OportunidadesOutros

PACE – Conciliação de credores e devedores é o novo serviço oferecido pela Associação Comercial de Três Pontas

A Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas acaba de implantar um novo serviço que irá beneficiar pessoas físicas maiores de 18 anos, pessoas jurídicas (empresas, companhias, sindicatos, associações e outras), a Justiça e, consequentemente, toda a comunidade. Através do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), a Acai-TP irá mediar sessões de conciliação, levando até credores e devedores a oportunidade de dialogarem sobre o conflito e de chegarem a um acordo de forma rápida, eficaz e sem burocracia.

Na noite desta terça-feira (21), autoridades e lideranças de vários segmentos – dentre eles, segurança pública, financeiro e político – prestigiaram a inauguração do Posto trespontano. Na oportunidade, o Gerente de Negócios da Associação Comercial, Helio de Carvalho Junior, explicou que a intenção é facilitar para as partes, evitando o ajuizamento de ação na já assoberbada Comarca, ou seja, o objetivo – disse – é resolver o problema por meio de conversa e não de confronto judicial. Ainda segundo o Gerente de Negócios, os acordos celebrados no PACE são homologados e têm valor legal. “Além de evitar o desgaste que acompanha os processos que vão parar na Justiça, quem usufruir do Posto vai economizar, já que os serviços aqui são gratuitos”, destacou.

Juíza, Dra. Raíssa, acredita que PACE refletirá positivamente na sociedade local até mesmo porque evitará mais demanda pelos trabalhos da Justiça

Presente na cerimônia, a Juíza da Comarca de Três Pontas, Raíssa Figueiredo Araújo, parabenizou a Acai, por intermédio do Presidente Michel Renan Simão Castro. Segundo a Magistrada, a iniciativa valoriza a pacificação social em um tempo em que as pessoas são movidas à intolerância – fato que gera situações desnecessárias. “É melhor para a pessoa conseguir resolver seu problema sem que haja a necessidade da determinação de um Juiz. Tenho certeza que o PACE será um sucesso, afinal está sendo implantado com profissionalismo”. Ainda segundo Dra. Raíssa, a expectativa é que o PACE traga – indiretamente – melhorias na prestação jurisdicional, à medida que desafoga o volume de processos protocolados diariamente no Fórum.

Antes do descerramento das placas, o Presidente Michel Renan reforçou que o papel da Associação Comercial é oferecer algo a mais e diferenciado para a sociedade. Nesse sentido, sugeriu que o PACE é um avanço, à medida que traz para o credor a chance de recuperar um crédito considerado perdido ou que levaria muito tempo para reaver dentro de um trâmite judicial. Destacou outra vantagem, agora voltada ao devedor, a de sair da inadimplência e resgatar o poder de compra. “O PACE é mérito de todos nós porque é para o bem da nossa Cidade”, completou.

O PACE já está em funcionamento em sala estruturada no segundo andar da sede da Acai-TP, no Centro da Cidade. O programa é uma parceria da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), SEBRAE, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Federaminas e Acai-TP.

(Página Principal: Ilustrativa Net)

Previous post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas

Next post

Novas franquias do Sul de Minas são lançadas ao mercado