OutrosPolítica em Três PontasUtilidade

Município de Três Pontas e Furnas pretendem assinar, no início de fevereiro, o convênio que trará a Balsa de volta ao Pontalete

Fevereiro, dia 16. Esta é a data prevista para a assinatura do novo convênio com Furnas, que garantirá a volta da balsa ao Pontalete, Distrito de Três Pontas banhado pelo Lago. Num primeiro momento a localidade será atendida pela balsa que está ancorada em Guapé. Ela deverá seguir para Fama já nos próximos dias para dar o suporte a Três Pontas até que toda a documentação seja providenciada e possíveis reparos feitos. A expectativa é que o serviço retorne antes mesmo do carnaval. E, após a oficialização da retomada da parceria Município-Furnas, o Pontalete poderá contar com o recurso como era antes, ou seja, terá em tempo integral a embarcação recolhida em 2015.

Prefeitura Três Pontas Furnas Pontalete 1

Chefe de Gabinete, Deivis Victor (à esquerda) e o Vereador Antônio “do Lázaro” (centro) durante a reunião com representantes de Furnas, no Rio de Janeiro (Foto: rede social)

Quem confirma é o Vereador Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro-PSD). Dias atrás, o Legislador, o Chefe da Divisão de Agropecuária João Aleixo Ferreira Peret e o Chefe de Gabinete Deivis Victor dos Santos foram recebidos por uma comissão na sede da Companhia, no Rio de Janeiro. Levaram ao conhecimento da Empresa a necessidade do transporte aquático para moradores do Distrito, do Quilombo Nossa Senhora do Rosário e de outros povoados que se situam nas imediações. Muitos cruzavam o Lago, vários deles diariamente, pelos mais diversos motivos, sendo o trabalho e estudo na Escola Federal de Machado os mais significativos. A balsa era também muito utilizada, explica o Vereador, por donos de propriedades rurais localizadas nos vizinhos municípios de Elói Mendes e Paraguaçu. “Atravessar pelo Lago para, por exemplo, levar insumos é incomparavelmente mais viável que seguir pela Rodovia”, diz Antônio “do Lázaro”.

A placa faz lembrar o movimento da travessia

A placa instalada do lado Elói Mendes/Paraguaçu lembra o movimento da travessia suspensa em 2015

Entre os argumentos, a equipe trespontana citou a facilidade para integrantes de romarias, destacando que Três Pontas recebe com muita frequência devotos de Padre Victor que vêm a pé ou a cavalo prestar homenagens ao Beato e que, daqui, partem romarias nesse mesmo formato para, entre outros destinos, Aparecida (SP). “A balsa encurta distâncias também para esse pessoal”, acrescenta o Legislador.

Junto à comissão de Furnas, o grupo de Três Pontas destacou ainda o fomento ao turismo. “O Pontalete é hoje importante ponto de visitação. Os balseiros, finais de semana, trabalhavam até tarde da noite para dar conta de levar os turistas de volta. Agora, quem vai andar 100 quilômetros num sábado ou domingo para prestigiar os atrativos de lá? A balsa, como eu disse, encurta distâncias e os visitantes vêm, deixando aqui sua contribuição para o desenvolvimento do Distrito e da nossa Cidade”.

Ainda conforme afirma o Vereador, toda a documentação necessária à formulação do Convênio já foi despachada para Furnas, incluindo ofícios assinados pelos prefeitos de Três Pontas, de Elói Mendes e de Paraguaçu. Quem também apoia a volta da balsa ao Pontalete, completa Antônio, é o Deputado Federal Diego Andrade (PSD-MG).

Compromisso com o progresso x desinteresse

Vereador Antônio do Lázaro 1 (Copy)

Segundo Vereador que representa o Pontalete e Quilombo, há empenho por parte do Prefeito Dr. Luiz Roberto para solucionar o problema que afeta, inclusive, a economia do Distrito banhado pelo Lago de Furnas

O Prefeito de Três Pontas, Dr. Luiz Roberto, está empenhado e espera, em breve, cumprir o compromisso que assumiu com a população durante a campanha rumo às Eleições Municipais de outubro. Ainda pela análise do Vereador, a nova Administração está focada no progresso, na melhoria das condições de vida do cidadão e não mede esforços para, nesse sentido, trazer a balsa de volta, atendendo a uma das maiores demandas do Distrito.

Vereador Antônio do Lázaro 6

Ofício enviado ao Vereador no começo de 2016, no qual Furnas comunica “desinteresse” do Município em manter o convênio

A atual postura difere da anterior, liderada pelo ex-Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), compara Antônio. “Fiquei surpreso e desapontado quando recebi em abril de 2016, o ofício-resposta de Furnas informando que a balsa Pontalete foi recolhida em atendimento à manifestação escrita apresentada pela Prefeitura de Três Pontas. Furnas mencionou que ‘a cidade manifestou o desinteresse na manutenção do convênio existente entre as partes’”, relata, avaliando que a decisão do ex-Prefeito foi um absurdo.

Finalizando, Antônio “do Lázaro” informa que a Companhia demonstrou disposição em celebrar a nova parceria até mesmo porque sabe da obrigação que tem com o transporte no Pontalete, após a inundação. E tranquiliza ao contar que esteve neste último domingo (22) com os dois balseiros que residem na localidade. “Eles têm cursos específicos, atendendo às exigências legais e estão entusiasmados com o emprego novamente à vista”.

(Foto página principal: rede social) 

 

Previous post

Semana “Isso é SAMU 192” atualiza informações sobre os serviços prestados pelo Consórcio no Sul de Minas

Next post

Varginha – Show do cantor Wesley Safadão é cancelado