é meu primeiro Prêmio, resultado de muito esforço, de vários anos trabalhando na cafeicultura. Nosso sítio é pequeno e o processo é bastante natural; tudo é manual desde o plantio, a roçada, a pós-colheita, a secagem no terreiro. A grande infraestrutura da Cocatrel nos ajudou muito a conquistar mais qualidade, o Prêmio Melhores Cafés 2019-2020. Contamos com o apoio dos agrônomos, com as dicas, com ideias, com técnicas passadas pela Iandra (Coffee Hunter Cocatrel). Ela e o pessoal todo da Cooperativa colaboraram demais para que a gente fizesse esse café especial. Agradeço a Deus pela oportunidade, à Cocatrel e agradeço o suporte da minha família. Aprendi a lidar com café com meu pai, com minha mãe, com meus irmãos mais velhos que sempre ensinaram e ajudaram. Esse Prêmio é de todos nós”. (João Paulo França)

Dona Cibela e Silvana (mãe e irmã de João Paulo), o presidente da Cocatrel Marco Valério e o produtor premiado

“Também sou novato na Cooperativa. A nossa fazenda fica em um lugar bem alto, numa ladeira. Então, estamos sempre buscando tecnologia para melhorar o desempenho das lavouras, para melhorar a qualidade dos cafés e diminuir os custos de produção. A Cocatrel nos dá importante suporte e temos conseguido, prova é este Prêmio para nós muito importante. A todos da Cooperativa nosso obrigado”. (Eduardo Henrique Barbosa)

Eduardo acompanhado de Marco Valério e ainda de Carine (esposa), Roberta (irmã) e dos pais Elenice e Roberto


Quem tem credibilidade conta com os melhores parceiros!
O SintonizeAqui agradece aos seguintes apoiadores:

Notícia anterior

Camisinha. Em qualquer bloco, ela veste bem - Governo de Minas reforça cuidados com a saúde no Carnaval

Próxima notícia

Veja aqui o plantão das Farmácias em Três Pontas